Veja os motivos que fazem um empréstimo online ser a melhor opção

Não consegue decidir entre um empréstimo online ou o modelo tradicional? Calma, a CashMe  tem a ajuda. Confira:

Antes de fazer um empréstimo, é preciso analisar diversos fatores e pesquisar sobre o assunto. É importante escolher um tipo que se encaixe no perfil do consumidor e não o faça perder dinheiro em mais uma dívida. A falta de informação a respeito do mercado financeiro ainda é grande no Brasil e isso faz com que algo que deveria ser a solução como contratar um empréstimo se torne mais um problema.

Com o avanço da tecnologia, muitas atividades podem ser feitas em um tempo menor, com mais agilidade e sem que o cliente saia de sua casa. O mercado financeiro disponibiliza a contratação de empréstimo por meio de sites e plataformas, por exemplo. Porém, é preciso ter ainda mais cuidado ao se fazer um empréstimo online.

A maior parte das pessoas que querem solicitar uma linha de crédito preferem fazê-lo em bancos “tradicionais”, em que consegue ter acesso a ele fisicamente. Isso limita o horário em que deve ser feito, uma vez que a empresa bancária não é 24 horas. 

Pensando em combater esse tipo de preconceito, a CashMe trouxe 5 motivos para que o empréstimo seja feito online, sem sair de casa, com menos burocracia e no horário que o beneficiário desejar. 

O que é o  empréstimo online?

No empréstimo online, a solicitação da linha de crédito pode ser feita diretamente com o banco, da mesma forma que seria pessoalmente. O processo todo é feito por meios de sites e plataformas bancárias, seja pelo computador ou até mesmo pelo aplicativo bancário do celular. É tão fácil quanto rápido, sem problemas de logísticas e  grande parte das burocracias. 

É possível buscar pela internet uma instituição financeira que realiza esse tipo de empréstimo, tirar suas dúvidas pelo atendimento virtual e até fazer uma simulação para saber o valor total do pagamento do empréstimo. Dependendo da instituição escolhida e da linha de crédito, o dinheiro pode ser liberado até mesmo em 24 horas.

  1. É seguro sim!

Ao contrário do que se pensa, solicitar um empréstimo pessoal online é seguro se tomar as devidas precauções. Afinal, quando se fala de proteger nosso dinheiro, nenhuma segurança é demais. Com a globalização, o mundo vem se tornando cada vez mais digital. 

Da mesma forma que fazem os bancos e as financeiras físicas, o empréstimo pessoal online possui contrato, central de atendimento e outras garantias para dar mais segurança ao consumidor na hora de fechar o acordo. Além disso, uma fraude pode acontecer até mesmo em um empréstimo feito fisicamente.

É verdade que os golpes e fraudes são mais propensos a acontecer quando se faz um empréstimo online, mas isso não quer dizer que vão. Para evitar que isso ocorra, é importante lembrar que nenhuma instituição financeira, seja ela na internet ou em loja física, pede depósito antecipado para liberar o crédito. 

Também é preciso ficar atento a taxa de juros sedutoras e extremamente baixas, muito mais do que aquelas oferecidas pelo mercado, pois isso pode ser uma tentativa de golpe. Pesquise a respeito da empresa bancária na internet, veja o que comentam ao seu respeito e se o site é mesmo seguro.

  1. Tem mais praticidade

Com essa rotina corrida e muitas outras preocupações, a comodidade de realizar um empréstimo sem sair de casa – ou melhor, sem sair do sofá, é muito atraente. Dá para fazê-lo do computador ou celular, até mesmo pesquisar e comparar as taxas de diversas financeiras. 

Feito isso, basta cadastrar os dados no site da financeira e fazer a solicitação. A análise costuma ser bastante depressa para quando se faz um empréstimo online. Os documentos podem ser enviados no formato de fotos para agilizar ainda mais o processo. Depois, é só aguardar a aprovação e esperar que o crédito seja liberado.

Quando se vai até uma agência bancária fazer um empréstimo, é preciso que seja durante o período de funcionamento do banco, o que nem sempre coincide com os horários do cliente. Aguardar na fila não é uma coisa muito legal.

 Geralmente, é preciso retornar para agência na hora de fechar um contrato, o que não acontece digitalmente. No empréstimo online, todos os documentos já terão sido enviados e é possível imprimir o contrato para assiná-lo.

É importante ressaltar que, independente da instituição e do formato escolhido para fazer o empréstimo, passará por uma análise de crédito. Isso quer dizer que a instituição irá examinar e ponderar sobre o risco de emprestar o dinheiro. Para isso, a instituição leva em conta o histórico de pagamento do cliente, o score de crédito e a renda para que consiga de fato pagar a dívida.

  1. Taxas e prazos atrativos

O empréstimo pessoal online costuma ter taxas de juros e números de parcelas parecidos com aqueles oferecidos no modelo tradicional de empréstimo. Cada modalidade de linha de crédito possui seus próprios valores e prazos, que também variam de instituição para instituição. Existem inúmeras empresas que oferecem crédito online, de modo que é necessário compará-las antes de escolher a sua.

  1. Aceitam negativados e garantias

Independente do tipo de empréstimo, será feita uma análise antes que seja aprovado ou recusado. Cada modalidade e instituição financeira possui seus requisitos e serão avaliados meticulosamente. Algumas instituições não aceitam pessoas que estejam negativadas, ou seja, com o nome sujo, mesmo oferecendo o empréstimo online. Funcionam iguais as agências bancárias físicas.

Assim como nas agências físicas, empréstimo para negativados e empréstimos com garantia também podem ser realizados pela internet. Basta saber qual é o tipo de empréstimo mais em conta antes de fazê-lo.

Uma grande diferença entre os bancos tradicionais e as financeiras que oferecem crédito online é que no primeiro, geralmente o gerente oferece um tipo de empréstimo mais caro antes de finalmente achar o ideal. Não se engane: isso é feito propositalmente. Enquanto no empréstimo online é o consumidor que decide, sem intervenções, qual será ele. 

  1. Comparação de taxas do empréstimo online

A comparação de empresas e valores é fundamental antes de se fazer um empréstimo. Porém, se ir a uma agência física de instituição bancária já é complicado, imagine ter que ir em várias só para comparar o valor do empréstimo. Em contrapartida, é possível fazer tudo direto de seu computador e alguns sites e plataformas disponibilizam ferramentas para fazer comparação na hora de fazer uma simulação para o empréstimo.

 Quando uma empresa bancária não aceita o perfil do cliente e do empréstimo solicitado, geralmente já envia os dados do mesmo para uma credora que talvez aceite. Isso também facilita e ajuda na hora de escolher a instituição financeira. Após fazer uma simulação de empréstimo, no resultado aparecerá empresas que talvez aceitem determinado cliente.

Por sua vez, quando se vai até uma agência física, a única opção de taxas que será dada é a da própria empresa, o que dificulta a comparação do Custo Efetivo Total com outras empresas. O consumidor pode acabar pegando um empréstimo mais caro e diferente do que precisava por conta disso.

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber. Que saber mais sobre o assunto? Veja:

Empréstimos em fintechs: é possível!

7 cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

Veja como fazer um empréstimo online com segurança