Saiba porque um empréstimo online é a melhor opção

Quer fazer um empréstimo, mas acha tudo muito lento e burocrático?  A CashMe trás a solução. Confira:

A crise econômica aumentou ainda mais a dificuldade do consumidor de quitar as suas dívidas ou de manter uma vida financeira estabilizada. Assim, a saída mais lógica talvez seja solicitar um empréstimo, mesmo que a maior parte da população não se sinta seguro a respeito disso. 

Se planejar e escolher a modalidade de linha de crédito ideal para a sua situação são as coisas mais importantes a se fazer na hora de realizar um empréstimo. Contudo, existem outros fatores que devem ser considerados, como por exemplo escolher a instituição financeira em que será feito. Isso pode fazer diferença na hora de aplicar as taxas de juros, que costumam variar de instituição para instituição.

Porém, a operação de empréstimo parece ser complicada demais para grande parte das pessoas, que não tem tempo para se deslocar até uma agência física, quanto mais ficar comparando instituições e modalidades. Uma opção a ser levada em conta é a possibilidade de solicitar um empréstimo em uma financeira digital ou até mesmo pelo site da empresa bancária.

Internet

A disseminação da internet, os avanços da sociedade e a inovação no mercado de trabalho tem contribuído para que as fintechs cresçam no Brasil. As fintechs são empresas que oferecem serviços financeiros por meio tecnológicos. Essa prática de realizar empréstimo, seja por uma fintech ou por meio do site de uma empresa bancária tradicional, tem facilitado muito a operação.

Podendo ser realizado sem sair de casa, a burocracia também diminui quando o empréstimo é solicitado pela internet. Além disso, o tempo de resposta para todos os processos de operação e a liberação do crédito está mais curto. O consumidor também pode realizar simulações de empréstimo antes de contratá-lo no próprio site da financeira escolhida, o que ajuda a não cometer erros que podem se tornar uma dor de cabeça.

Entretanto, muitas pessoas possuem receio de realizar um empréstimo, ainda mais se for pela internet. Ao contrário do que pensam, pode sim ser uma prática segura que veio facilitar a operação para quem precisa de dinheiro rápido. 

O que é o empréstimo online?

Para quem busca fazer um empréstimo, é preciso planejamento. Uma das decisões a serem tomadas é a respeito da instituição financeira em que irá fazê-lo. É importante também considerar solicitar o crédito em uma plataforma financeira digital, conhecidas como fintechs. Assim, é possível realizar um empréstimo sem sair de casa.

Primeiro, é importante esclarecer que o empréstimo online não é exatamente uma modalidade de linha de crédito, mas uma forma de contratação. Ou seja, diversos tipos de empréstimos podem ser realizados online, da mesma forma que seria caso o cliente se dirigisse até uma empresa bancária física. 

A solicitação pode ser feita tanto pelo computador, pelo tablet ou até mesmo pelo celular, o que faz com que os problemas de logística e burocracia sejam, em grande parte, contornados. A contratação do empréstimo online pode ser oferecido nos meios digitais tanto pelos bancos tradicionais, em suas páginas da internet, como quanto por financeiras independentes ou correspondentes bancários. 

Qualquer pessoa pode solicitar o crédito pela internet, podendo ser de qualquer uma das modalidades existentes, como empréstimo com garantia, empréstimo consignado, para empresas e até mesmo o empréstimo para negativados. 

Como funciona o empréstimo online?

O diferencial de cada empréstimo online está no lugar em que é solicitado, uma vez que, assim como seria em um empréstimo feito pessoalmente, cada modalidade de linha de crédito requer documentos diferentes e possuem exigências distintas.

Em geral, basta entrar no site da instituição financeira ou fintech em que o empréstimo será feito e cadastrar os seus dados pessoais, juntamente com os dados do empréstimo. Depois, será feita uma análise de crédito, que é padrão em operações financeiras. 

Nessa análise, serão solicitados os documentos, que podem ser enviados digitalmente por meio de scanner e fotos, o que faz com que seja poupado o tempo em que o cliente passaria autenticando os documentos no cartório, por exemplo. Se o crédito for aprovado, o dinheiro será liberado na conta-corrente dentro do prazo e com o valor definidos. 

É seguro solicitar o empréstimo online?

Ao contrário do que muita gente pensa, é totalmente seguro fazer um empréstimo pela internet. Inclusive, se feito por uma instituição séria, é tão seguro quanto qualquer operação financeira feita em uma agência física. Em ambos os casos existe um contrato, uma central de atendimento da empresa e outras garantias para assegurar  a segurança do empréstimo.

Contudo, a internet pode ser traiçoeira para quem não presta atenção e não toma cuidado. Existem sim diversas armadilhas financeiras quando o assunto é empréstimo. Porém, isso também pode acontecer em agências físicas. Assim, é sempre importante que o consumidor faça uma busca sobre a instituição em que deseja contratar o empréstimo.

Pesquise nas redes sociais, visite sites voltados para a opinião de clientes, verifique se a empresa bancária está autorizada a realizar operações financeiras no site do Banco Central. Essas ferramentas podem ajudar a descobrir se a empresa é séria ou não, evitando que caia em golpes.

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo online?

Da mesma forma que qualquer outra operação financeira, o empréstimo online possui vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de solicitar uma linha de crédito. 

 Prós: 

  • O processo de contração do crédito online é, normalmente, mais simples do que o realizado em agências físicas. Assim que o cliente enviar a proposta, a resposta da instituição sobre a aprovação ou recusa do crédito chega por meio de e-mail e costuma ser bastante rápida.
  • A praticidade é um grande atrativo no empréstimo online. Todo o processo é feito pela internet, sem que precise sair de casa e se deslocar até uma agência física ou falar ao telefone. Até mesmo o atendimento é feito pelo chat de cada plataforma, facilitando a compreensão e o registro de toda operação.

Contras:

  • O único contra é que o empréstimo online aumenta as chances de ser feito por impulso. É muito simples fazer o cadastro em um site de empréstimo online, o que facilita a decisão de fazê-lo. Antes de contrair crédito é preciso que a situação seja avaliada com calma e planejada. 

Mitos e verdades sobre o empréstimo online

Muitas dúvidas e mitos pairam sobre solicitar um empréstimo online. Para ajudar a saná-las e a desmistificar a operação, separamos os mitos e verdades mais comuns a respeito do assunto. Confira a seguir.

Verdades:

1. É possível se proteger de fraudes

Como já foi dito, as fraudes podem ocorrer tanto na solicitação de um empréstimo por meio da internet como em agência física. Porém, os golpes e fraudes realizados online costumam passar mais despercebidos. E aí que mora o perigo. No entanto, existem algumas dicas para que não seja vítima de fraudes e golpes na hora se solicitar um empréstimo online.

 O primeiro passo é saber que nenhuma instituição financeira, para nenhum tipo de operação pede que seja feito um pagamento ou depósito antecipado. É comum alguns fraudadores alegarem que, pelo fato do consumidor estar negativado ou ter uma pontuação de score baixa, deve fazer um depósito antecipado para a liberação do crédito. 

Algumas práticas podem utilizar como isca o crédito fácil e rápido, fazendo uso de contas de depósitos pessoais e citando nomes de instituições financeiras e administradores de recursos. Essas informações a respeito das empresas bancárias podem ser facilmente encontradas com uma rápida pesquisa na internet. Por isso, verifique com a própria instituição a veracidade das informações passadas pelo suposto intermediador.

2. Haverá uma análise de crédito

Como já foi dito, em geral, todas as operações financeiras passam por uma análise de crédito. Além disso, as instituições financeiras consultam órgãos de proteção ao crédito com informações referentes ao solicitante, para garantir a segurança tanto do trâmite do empréstimo, como da empresa bancária que irá liberar o montante.

Dependendo do sistema utilizado na análise de crédito, os dados do crediário serão pesquisados em sistemas que utilizam informações disponíveis por empresas de proteção ao crédito. Para isso, a instituição financeira irá pedir a autorização do solicitante. É na etapa de análise de crédito que a instituição indica se o empréstimo será aprovado ou não. 

3. Negativados também podem

Apesar das condições não serem as melhores, é possível sim conseguir um empréstimo online mesmo estando negativado no mercado. Isso se deve ao fato de que a instituição que fornecerá o dinheiro se manter protegida de eventuais calotes, as taxas e condições de empréstimo para um inadimplente serão mais caras e exigentes do que o habitual.

Além disso, não são todas as financeiras online que oferecem um empréstimo para negativados. Assim, os especialistas recomendam sempre ao consumidor tentar quitar sua dívida e limpar o nome antes de solicitar um empréstimo. Caso não seja possível, vale a pena conferir modalidades de empréstimo como o empréstimo com garantia, empréstimo consignado e outros.

4. Não há um padrão de etapas e exigências do empréstimo online em todas as financeiras

A maioria das instituições financeiras e fintechs seguem um mesmo padrão na hora de conceder um empréstimo, mas isso não é uma regra. Isso porque as empresas realizam uma análise da situação financeira do solicitante e algumas possuem seus próprios métodos de fazer isso, a depender da modalidade de linha de crédito solicitada.

Mitos:

1. É preciso realizar um depósito antecipado

Nenhum tipo de operação financeira exige que seja feito um depósito antecipado, em nenhuma instituição. Se alguma empresa pedir para que seja realizado um pagamento antes de iniciar a operação, desconfia. Inclusive, essa é uma prática ilegal, já que há uma regra no Banco Central que a proíbe.

Para solicitar um empréstimo online, o consumidor deve entrar em contato direto com a empresa bancária que irá fornecer o crédito. Após disponibilizar os dados e passar por uma análise de crédito, há o processo de formalização do pedido. Nesse momento, o cliente irá receber um documento chamado Cédula de Crédito Bancário, que nada mais é do que o contrato.

Com o contrato assinado, a próxima etapa é receber o valor solicitado pelo empréstimo. Só após todos esses processos que começam os pagamentos das parcelas do empréstimo, com as devidas taxas e encargos, de acordo com o que está escrito no contrato. 

2. Empréstimo online é mais caro

Na verdade, é exatamente o oposto. As empresas que realizam a operação de empréstimo online normalmente conseguem dispor de taxas menores. Isso ocorre porque a financeira não irá ter os gastos com agências, por exemplo. As fintechs possuem uma estrutura bem mais simples e não costumam ter agências físicas como as instituições financeiras tradicionais. 

Por se tratar de um ambiente digital, o crédito online é bem mais acessível, uma vez que qualquer pessoa com acesso a internet pode solicitá-lo. Isso faz com que o consumidor tenha mais cuidado e atenção na hora de avaliar o empréstimo e escolher a financeira em que será feito, o que diminui o risco da operação. 

3. O empréstimo online demora mais para sair

Justamente pela operação ser feita toda online, sem a necessidade de se deslocar até uma agência física, os processos do empréstimo online costumam ser bem mais rápidos. Tanto o cadastro, como análise e todo o processo pré e pós análise são feitos através da internet.

 Porém, pode ocorrer do trâmite do empréstimo ser um pouco mais longo, dependendo do modelo de linha de crédito escolhido. Contudo, os empréstimos onlines são bem mais ágeis e simples por conta da maior flexibilidade na condução da análise de perfil de risco, como a menor burocracia operacional. 

4. Os golpes são mais comuns

Em qualquer tipo de operação financeira podem ocorrer tentativas de golpes ou fraudes. Assim, se o empréstimo online for feito com cuidado e planejamento, não irá oferecer risco algum para o consumidor. Entretanto, é preciso estar atento, já que os golpes aplicados pela internet costumam ser mais discretos e melhor trabalhados. 

Vale a pena solicitar um empréstimo online?

Antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo, seja ele físico ou online, é preciso verificar se realmente precisa do empréstimo e se consegue quitar a dívida dentro do prazo estipulado. Portanto, é importante que seja avaliada a sua situação financeira. Para isso, coloque no papel todas as contas e despesas, evitando assim que cometa erros na hora de solicitar o crédito.

Vale lembrar que, quanto mais curto o prazo de pagamento, menos taxas de juros irá pagar. Exceto no caso do empréstimo com garantia, onde as taxas são naturalmente mais baixas, mas só deve ser usado no caso de necessitar de um valor muito alto. Tente amortizar o empréstimo em um prazo mais curto, sempre dentro das possibilidades e de sua realidade financeira.

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber. Que saber mais sobre o assunto? Veja:

Empréstimo em banco x Empréstimo em financeiras independentes

Os 6 erros mais comuns na hora de pedir um empréstimo

7 motivos para pedir um empréstimo

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela.

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.