Adotar o pagamento recorrente na sua empresa é um ótimo indício, visto que este prova que está se preparando para o futuro. Ou, melhor dizendo, o que na verdade está sendo feito é um preparativo para o presente.

Através desta maneira de cobrar, seja pelo serviço ou pelo produto, é uma realidade que se consolidou de forma muito forte dentro de nosso país. Existem pessoas que dizem que talvez este foi o melhor jeito de se superar a crise em que o Brasil se encontrou em 2016.

Para entender melhor a respeito desta, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, o que é e quais as vantagens obtidas através do pagamento recorrente quando aplicado dentro da sua empresa.

Aproveite e boa leitura!

Pagamento recorrente não foi apenas tendência

Graças aos impactos que todas as áreas do mercado sofreram com o avanço da tecnologia, este foi capaz de receber novas ferramentas e práticas que podem influenciar até mesmo o modelo de negócios das entidades.

Neste contexto, estas apresentadas são símbolos de inovação e criatividade. Em setores como os de finanças, o QR code e os pagamentos recorrentes são ótimos exemplos da aplicação etnológica.

Logo, estas se popularizaram e auxiliar na definição de formas modernas de prestação de serviços, assim como melhoraram os processos de recebimento de pagamentos para as empresas que os aplicaram.

Desde que este foi instaurado, o recorrente está em alta tanto em empresas de grande porte quanto nas microempresas, sendo adotado por empresas gigantes do mercado, como a Uber e o iFood.

Este é utilizado para a cobrança de produtos ou serviços com uma certa frequência, esta que é determinada, geralmente, por meio de planos, mensalidades e assinaturas propriamente ditas.

Por este motivo, diversos comércios utilizam deste, tais como: cursos online, academias, escolas particulares, faculdades, planos de saúde e qualquer outro que venha a oferecer um destes a seus clientes.

Assim, conhecer tal modalidade de pagamento, pode auxiliar na criação e desenvolvimento de estratégias novas para o seu negócio, podendo trazer para dentro da sua corporação toda a força da mesma.

Como funciona o pagamento recorrente

A melhor forma de cobrança pode, por diversas vezes, variar de acordo com os benefícios e particularidades de cada um dos meios de pagamento utilizado pela empresa em questão.

Logo, para aqueles que desejam adotar este método precisa pesquisar e entender qual das opções melhor se adequa às necessidades que se têm, e se este é realmente o melhor meio de pagamento para você.

Para se emitir de forma recorrente, assim como para receber, diversas e mais diversas empresas e profissionais autônomos têm escolhido por possuir de um intermediados de seus pagamentos.

Assim, somente é necessário criar uma conta gratuita que já é possível começar a emitir os boletos. Geralmente, a tarifa sobre esta ação só é cobrada pelas plataformas após a confirmação do pagamento.

Com este sistema, é totalmente possível definir qual será o tipo de cobrança usado pela sua empresa, seja este boleto, carnê, cartão de crédito, cartão de débito ou, ainda, dinheiro.

Uma vez que este seja selecionado, o cliente poderá receber um boleto automático, que irá chegar dias antes do vencimento, obter um carnê com todas as parcelas restantes, ter o valor debitado automaticamente de sua conta ou, ainda, realizar uma transferência direta para a conta, enviando o comprovante da mesma.

O número de parcelas restantes da cobrança pode ser definido a partir de uma data específica ou, até mesmo, por tempo indeterminado.

Quais empresas podem se beneficiar através do pagamento recorrente?

Antes que você saia implementando os métodos referentes a recorrência de pagamento em seu empreendimento, é preciso entender qual o modelo de negócio atrelado a sua empresa, e se o mesmo é capaz de suportar este.

Para aqueles que trabalham com serviços prestados de maneira contínua ou com assinaturas de produtos, tais como vinhos, a utilização do pagamento recorrente é o principal meio de cobrança optado por estas empresas.

Entretanto, mesmo que o seu negócio não seja o mais adequado a utilização deste modelo, isto não significa que este não possa ser aplicado. É totalmente possível criar produtos e serviços que possam render frequentemente para tais corporações.

Afinal de contas, este tipo de cobrança também pode ser realizada de maneira a cobrar bimestral, trimestral, semestral e até anualmente, oferecendo ao empreendedor uma maior flexibilidade ao definir os seus produtos e serviços que serão capazes de somar as vantagens obtidas através da recorrência de pagamentos.

As principais vantagens do pagamento recorrente

Existem diversos motivos para se adotar dentro de qualquer empresa este tipo de modelo de cobrança, visto que ele pode oferecer um leque vasto de benefícios que, com toda a certeza, são  atraentes aos olhos de qualquer um.

Assim, apresentaremos agora as principais vantagens obtidas ao se instalar esta metodologia dentro de seu negócio, permitindo trazer todas estas para a sua corporação. Essas são:

Automação e organização de processos

Receber, de maneira automatizada, é um dos principais benefícios de uma cobrança feita através do pagamento recorrente. Este método permite que tais entidades possam otimizar o próprio tempo e ganhar, e muito, em produtividade.

Isto ocorre pelo fato de que, uma vez que a emissão é realizada e entregue ao cliente de maneira periódica, o tempo pode ser melhor utilizado, acarretando em uma alocação mais eficiente de recursos.

Por ser realizada de forma automática, este processo também torna-se mais organizado, principalmente quando este é feito utilizando de um sistema de pagamentos virtual. Ou seja, de quitação pela internet.

Em um único lugar, a plataforma permite o reenvio da cobrança desejada, a definição dos juros e multas aplicados sobre a mesma, caso esta não tenha sido paga até seu vencimento, e o controle de todos os pagamentos que foram confirmados pela empresa.

Estes, em conjunto, permite uma melhor organização das informações recebidas, evitando perca de cobranças ou de pagamentos já realizados, assim como permitindo a empresa estar ciente de quais clientes estão, ou não, próximos a saírem de suas cartelas de cobrança.

Redução de inadimplência

Em nosso país, a taxa de inadimplentes é uma das maiores existentes. É comprovado que mais de 90% dos brasileiros tem sem nome listado em algum órgão de cobrança, tal como o SCPC ou o Serasa.

Por ser uma das maiores dificuldades não apenas das pessoas, mas também daqueles que possuem de empreendimentos, a possibilidade de se vender a prazo ou parcelar qualquer compra do cliente sem um meio formal de cobrança pode sim ser considerada um grande risco para essas entidades.

Logo, a utilização dos meios de pagamentos recorrentes acaba por mitigar esta taxa, tornando os riscos para os donos de negócios menores, visto que, através desta, o devedor sempre estará ciente de sua dívida.

Por auxiliar tanto na gestão do negócio quanto na automatização dos processos tomados pela empresa na hora de se vender um produto, a cobrança poderá ser realizada tanto no cartão de crédito do consumidor ou cliente em potencial quanto no modo de Débito Direto Autorizado, conhecido também como débito automático.

Assim, o recebimento destas faturas sempre em dia pode reduzir os riscos de esquecimento da pessoa em questão, aumentando a possibilidade de pagamento da cobrança realizada sobre a mesma dentro do prazo que foi estipulado durante a compra.

Isto não é apenas bom para o comerciante, como também é para o comprador. Este meio torna mais difícil a negativação do nome, permitindo que o mesmo tenha seu nome fora das listas de cobrança.

E, com um nome positivo, este poderá obter o crédito necessário para se realizar diversas operações que serão necessárias ao depender do cenário dele.

Ou seja, o pagamento recorrente é uma moeda com valor duplo, tanto para aqueles que adotam este modelo dentro de sua empresa, quanto para os clientes da mesma, que usufruirão de tal método.

Fidelização de clientes

O engajamento daqueles que comprarem de você também é outro fator que pode, e será influenciado ao se implementar em seu negócio o pagamento recorrente, visto que este também ganha, e muito, com tal.

Como a ele será oferecido diversas opções de pagamento, junto a uma maior facilidade ao momento da cobrança, a experiência oferecida ao cliente pode sofrer de grandes impactos positivos, interferindo diretamente em sua fidelização.

Outro ponto importante é que, além da automação dos pagamentos poder ajudar o público-alvo a se manter consumindo de determinado produto ou serviço oferecido a eles por você, o mesmo não terá de passar pelo repetitivo processo de renovar a assinatura.

O que, para ele, é sim uma vantagem. Tomemos como exemplo alguns sites de Curriculum Online. É de praxe para qualquer pessoa que já tentou utilizar um deste e obteve algum problema, acabar por perder todos os seus dados e ter de reinseri-los do à partir do zero.

Situação esta que é sim muito desagradável para o cliente. As pessoas em geral não gostam de ter de refazer uma tarefa ou processo necessário mais de uma vez, principalmente se este é algo cujo a mesma utilizará diversas vezes.

Ao se automatizar este, o cliente ganha um maior conforto, visto que a empresa cujo o mesmo tem um contrato já o conhece, assim como sabe de seus gostos e possui de suas informações.

Portanto, isto acaba por gerar um relacionamento mais estreito, onde o interessado em utilizar dos seus serviços confiará muito mais em você do que em qualquer outro que ele terá de testar pela internet.

Assim, é possível se obter mais clientes fiéis. Isto possibilita aos empreendedores aperfeiçoarem a previsão de seu fluxo de caixa, fazendo com que estes aumentem a lucratividade empresarial.

Redução de burocracia

Através deste modelo, a adesão em relação ao produto ou serviço oferecido pela empresa se torna muito mais simples, visto que o modelo necessita de poucas informações para cobrar de seus clientes.

Assim, a burocracia para conseguir usufruir da sua mercadoria é menor, o que, para o público, é um atrativo muito grande. Muitas empresas, ao venderem um serviço, acabam por tornar todo o processo de aquisição muito complicado, perdendo alguns interessados durante este.

Portanto, uma vez que instalado este e reduzida a papelada, esse fator vem a se tornar um diferencial da empresa, permitindo usá-lo até mesmo como propaganda para se atrair mais pessoas.

Todos evitamos as burocracias que, em nosso país, são corriqueiras. Tamanho é o volume das papeladas e são as mais diversas obrigações de se assiná-las que estás, por si só, desanimam qualquer pessoa.

Logo, ou livrar-se destas, o seu trabalho também diminui, visto que os dados a serem avaliados e decisões a serem tomadas são somente daqueles que mais importantes, merecedores de uma maior atenção.

Com a ausência e simplificação de papelada, é possível também oferecer um serviço muito mais rápido de dinâmico ao cliente, aumentando a chance de satisfação do mesmo ao comprar o seu produto.

Planejamento Financeiro

Como já dito no artigo, este permite uma melhor visualização do fluxo de caixa, tal como os recursos monetários que a empresa poderá receber nos próximos meses, tornando o planejamento financeiro muito mais fácil.

Uma vez que podemos prospectar mais facilmente os cenários futuros da empresa, isto nos permite criar planos em volta destes, e nos prepararmos para eventuais épocas de crise.

Uma vez que o lucro tende a aumentar cada vez mais, este passa a ser o cenário perfeito para a criação de um caução monetário, assim como no investimento em infraestrutura, para permitir, ainda mais, um melhor atendimento ao cliente.

Com o cenário financeiro a vista, diversas aplicações são possíveis dentro da empresa, desde que estas sejam realizadas sabiamente, serão ótimas aquisições para se manter competitivo no mercado.

Pagamento recorrente altera todo o negócio

Desde que a sua empresa consiga aplicá-lo de maneira a tirar o máximo dos benefícios oferecidos, o pagamento recorrente é sim muito capaz de fazer com que a corporação possa crescer.

Com as vantagens destacadas acima, é fácil perceber o por que de tantas organizações apostam neste modelo para crescer dentro do mercado, visto que o mesmo oferece diversos aspectos que serão o diferencial para conquistar os clientes.

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