Sustentabilidade é um dos conceitos mais importantes dos últimos tempos, uma vez que devemos proteger o planeta para evitar enormes desastres no futuro. E claro, a construção sustentável também traz estes ensinamentos.

Valorizando a redução de recursos poluentes, uma propriedade construída nestas bases pode obter diversos benefícios durante todo o processo de construção até mesmo ao seu uso.

Para lhe informar mais a respeito deste assunto, apresentaremos no artigo de hoje quais são as vantagens de uma construção sustentável, e por que está pode e será vantajosa para você.

Aproveite e boa leitura!

Construção sustentável não ajuda apenas ao meio ambiente.

Existe uma série de fatores benéficos em adotar uma postura mais ambientalmente consciente durante todo o processo de construção da sua propriedade, seja ela qual for de sua escolha.

Ainda que em prédios e condomínios, tal realização seja um pouco mais difícil, existem órgãos que verificam a construção a ponto de avaliar e emitir um certificado para declarar que aquele local é, de fato sustentável.

Conceito este que é totalmente apoiado por diversas pessoas. Público este que se importa e exige saber a procedência do local em qual estão vivendo ou pretendem viver, valorizando, acima de tudo, seus princípios.

Além disso, é um meio de proteger a natureza, impedindo que o planeta sofra cada vez mais com a ambição do ser humano. Preservá-lo não terá impacto em nossas vidas, mas sim na de nossos filhos e netos.

Existem diversos benefícios ao se adotar esta postura para o local em que se vai morar. Estes não auxiliam apenas o meio ambiente, mas também, alguns pontos de sua vida. São eles:

Construção sustentável reduz o impacto no meio ambiente

Ainda que pareça óbvio dizer, e como muito citado acima no texto, esta reduz em grande quantidade o impacto das atividades do ser humano em relação ao meio ambiente.

Por garantir a preservação da fauna e da flora, ganhamos muito mais qualidade de vida, além de um futuro muito mais saudável para as próximas gerações, visto que estas terão o planeta em plenas condições de se viver.

Outro ponto que ganha muito com a nossa conscientização são os animais. Através da sustentabilidade, podemos preservar as vidas de diversas espécies, dando a elas o seu devido lugar na natureza.

Natureza esta que quando alteramos o seu ciclo, já provou os desastres que podem ocorrer. Afinal, quantos já não foram os casos de tsunamis, furacões e outros tipos que abalaram o mundo?

Por mais que estes sejam imprevisíveis e incontroláveis, a diminuição destes está fielmente atrelada ao conceito abordado neste artigo, visto que a maior ocorrência de desastres se dá ao fato da atividade humana alterando o equilíbrio.

Construção sustentável aumenta o custo/benefício

Um prédio que foi feito sob as bases da sustentabilidade permite uma economia de até 30% da energia gasta do mesmo, e uma diminuição de 35% de emissão de gases prejudiciais que colaboram para o efeito estufa.

Por mais que esta chegue a possuir um maior preço de construção, ao longo dos anos, o investimento valerá  a pena. A capacidade desta na redução de custos já se provou muito benéfica para múltiplos empreendimentos.

Fora que, o valor adicional em comparação a um imóvel convencional não chega a ser tão maior no caso de um consciente, variando entre 1% a 4% quando comparado ao tradicional.

E em alguns casos, este retorno sequer será a longo prazo, dependendo de qual a finalidade e a escala em que este foi aplicado. Permitindo ao dono original do valor conseguir seu lucro antes do esperado.

Assim, é fácil perceber o por que tal conceito exercido sobre as áreas do mercado vem se popularizando cada vez mais. Todos queremos pagar preços menores quando falamos de conta e a sustentabilidade nos proporciona isto.

Construção sustentável oferece benefícios a saúde

O cuidado com a natureza reflete, também, em nossa saúde. Afinal, é através desta que conseguimos os diversos recursos para sobrevivermos e vivermos nossas vidas da maneira que quisermos.

Uma pesquisa realizada pelo Green Building Canadá aponta que construções sustentáveis tem a possibilidade de reduzir de 9% até 50% a contração de doenças pelas pessoas que moram nestes imóveis.

Além disso, o mesmo é capaz de diminuir as estatísticas em relação a alergias e asma, tornado estes casos de 18% a 25% menos propícios de aparecerem nos moradores do mesmo.

Fora que o ambiente que esta proporciona tende a melhorar a disposição, autoestima e qualidade de vida daqueles que residem no mesmo. Fato este que também foi comprovado em uma pesquisa do mesmo instituto.

Construção sustentável gera diversos benefícios

Como podemos conferir durante o artigo, estas agregam múltiplas vantagens para aqueles que as realizam. Ainda que as citadas acima sejam as principais, é possível se obter muitas outras, tornando o seu custo muito menor quando comparado ao benefício.

Para aqueles que desejam investir neste tipo de imóvel, a CashMe oferece diversos pacotes com preços atrativos para que você seja capaz de colocar o seu sonho para fora do papel. Faça uma consulta conosco hoje mesmo e venha ser CashMe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este em suas redes sociais!

Confira também:

Conheça as principais técnicas usadas para avaliar imóvel

Como ganhar dinheiro com imóveis: os meios mais simples

Qual o melhor imóvel para montar um coworking?