ícone de calendario

Atualizado:
09/07/2020

ícone de calendario

Publicado:
29/10/2019

ícone de relógio

Leitura de
9 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe
Editor


Questões de empreendedorismo: Do começo do plano de negócios até a efetiva realização de um sonho, se tornar um empreendedor é um caminho desafiante, mas extremamente gratificante. Ainda sim, existem questões sobre empreendedorismo que são necessárias saber antes de se adentrar a este mundo.

E mesmo para aqueles que simplesmente iniciaram no mercado sem ter os conhecimentos necessários para que conseguissem, efetivamente, se manter de maneira estável dentro do mesmo, aqui estará a resposta que poderá lhe ajudar.

No artigo de hoje, abordaremos algumas questões do empreendedorismo que serão indispensáveis para montar e gerir o seu negócio e que auxiliaram durante todo o seu caminho até o sucesso.

Aproveite e boa leitura!

Questões de empreendedorismo: perfil

Existem diversos pontos que lhe serão necessários para a sua caminhada até o topo do mercado comercial. Estar ciente sobre as questões de empreendedorismo que mais fazem diferença para o crescimento da sua empresa é fundamental.

Mas, muito da sua caminhada será definida somente pelas suas qualidades. Empreender está longe de um hobbie ou uma tarefa fácil. Este é um conceito que aqueles que o abraçam o tomam como estilo de vida.

A postura pessoa impacta tanto quanto ideias ou projetos mirabolantes. Para empreender, é necessário ser empreendedor. Perfil este que possui algumas características básicas, tais como:

Liderança

Um bom empreendedor é um verdadeiro líder. Ele sabe como avançar e meios para fazer com que outras pessoas acreditem tanto em seu potencial que irão lhe seguir até onde o caminho destas as permitirem.

Entender oportunidades e o quão valiosas essas podem ser é uma necessidade de qualquer um que esteja a frente da empresa. Saber tomar decisões que podem ser arriscadas faz parte da vida de todo líder.

Não só de valores financeiros são tratados os negócios, e este entende muito bem o quão importante é a mão de obra e o contato físico para que um projeto possa se tornar uma potência de mercado.

Saber valorizar as pessoas e seus serviços, tratando-as da maneira mais adequada sobre todas as situações é o que definirá se você é um bom líder e o que fará com que a sua equipe sempre se comprometa com a empresa.

Faça por eles que eles farão por você. Sem os colaboradores, nenhuma empresa é capaz de crescer. Mesmo que você faça tudo sozinho, ainda será necessário contar com uma equipe.

Não que isto signifique que não será necessário saber falar mais firme. O controle é seu, e a sua decisão tem que ser levada a sério. Assim como é importante saber ouvi-los, também é necessário saber impor.

Confie neles e no trabalho que estes estão dispostos a oferecer. Somente assim, com a ajuda de todos, a sua empresa se tornará referência no mercado.

Adaptabilidade

Um bom empreendedor sabe se adaptar a todas as situações que podem vir a ocorrer, e irá pensar nas melhores opções para lidar com a adversidade de maneira a minimizar ao máximo o impacto do prejuízo.

Sempre devemos estar preparados para tudo, mas, nem em todo caso isto é possível. Existirão fatores inimagináveis que podem afetar seu dia a dia dentro de uma empresa, assim como a realidade da mesma.

Saber ter o famoso “jogo de cintura” para lidar com os mais variados tipos de cenários que podem aparecer de qualquer lugar é uma habilidade essencial para qualquer um que se diga dono de negócio.

E este é um fator que já está extremamente presente na vida de um empreendedor. Afinal, você se trata de alguém que sempre está instigado a resolver todos os tipos de problemas. É para isso que, todos os dias, você trabalha.

Adaptabilidade lhe tornará mais apto a resolver qualquer tipo de problema que possa aparecer, visto que este não se trata de uma adversidade em si, mas sim, de um novo desafio. Desafio este que você abraçará e irá superar.

Ambicioso

Um bom empreendedor é ambicioso por natureza. Mas, não pense que seu objetivo seja somente o lucro, tendo como foco a ganância e o desejo pelo dinheiro que pode conseguir.

Suas ambições vão além dos valores financeiros.  O que você tem é um sonho, e acredita fielmente que este pode ser o diferencial que todas as pessoas tanto procuravam encontrar um dia.

Sua ideia será aquilo que, efetivamente, irá resolver o problema de todos, dando as pessoas a resposta para estes da melhor e mais simples maneira possível.

O que mais se é desejado pelo empreendedor é que o seu produto seja reconhecido como algo de qualidade, que realmente faz a diferença. Este trabalha dia após dia para entregar o melhor possível para todos os seus clientes que apostam no produto.

E ainda sim, o melhor não é o suficiente. Assim, sempre estará buscando por maneiras de aprimorar cada vez mais aquilo que se é vendido por sua empresa. Não basta estar entre os melhores, o objetivo é ser, entre estes, o número um.

Sempre evoluir

O perfil empreendedor demanda que a pessoa esteja em constante processo de aprendizagem, assim como ter a fome de conhecimento e anseia por descobrir algo novo que pode ser aprimorado ou que o ajudará a aprimorar algo.

Por isso que empreendedores não temem os erros. É através destes que os humanos mais são capazes de aprender, crescer, entender e, finalmente, tornarem-se melhor do que antes.

Tudo muda muito rápido no mercado comercial e, conforme o tempo passa, a tendência é que esta velocidade sempre aumente. Logo, suas ideias devem acompanhar o ritmo.

Por isso que sempre existe espaço para melhoras. Somente refazendo um processo dezenas e dezenas de vezes é que se é capaz de aprimorá-lo. Desafio este que também será muito bem-vindo na sua vida.

Mas conhecimento não é adquirido apenas de experiências e falhas, mas também lendo e procurando outras fontes. Estar atento a todas as novas tendências de sua área, como elas podem te afetar e qual o impacto destas no mercado é sempre uma informação relevante.

Fora que, com tamanho avanço da tecnologia, qualquer recurso que você precise investigar hoje pode ser facilmente acessado pela internet. Assim, esta será de grande ajuda no momento de empecilho.

Inovar

Inovação é diretamente relacionada ao empreendedorismo. Estes conceitos vivem em conjunto, quase como se fossem casados um com o outro. E é exatamente isto que um bom empreendedor.

O que você busca são ideias, mas não iguais aquelas que já existem no mercado. Para empreender, é necessário uma visão sistêmica, que lhe permite chegar de maneira ampla um processo, assim como seus mínimos detalhes.

Assim, o que lhe instiga a encontrar são por soluções mais efetivas das já oferecidas pelo mercado, como uma proposta e mensagem única, a fim de tornar a vida de todos mais fácil.

Inovação é pegar algo consolidado e bem estabelecido no mercado e criar algo ainda melhor do que o já existente.

Não é atoa que Startups carregam fielmente este conceito nelas. O mercado precisa de soluções cada vez melhores para os clientes, e estas empresas, geralmente geridas por um empreendedor, são capazes de oferecer produtos e serviços que as pessoas nunca pensaram em conseguir.

Questões de empreendedorismo: planejando

As características apresentadas acima são necessárias para qualquer um que deseje empreender. Se você quer ser alguém de sucesso, é preciso estar com todas elas em cada atitude que tomar, desde o momento que acorda até o que vai se deitar.

Mas é claro que não basta ter apenas um perfil de empreendedor para que possa ser bem sucedido. Será necessário entender de mais algumas questões de empreendedorismo para que você e sua empresa sejam reconhecidos.

Por isso, planejamento é fundamental para que você consiga abrir uma e manter uma empresa sob controle. Isto se mostra desde o começo, onde iniciamos por:

Plano de negócios

Todo negócio precisa começar com um bom plano de negócios. Este envolve metas iniciais, capital necessário para se começar, qual será o ramo que a sua empresa irá atuar, entre outras definições.

Sem um, você até pode começar uma, mas não será novidade se vier a ter problemas logo no primeiro mês de suas atividades. Afinal, faltou a parte mais importante: ter uma ideia prévia do que poderia ser.

Além disso, você só será capaz de ter um investidor tendo um plano de negócios sólidos. Ideias até podem se vender bem, mas se você não tem números para, pelo menos, especular, então a chance de conseguir um bom aporte será extremamente baixa.

Faça uma pesquisa, tanto da área como do local que você deseja abrir a empresa. Pergunte às pessoas o que achariam de tal produto se ele existisse. Faça levantamentos e se planeje para que seu início não seja tortuoso.

Planejamento prévio

Apesar de ser impossível prever todas as situações que podem ocorrer durante nosso dia a dia, ainda é possível se planejar previamente para algo mais sério que possa acontecer no futuro.

Ser um visionário não é apenas enxergar cenários que podem lhe trazer grande vantagem competitiva dentro do mercado. Mas também entender quais serão as oportunidades que devem ser deixadas de lado para que você possa manter a sua empresa em segurança.

Sempre é interessante ter algum caução financeiro para ajudar em situações futuras, principalmente quando uma escolha arriscada esteja se provando a errada. Claro que, quem não arrisca, não vai muito longe, mas é sempre bom arriscar estando precavido.

Controle de vendas e planejamento financeiro

Para que lhe seja capaz de poder criar um bom planejamento financeiro, definindo para o que o recurso da empresa será utilizado, é necessário que você possua um controle sob suas vendas.

Estes dois estão diretamente ligados pelo fato de que são partes extremamente importantes das finanças da empresa.

Sem um bom planejamento financeiro, sua empresa pode estar ameaçada de falir. Com este é possível definir para onde o dinheiro será direcionado, como economizar em despesas e, principalmente, evitar ficar endividado.

Já com o controle de vendas, você estará abordando diretamente estratégias para conseguir aumentar seus lucros, assim como visualizar como estas estão indo, lhe permitindo avaliar as metas e entender situações futuras.

Utilizando destes dois em conjunto é possível evitar qualquer futuro prejuízo que sua empresa possa vir a ter, uma vez que você será capaz de prever quando essas épocas podem se aproximar e se precaver.

Com estes dois também é possível definir metas mais próximas a realidade do seu negócio, evitando que você invista em algo novo que pode não ter retorno financeiro, situação esta que ameaça a todos do mercado comercial.

Gestão de estoque

Sem matéria prima, não existe meios de produção. É necessário que você sempre esteja atento para os recursos da produtividade daquilo que se a sua corporação tem para oferecer às pessoas.

Gestão de estoque deve ser feito todas as semanas, ao contrário do que muitos pensam. Assim, será mais fácil de controlar as vendas e evitar problemas com o seu público.

Sem isto, será comum casos onde o seus clientes irão pedir por um item que você venda e que, simplesmente, não será possível a entrega deste. E a cobrança da mercadoria será feita justamente ao dono.

Logo, sua relação com a clientela ficará cada vez mais prejudicada, onde estes se sentirão cada vez mais inclinados a não comprar os seus produtos, mas sim, o da concorrência.

Para evitar este tipo de situação, procure fazer um planejamento para se manter atualizado sobre a atual situação do estoque. Assim, você será capaz de evitar prejuízos com materiais parados e ainda manter uma boa relação com os clientes.

Questões de empreendedorismo: concorrência

O mercado oferece oportunidades para todos e, assim como existe ou existiu a sua, também existirá a da concorrência. Isto não significa que você deve temer só por que existe alguém a competir com você no mercado, mas sim que será necessário se superar se quiser se manter neste.

É sempre interessante avaliar o que seus concorrentes estão fazendo e por que o seu negócio não faz similar ao deles. Este pode ser um ponto onde você descobrirá uma característica forte ou fraca, fator que será determinado pelas vendas.

É sempre bom se manter atualizado não apenas as tendências, mas ao que o vizinho esteja planejando. Dentro do mercado comercial, quem devorar o oponente é quem vence. Será necessário estratégia, tática e muita visão para se sobreviver dentro deste.

Se mantenha atento aos passos dos oponentes, pois, uma vez que ciente do futuro deles, procure estar sempre a frente.

Questões de empreendedorismo: sobreviver

Manter-se ativo dentro do mercado comercial é um desafio e tanto. Afinal, pelos números indicados nos últimos anos, são 1 a cada 4 empresas que conseguem se manter além dos dois anos de funcionamento.

Será necessário essas questões de empreendedorismo, todas em conjunto, para que você consiga ser um bom empreendedor de sucesso.

Para aqueles que desejam investir em suas empresas, a CashMe oferece os melhores pacotes e preços do mercado de empréstimos, com as menores taxas de juros do mesmo! Consulte-nos hoje mesmo e torne o seu negócio a potência que este pode ser!

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas redes sociais!

Confira também:

O que fazer para lidar com problemas financeiros na empresas

A importância do controle de vendas para sua empresa

Investimento em Startup: entenda como alavancar o seu negócio


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos para você essas noticiais:

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50).

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


CASHME SOLUÇÕES FINANCEIRAS LTDA., com sede social na capital do estado de SP, na Rua do Rócio, nº 109, 3º andar, Sala 01 - Parte, Vila Olímpia, CEP 04.552-000, inscrita no CNPJ sob o no 34.175.529/0001-68

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR