abono salarial 2023

Abono salarial 2023: O que é e como consultar o benefício

13 jan 2023
15min de leitura

Uma das principais preocupações dos brasileiros é saber das novidades sobre o abono salarial 2023, um benefício do Governo Federal dado para trabalhadores que contribuem com o PIS/PASEP. Muitos trabalhadores possuem uma série de benefícios previstos em lei e o abono salarial é um deles.

Mesmo sendo um dos benefícios mais conhecidos do público, o abono salarial ainda deixa muitas pessoas em dúvida ou, até mesmo, sem saber da existência dele. O resultado: o trabalhador perde a oportunidade de sacar o benefício e conseguir complementar a renda familiar em um determinado período.

Imagine a sensação de estar com a conta quase zerada e, como um passe de mágica, descobrir que você possui um valor de até um salário mínimo disponível para saque. Já é possível até começar a fazer alguns planos!

Pensando nisso, criamos este artigo para que você saiba o que é abono salarial, quais foram as mudanças ocorridas nos últimos tempos, quem tem direito aos valores para receber, entre outras diversas dúvidas comuns que qualquer trabalhador tenha. Continue a leitura! 

O que é abono salarial?

É uma remuneração extra cujo valor é do salário mínimo vigente, concedido pelo Governo Federal e pago aos trabalhadores que tinham atividades laborais registradas na carteira de trabalho. 

Este benefício geralmente deixa muitas pessoas contente, pois é um valor que pode ajudar muitas famílias brasileiras a complementar o orçamento. Sabendo disso, é importante que todo trabalhador entenda como ele é calculado e qual categoria de trabalhador tem direito ou não ao abono salarial.

Quando o PIS foi criado?

Você sabia que o abono salarial é um benefício regulamentado por lei? O fundo do PIS foi criado em 07 de setembro de 1970 e é resultado da unificação dos fundos construídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS).

As contribuições para o PIS foram arrecadadas entre 1971 e 1988 e depositadas em forma de cotas nas contas dos participantes do Programa. O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal e o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil.

Como funciona o abono salarial?

Tanto trabalhadores de empresas privadas, quanto servidores públicos têm direito a receber o abono salarial. Para quem preenche todos os requisitos garante o valor de até um salário mínimo, concedido pelo Governo Federal.

No entanto, para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial 2022, ele precisa ter pelo menos 30 dias do ano anterior ao recebimento do benefício. Por exemplo, para o próximo ano, o ano-base considerado para a apuração será 2022. 

Importante destacar que o valor máximo para recebimento do benefício é de até 1 salário mínimo, que pode ser pago proporcionalmente ao tempo de trabalho. Ou seja, se um funcionário trabalhou por dois meses (60 dias ) em 2021, em 2022 ele recebeu apenas 2/12 do salário mínimo. A quantia máxima somente é recebida por quem trabalhou todos os meses do ano.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Calendário abono salarial 2023?

Uma boa notícia para os trabalhadores é que o calendário do abono salarial 2023 já foi divulgado. Serão cerca de 23,6 milhões de pessoas com direito a receber o valor do benefício até dezembro do ano que vem.

Os trabalhadores que têm direito ao benefício precisam ter carteira assinada, recebendo salário mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base e servidores públicos. Por falar nisso, o ano-base para o abono 2023 será o de 2021.

De acordo com o Ministério da Economia, o calendário para recebimento do abono salarial será o seguinte:

NASCIDO EMRECEBEM A PARTIR DERECEBEM ATÉ
JANEIRO15/02/202328/12/2023
FEVEREIRO15/02/202328/12/2023
MARÇO15/03/202328/12/2023
ABRIL15/03/202328/12/2023
MAIO17/04/202328/12/2023
JUNHO17/04/202328/12/2023
JULHO15/05/202328/12/2023
AGOSTO15/05/202328/12/2023
SETEMBRO15/06/202328/12/2023
OUTUBRO15/06/202328/12/2023
NOVEMBRO17/07/202328/12/2023
DEZEMBRO17/07/202328/12/2023

Calendário Pasep 2023 para funcionários públicos

Os pagamentos do abono salarial Pasep 2023 é pago para os funcionários públicos pelo Banco do Brasil. 


Diferente dos trabalhadores registrados em carteira, cujo pagamento é feito a partir do mês de nascimento, os servidores públicos recebem a partir do número final da inscrição Pasep. 

Para 2023, os pagamentos estão previstos da seguinte forma:

FINAL DA INSCRIÇÃO PASEPRECEBEM A PARTIR DE
015/02/2023
115/03/2023
2 E 317/04/2023
4 E 515/05/2023
6 E 715/06/2023
8 E 917/07/2023

Como se inscrever no PIS para ter direito ao abono salarial?

Quem tem a obrigação de cadastrar o trabalhador na Caixa Econômica é a empresa em que ele trabalha. A partir da primeira admissão registrada em carteira, o trabalhador já possui um número de PIS. 

Após cadastrado, a empresa recebe os dados e comprovantes com o número da inscrição do PIS, sendo que um deles é entregue ao trabalhador, pois a partir de agora esse número será sempre requerido pelas empresas onde o colaborador for registrado. 

Uma vez que o trabalhador já estiver inscrito no PIS pela empresa anterior, a nova organização não precisa abrir requisição para um novo cadastro. 

Além disso, você sabe por que é importante estar inscrito no PIS? A partir dele é que o trabalhador terá acesso aos direitos do trabalhador, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Seguro Desemprego e ao Abono Salarial.

Uma coisa bastante comum quando se muda de emprego é a empresa atual abrir um novo PIS em nome do funcionário. Isso pode acontecer, por exemplo, se houver alguma alteração no documento, como a troca de nome de solteiro para casado. Quando isso acontece, a empresa passa a depositar o valor do FGTS em um outro número de PIS.

Caso isso tenha acontecido com você ou um amigo, não precisa se preocupar. Basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica com a cópia de seus documentos atualizados e comprovante de endereço para que eles corrijam esse problema.

Quem tem direito ao abono salarial 2023

O PIS é um direito de todo trabalhador registrado e concursado ter acesso, no entanto é preciso cumprir alguns requisitos para poder receber o valor. 

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve:

  • Estar regularmente cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido no período do ano-base a remuneração mensal média de até dois salários mínimos;
  • Durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica no ano-base destacado para apuração;
  • Estar com os dados pessoais corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e eSocial. Os dados são informados pelo empregador.

Quem não tem direito ao abono salarial?

Alguns trabalhadores podem não receber o valor do abono por não estarem enquadrados na lei para ter direito ao benefício.

Os perfis que não tem direito são:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais que estão empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores urbanos que estão ou foram empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física igualada a jurídica;
  • Funcionários que receberam mais de dois salários mínimos.

O que mudou no abono salarial?

O abono salarial de 2023 terá como ano-base 2021 para pagamento aos trabalhadores. Se você já recebeu pagamentos do abono salarial nos anteriores deve lembrar que as cotas eram pagas sempre entre os meses de julho a julho do ano seguinte. 

Para abono salarial 2023, uma das principais mudanças no PIS é que, a partir de 2023 as parcelas deverão ser concluídas entre janeiro e dezembro. 

Como receber o abono salarial?

Os principais critérios para receber o abono salarial foram descritos acima, logo, além de precisar cumprir com todos os quesitos, também é necessário ficar de olho nas datas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal.

Para receber o dinheiro do abono salarial é muito fácil! Basta comparecer em uma das agências da Caixa, na data estabelecida, com os seguintes documentos:

  1. O número da sua inscrição do PIS; 
  2. Um documento de identificação (pode ser: Carteira de Trabalho, CNH, RG – tanto o modelo atual, quanto o anterior).

Um detalhe importante é que algumas empresas possuem convênio com a Caixa Econômica, e, portanto, permite que o pagamento do abono seja pago direto na folha de pagamento do funcionário, não sendo necessário ir até a agência. Saiba mais informando-se com o departamento administrativo da empresa.

Coisas importantes costumam passar despercebidas e com o abono não é diferente. Se por acaso você se esquecer de resgatar o valor no período de pagamento do calendário do PIS/Pasep, esse valor será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e você não poderá mais sacar este valor. 

Fica aqui uma dica: inclua a data de pagamento como um evento importante na agenda do seu celular e ative notificações para você lembrar o dia exato do pagamento.

O abono salarial é cumulativo?

Se você perdeu a data de pagamento do último abono salarial, infelizmente não será possível receber ele somado ao valor do próximo PIS, visto que o valor não é cumulativo.

No entanto, se você tem direito ao PIS, mas está com problemas na documentação e perde o prazo para saque, não se preocupe, você ainda poderá resgatar o valor!

De acordo com a Resolução 838, de 24 de setembro de 2019, fica assegurado ao trabalhador o direito de abono salarial pelo prazo de cinco anos, porém, sempre respeitando o calendário-base divulgado pela Caixa.

Quem paga o abono salarial?

Se alguém perguntar para você quem efetua o pagamento do abono salarial, você saberia dizer? Provavelmente, a primeira resposta que veio à sua mente foi a Caixa Econômica. No entanto, a instituição financeira atua como Agente Pagador do abono salarial. 

A origem dos recursos para pagamento aos trabalhadores é feita pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. O FAT é um fundo especial vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, cuja função é custear os programas de Seguro-Desemprego, PIS e financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.

Qual o valor do abono salarial 2023?

É sempre confuso para algumas pessoas saber qual o valor do abono salarial será recebido em sua conta. Realizar o cálculo não é uma matemática complexa (explicaremos mais sobre como calcular ainda neste post). 

O pagamento do PIS 2023 está previsto para os trabalhadores que exerceram atividades laborais no ano de 2021 e,portanto, tem previsão de valores a receber maiores devido ao ajuste do salário mínimo. 

De acordo com a tabela do PIS divulgada, os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302, dependendo do período trabalhado em 2021. Confira os valores do abono salarial 2023 abaixo.

  • 1 mês – R$ 108,50
  • 2 meses – R$ 217,00
  • 3 meses – R$ 325,50
  • 4 meses – R$ 434,00
  • 5 meses – R$ 542,50
  • 6 meses – R$ 651,00
  • 7 meses – R$ 759,50
  • 8 meses – R$ 868,00
  • 9 meses – R$ 976,50
  • 10 meses – R$ 1.085,00
  • 11 meses – R$ 1.193,50
  • 12 meses – R$ 1.302,00

Então, PIS e abono salarial é a mesma coisa?

O abono salarial e o PIS (Programa de Integração Social) não são a mesma coisa. 

A diferença é que o abono salarial é um benefício oferecido pelo Governo Federal a todos os trabalhadores com carteira assinada, que dá direito ao valor para os profissionais que tiveram atividades laborais executadas, por, ao menos, 15 dias no mês anterior e o salário não foi maior do que 2 salários mínimos.

Neste caso, para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador precisa apresentar  registro em carteira de trabalho com vigência mínima de 12 meses e não ser um funcionário do serviço público.

Enquanto o PIS, que também é um programa do Governo Federal, destina o valor para os trabalhadores que contribuíram para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e trabalharam por 30 dias no ano-base . 

Este programa garante o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários, além de fornecer benefícios financeiros aos trabalhadores, por se tratar de uma forma de transferência de renda.

Ou seja, o abono salarial e o PIS são muito parecidos em alguns aspectos, porém, na prática ambos possuem essas pequenas diferenças. Além disso, o PIS é um benefício mais abrangente, visto que oferece benefícios, como: 

  • Poder receber a participação nos lucros da empresa;
  • Ter acesso ao Seguro-desemprego;
  • Assistência médica garantida;
  • Auxílio-doença quando necessário para o trabalhador;
  • Aposentadoria e outros.

Sobre o valor, ele não muda. Afinal, ele usa como base o salário mínimo vigente e é pago anualmente.

Onde posso sacar o abono salarial

O pagamento do abono salarial 2023 será pago pela Caixa Econômica e você pode ter acesso a eles por meio de 4 maneiras:

  1. Crédito em conta – O valor do abono salarial é depositado diretamente na conta corrente ou poupança do trabalhador. Outra conta disponível é a Poupança Social Conta Digital na Caixa.
  1. Caixa Tem – Depósito realizado na conta poupança social digital da Caixa, cujo é automaticamente aberta pela Caixa.
  1. Serviços da Caixa – Para quem deseja sacar o dinheiro em espécie pode realizar no caixas eletrônicos, nos Correspondentes Caixa Aqui e nas Casas Lotéricas, utilizando o Cartão Social e a senha.
  1. Agências da Caixa – Outra forma de receber o pagamento é apresentando a numeração do PIS e um documento de identificação direto na “boca do caixa”.

Já para quem é funcionário público e recebe o abono do Pasep, o crédito é feito direto em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. 

Se por acaso o trabalhador não for correntista do Banco do Brasil, é possível efetuar uma transferência via TED para conta de sua titularidade de três formas:

A partir de quando as consultas podem ser feitas? 

Para os  trabalhadores que desejam saber se têm direito ou não ao abono salarial, poderão realizar consultas a partir do dia 5 de fevereiro de 2023, utilizando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.

Os trabalhadores com direito ao abono podem conferir as informações do valor, data e banco de recebimento, tudo de forma online.

O abono salarial concedido pelo recurso administrativo de reprocessamento ou de decisão judicial será disponibilizado para pagamento a partir do dia 15 de fevereiro, ao parecer ou da sentença judicial ou no primeiro dia útil posterior, caso o dia estabelecido não seja dia útil.

Os pagamentos do abono salarial 2023 para trabalhadores comunicados na Rais, até o dia 21 de junho de 2022 e no eSocial, até o dia 5 de dezembro de 2022, serão disponibilizados no calendário de pagamentos de 2023 e, após essas datas, no calendário do exercício seguinte.

Canais para consultar o benefício

Para saber se você tem direito ao benefício e quer entender, quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a Carteira de Trabalho Digital, cujo são os canais de fácil acesso ao trabalhador.

Para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no celular, clique nos links abaixo de acordo com o tipo de celular que você possui:

Se o trabalhador já tiver o aplicativo instalado, é recomendado fazer a atualização, pois sempre existem algumas correções de bugs..

Para acessar o aplicativo deve-se realizar com o CPF e a senha do gov.br ou fazer novo cadastro se este for o seu primeiro acesso.

Depois, é só clicar em Benefícios e, então, em Abono Salarial. Nesse campo, você saberá se é ou não habilitado para o benefício.

O trabalhador do setor privado também pode consultar a situação do abono e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Já para trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil. Também está disponível a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001) para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, para o interior e outras regiões.

O que fazer com o abono salarial?

Todo mundo gosta de um dinheiro extra. Afinal, é possível priorizar alguns assuntos na vida pessoal que o valor do abono pode ajudar.

Esse dinheiro do benefício pode ser utilizado para várias finalidade, como  limpar seu nome, começar um pequeno negócio, fazer compras do supermercado, pagar a fatura do cartão de crédito, reformar a casa, entre outras.

Caso seja você seja um dos beneficiados, também pode começar a investir o dinheiro do seu abono salarial. O investimento é uma ótima forma de fazer seu dinheiro render se aplicado corretamente. 

Atualmente existem várias formas de investir com pouco, e o valor do seu abono salarial pode ser suficiente para você ter bons rendimentos, principalmente levando em consideração como está a taxa selic e o tesouro selic, como um dos ativos mais fáceis e seguros para investir seu dinheiro.

Conclusão

O abono salarial 2023 é um benefício que todo trabalhador registrado deve ter acesso, contanto que seja comprovado algumas regras para autorizar o saque do dinheiro. 

O valor é pago pela Caixa Econômica para funcionários registrados em carteira e pelo Banco do Brasil para servidores públicos. 

O valor do abono é de um salário mínimo, mas que o trabalhador recebe de acordo com o tempo de trabalho em que esteve na empresa. Para 2023, o ano-base para cálculo será 2021, ou seja, uma análise dos trabalhadores que estiveram empregados no período, recebendo até 2 salários mínimos.

Há diversas formas de receber o valor, seja por débito em conta ou até em dinheiro, para tirar dúvidas basta entrar em contato por meio dos canais oficiais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

O artigo apresentou tudo sobre o abono salarial 2023 e os valores que serão disponibilizados a partir de fevereiro, portanto fique atento ao calendário e confira a data de recebimento do benefício. 



Está precisando de crédito para impulsionar seus sonhos e tirar todos os seus planos do papel? O crédito com garantia de imóvel da CashMe pode ser o primeiro passo. São as menores taxas de juros do mercado e os maiores prazos para pagamento. Conheça mais e surpreenda-se com os benefícios.





Este artigo conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Então, deixe um comentário e compartilhe este post em suas redes sociais.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade