Diferença entre flat, loft, kitnet e studio: qual é o melhor?

24 out 2019
7min de leitura

Entender a diferença entre flat, loft, kitnet e studio é crucial para aqueles que estão prestes a iniciar suas vidas morando um imóvel sozinho. Entenda as vantagens de cada um para escolher o melhor tipo de imóvel para sua necessidade.

Você pode optar por diversos tipos de imóveis, mas isto não significa que a sua escolha seja, de fato, a melhor para o seu caso. Podem existir escolhas mais interessantes do que a que está prestes a fazer.

Para ajudar a você, caro leitor, realizar esta decisão, no artigo de hoje apresentaremos algumas informações que devem ser levadas em conta na hora de escolher um imóvel para morar sozinho.

Qual tipo imóvel é o melhor para você?

Antes de sair alugando ou comprando qualquer casa, pondere alguns fatores que serão envolvidos após você adquirir a propriedade. Muitas pessoas esquecem que morar sozinho carrega diversas responsabilidades.

Responsabilidades estas que não será possível fugir. Agora, não tem mais os país para lhe ajudar ou fazer as tarefas no seu lugar. Neste estado, você se encontra por sua conta e, por mais que possa contar com ajuda, a casa é sua para cuidar.

Claro que a melhor vantagem de se morar só é a liberdade. Aqui, se pode fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. Não existe mais a necessidade de avisar a ninguém ou dar satisfações de onde se encontra.

Mas nem somente de flores este cenário é feito. Assim como tudo em nossas vidas, este cenário também possuía suas desvantagens e vantagens.

Entenda a diferença entre eles

Antes de procurar um imóvel para morar sozinho, pense em que tipo de lugar condiz com a sua personalidade. Avalie bem o cenário e seja sincero consigo mesmo.

De nada adiantará escolher uma casa espaçosa se você não consegue sequer fazer a manutenção básica da mesma. E mesmo que conte com uma empregada, será necessário que você desempenhe algumas obrigações com o local.

Separamos aqui alguns dos locais preferidos por pessoas que estão a caminho desta parte tão importante da vida. Começando por:

Flat

O flat é uma uma moradia com serviços mistos, dedicadas para pessoas que precisam de um bom lugar para se viver. Porque, claro que estas não se resumem apenas a tal propósito, podendo atender muito bem micro e pequenos empreendimentos.

Morar em um flat é como possuir uma administração para a sua casa. Esta será responsável por diversas tarefas que deverão ser realizadas a pedido de seu proprietário.

O perfil mais comum daqueles que optam por morar em um Flat é de pessoas que moram sozinhas ou que possuem de pouco tempo para ficar dentro de casa, incluindo também aqueles que tem preferência pelo minimalismo.

Ou seja, este, ainda que interessante, pode não ser a melhor escolha para toda pessoa. Por mais que o minimalismo esteja em alta, é preciso verificar se o estilo lhe cai bem para evitar decisões que trarão arrependimentos.

Kitnet

Para os apreciadores do minimalismo, a keinet pode ser a melhor escolha.

Este trata-se de um espaço pequeno, menor que o apartamento, que pode acomodar muito bem uma pessoa. É de fácil manutenção e limpeza, além de que a organização do mesmo não depende de muito trabalho.

A decoração também pode ser ao seu gosto, com diversos pequenos detalhes que lhe farão se sentir exatamente em seu lar. E bem, este passou a ser de fato.

Além disso, ela oferece ainda um baixo custo de estadia, visto que o locatário é uma única pessoa e o lugar é feito para acomodar apenas ele.

Mas, assim como o pequeno espaço é uma vantagem, também se trata de um problema. Uma kitnet pode ser dita como casa de uma única pessoa, uma vez que, com duas, o espaço já pode ficar bem pequeno.

Além disso, suas confraternizações deverão ser feitas em outros lugares, pois a sua casa é apertada e não pode acomodar um número elevado de pessoas. Mesmo que seja aconchegante.

Por causa disto, a kitnet é recomendada para aqueles que irão morar sozinhos. Aos casais, esta pode vir a ser uma opção válida, mas não será a mais confortável.

Lofts

Este se trata de um espaço quase sem divisões, que pode ter dimensões variadas.

Os lofts dão ao espaço uma sensação de liberdade, permitindo diferentes tipos de decoração por parte do proprietário. 

O fato de quase não possuírem divisórias ajuda a organizar e reorganizar o local da maneira que o seu novo residente desejar. Fora que também permite que o local possa acomodar mais de duas pessoas, desde que o número não chegue a ser exagerado.

Um loft é mais comum para aqueles que irão fazer viagens para cidades do interior ou praias, visto que seus aluguéis são baratos e consegue acomodar tranquilamente de duas a três pessoas.

Studio

O studio possui o estilo minimalista e se encontra em alta nos dias atuais. Com uma extrema facilidade de compra, sendo a 1ª opção para aqueles que desejam sair da casa de seus pais ou que possuam vidas agitadas.

Ou seja, estes acabam trazendo uma grande facilidade para os que buscam a liberdade ou que apenas desejam ter um lar, ainda que não retornem com tanta frequência ao mesmo.

Em contrapartida, nem todos os fatos que são ligados a este tipo de moradia realmente são benéficos. Ainda que suas vantagens sejam bem marcantes, existe uma desvantagem que sempre virá junto a compra deste tipo de imóvel.

Ainda que o mesmo seja capaz de comportar uma gama vasta de tipos diferentes de pessoas, ao depender das suas características, o mesmo pode não ser tão interessante quanto outras propriedades.

Apartamentos

Por se tratar de um espaço menor, este é de mais fácil manutenção e de manter totalmente organizado. Morar na bagunça e na sujeira é quase impossível, ainda mais que agora nenhuma tarefa se fará sozinha.

Os apartamentos permitem também um ambiente mais aconchegante, visto que, por se tratar de um espaço menor do que de uma casa, seu lar terá uma menor sensação de solidão.

Outra vantagem deste tipo de imóvel é a segurança, visto que você poderá contar com os porteiros do condomínio para fazer o controle da entrada e saída do local, evitando que, quando for viajar, sua casa seja invadida, por exemplo.

Além disso, os prédios geralmente dispõem de diversas vantagens em suas áreas de lazer. E, já que você arca com o condomínio, claro que todas estas também estão disponíveis para você.

Para os mais festeiros, este pode apresentar uma única desvantagem: as regras de condomínio.

Mesmo que agora você esteja em sua própria casa, os apartamentos não são os melhores sinônimos de liberdade. Aqui, existe horário para tudo e este deve ser respeitado para evitar multas.

Barulhos, músicas altas e gritos só podem são permitidos até um certo horário da noite. Mesmo que você alugue o salão de festas do local, ainda será proibido exceder a hora estipulada pela administração.

Para o apartamento, o melhor perfil de pessoa seria aquela mais discreta e silenciosa, que gosta de calmaria. Este são os que melhor se darão com o ambiente.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conclusão

Aqui, tudo dependerá de você. Cuidar de um imóvel quando se mora sozinho não é algo fácil, mas tem suas recompensas. Principalmente a liberdade, que lhe permite entrar e sair a qualquer hora.

Para aqueles que querem investir em um imóvel para morar por conta própria, a CashMe oferece as melhores opções de empréstimo. Com sua linha de crédito com garante de imóvel, você conta com vantagens de preços que irão, certamente, se adequar ao seu bolso.

Nosso conteúdo esclareceu suas dúvidas? Deixe aqui nos comentários a sua opinião e depois compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade