Bancos abrem hoje? Saiba mais

ícone de calendario

Atualizado:
22/01/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/01/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Os bancos abrem hoje? É uma pergunta um tanto comum entre os brasileiros, especialmente quando algum feriado se aproxima. Para respondê-la, é preciso estar atento aos sites das próprias instituições financeiras e do Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Lembre-se sempre que em feriados e fins de semana os bancos não possuem expedientes.

Leia o conteúdo a seguir e descubra quais datas os bancos possuem atendimento ao público e porquê.

Qual é o procedimento padrão de funcionamento bancário?

As instituições financeiras são livres para escolher seus horários de funcionamento. Entretanto, para agências de bancos múltiplos com carteira comercial, o Banco Central do Brasil determina que o horário mínimo de atendimento ao público seja de 5 horas contínuas, com atendimento obrigatório no período de 12:00 às 15:00 h (horário de Brasília). De forma geral, os atendimentos tendem a ser das 10:00 h às 16:00 h.

Entretanto, para não se confundir, entre em contato com as agências da sua cidade ou região e informe-se.

Funcionamento em fins de semanas e feriados

Fins de semana e feriados não possuem expediente bancário, pois não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro. Somados a isso, alguns pontos facultativos também não possuem horários de atendimento, tal como segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, a quinta de Corpus Christi e o dia 2 de novembro.

Nos casos de feriados municipais e estaduais, os bancos seguem as legislações da cidade ou estado, como por exemplo, o feriado de aniversário da cidade de São Paulo em 25/01. Para saber todos os feriados nacionais e municipais, basta acessar a lista elaborada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Além disso, os bancos possuem horários especiais de funcionamento no final de ano, quarta-feira de cinzas, festividades locais ou eventos extraordinários. Entretanto, nestes casos, é obrigatório cumprir o período mínimo de duas horas de atendimento ao público.

Ressalta-se que o horário especial é apenas referente ao atendimento ao público e não se aplica aos caixas eletrônicos e aos correspondentes bancários.

Funcionamento dos bancos durante a pandemia

Segundo pronunciamento oficial do Banco Central do Brasil, os horários de atendimento ao público nas agências devem ser ajustados em decorrência dos perigos da pandemia atual. Além disso, recomendou que os clientes priorizem o atendimento online.

Verifique qual a atualização dos horários de funcionamento bancário da sua cidade ou região.

Quais são os canais de atendimento bancário?

Os canais de atendimento ao público são divididos em três:

  • Canais digitais: Internet Banking, aplicativos e redes sociais (LinkedIn, Instagram, Twitter e Facebook).
  • Canais telefônicos: Central de atendimento, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e ouvidoria.
  • Canais presenciais: Correspondentes e agências bancárias.

Cada instituição bancária possui seus canais de atendimento próprio. Entretanto, listamos os canais dos principais bancos brasileiros:

Banco Itaú

SAC (24h, todos os dias):

  • Corporativo: 0800 728 0728
  • Personnalité: 0800 722 7377
  • Itaucard: 0800 724 4845
  • Financiamento de Veículos e Consórcio: 0800 722 5803
  • Garantec: 0800 726 2052.

Bradesco

  • Fone Fácil (Seg à sexta: 7h às 22h/ Sáb e dom: 9h às 15h): 4002 0022 (Capitais e regiões metropolitanas) / 0800 570 0022 (Demais regiões).
  • SAC Alô Bradesco: 0800 704 8383
  • Ouvidoria: 0800 727 9933

Banco do Brasil

  • Central de Relacionamento BB (24h, todos os dias): Capitais e regiões metropolitanas: 4004 0001/ Demais localidades: 0800 729 0001.
  • Whatsapp (24h, todos os dias): 61 4004 0001.

Caixa Econômica Federal

  • SAC Caixa (24h, todos os dias):  0800 726 0101.
  • Ouvidoria Caixa (Dias úteis, 09h às 18h): 0800 725 7474.

Não hesite em utilizá-los em casos de dúvidas, elogios ou reclamações.

Conclusão

Os serviços realizados pelos bancos são de extrema importância para todos nós, então devemos ficar atentos aos horários de atendimento para não deixar atividades fundamentais que dependem deles atrasadas. Verifique sempre o site do Febraban para saber quais são os feriados que atingiram os bancos da sua região e lembre-se que sábado e domingo não tem expediente.

Saber o horário de funcionamento dos bancos é uma ótima dica para não pegar filas e demora horas no banco. Além disso, a internet nos traz facilidade e praticidade, evitando assim tantas idas pessoalmente ao banco. Então aproveite os serviços dos sites e aplicativos da sua instituição bancária!

Outra facilidade que a internet oferece é a realização de empréstimos online. Faça uma simulação de empréstimos com a CashMe e contrate as melhores taxas do mercado!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário a seguir e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR