7 características de um bom líder

7 características de um bom líder
ícone de calendario

Atualizado:
29/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/11/2019

ícone de relógio

Leitura de
8 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Você conhece as sete características do sucesso na liderança? Sem uma boa liderança o destino de qualquer empresa é somente a ruína. Um bom líder não move somente a empresa. Ele conquista a sua posição através de merecimento.

Ser um líder envolve mais do que apenas tomar boas decisões. Trata-se de um papel que você sabe fazer ou sabe fazer. Aqui não existe meio termo. As pessoas podem nascer ou se tornarem líderes.

Tudo é determinado pela vontade de crescer. E, para ajudá-lo a alcançar a posição que almeja, no artigo de hoje, estaremos abordando a liderança e meios que podem ser aplicados dentro da empresa para que esta prospere.

Características do um bom líder envolve o todo

Liderar uma equipe não envolve apenas saber tomar decisões para o melhor da empresa, mas tomar as certas para o bem de todos. Estar à frente de uma organização demanda grande responsabilidade, tanto humana quanto empresarial.

Um bom líder entende a importância de todos os valores. Pela parte financeira, este saberá entender e avaliar os números, observar situações que podem ser benéficas para o bem da empresa, melhores maneiras de retomar a produtividade em épocas de crise, entre outras situações.

Pela parte humana, ele entenderá a importância fundamental de cada um que compõe o seu esquadrão. Cada colaborador terá seus pontos fortes e fracos, e é trabalho do que se encontra na liderança explorar estes da melhor maneira em benefício da corporação.

Assim como ela sabe impor e exigir, este também precisa entender como ouvir seus colaboradores. É de senso comum que todos passamos por problemas e estar apto a ouvir, entender e dar maneiras possíveis para que este solucione suas adversidades também é papel deste.

Quem se encontra no comando deve ser respeitoso, esforçado, efetivo e carismático. Por mais que nem todas estas qualidades estejam dentro de um mesmo ser, é necessário trabalhá-las para que se obtenha os melhores resultados.

Uma liderança forte mantém a todos engajados em seu trabalho e os faz acreditar que o caminho a ser tomado será o futuro da empresa. Quando a vitória chega para este, esta é uma vitória de todos.

Da empresa, sua, e de cada colaborador que trabalhou a seu lado para alcançar este sonho. O seu desejo se tornou o de todos. Por isso é importante valorizar tanto a equipe quanto a empresa.

Quais as características da liderança de sucesso?

Alcançar uma liderança de sucesso envolve algumas características básicas. Estas são fundamentais para que você seja realmente capaz de levar qualquer um que esteja sob o seu comando em direção ao topo.

Por estar à frente dos negócios, em diversos momentos será necessário ter sabedoria e paciência. Decisões precipitadas têm mais chances de lhe causar problemas do que, efetivamente, solucioná-los.

Assim, para todo líder, é necessário ter:

Adaptabilidade 

Alguém que se diz líder deve estar preparado para qualquer situação que for encontrar. Nenhum problema é encarado como adversidade, mas sim, como desafio e chance de se provar capaz.

Isto se torna mais obrigatório quando estamos em um ambiente com outros competidores, onde as empresas deles irão devorar a seu caso não saiba lidar com as problemáticas que irão surgir.

Ser capaz de se moldar em volta de qualquer situação fará com que mantenha a mente fria e possa organizar melhor as ideias. Através de diferentes cenários é possível se achar a solução para um único problema.

Busque por maneiras a sempre manter sua mente estável. O desespero em você impactará em toda a equipe, tornando algo que já estava ruim, ainda pior. As pessoas acreditam em sua palavra e, de todos ali presentes, o maior peso descansa em seus ombros.

Tenha a mente aberta para encarar problemas, assim, independente do tipo que aparecer a sua frente, você estará mais do que apto a resolvê-lo de maneira eficaz para a empresa.

Autoconfiança

Para se tornar um bom líder, é necessário ter autoconfiança, pois, somente acreditando em todo o seu potencial você será capaz de acreditar no dos outros. Parte esta que é essencial em qualquer ambiente corporativo.

Uma relação mútua de confiabilidade entre a liderança e a equipe é capaz de superar qualquer desafio proposto pelo mercado. Empecilhos internos em relação a métodos serão de extrema facilidade de se resolver.

Acreditar que é capaz passa uma maior tranquilidade às pessoas a sua volta, afinal, todas depositam suas esperanças em suas palavras. Falhar não é uma opção, mas claro que pode acontecer com qualquer um.

A autoconfiança permite que coloque seu esforço para tornar algo concreto e uma que é forte, mesmo com as falhas, se manterá firme, fazendo com que a pessoa em questão procure por outras maneiras de se resolver o que está diante dela.

Para se tornar líder é necessário trabalhar em si mesmo. Acreditar que se pode chegar a lugares incríveis com seu esforço pode não ser a tarefa mais fácil, mas valerá muito a pena.

Mudança de atitude

Aqui, não nos referimos sobre se tornar uma pessoa melhor ou pior, mas sim sobre estar aberto às possíveis mudanças que o mercado comercial pode ter de um dia para o outro.

O que antes era uma tendência, agora é somente passado. Fato este que pode acontecer em questão de segundos dentro de qualquer setor mercadológico. É preciso sempre estar antenado a todas as mudanças da sua área para que possa aplicar de maneira efetiva estas em sua empresa.

Estar atualizado sobre tudo o que acontece dentro do seu ramo de atuação é sua obrigação. Números de vendas são flutuantes de acordo com a época que vivemos e o que o público deseja consumir.

Qualquer coisa que pareça pequena pode, rapidamente, alterar tudo de uma maneira que qualquer um sequer seria capaz de pensar. Prova efetiva disso são as ideias ousadas das Startups que acabam impactando todo o mercado e modificando algo que já está consolidado.

Logo, quando falamos de mudanças de atitude, nos referimos ao todo da sua empresa. O quanto você e sua corporação estão aptos a abraçar as mudanças e aplicá-las dentro do seu negócio?

Visionário

Uma das características importantes para o sucesso na liderança é entender ótimas oportunidades, mesmo que estas envolvam um número alto de riscos é um cenário comum entre todos os líderes do país. Existem negócios que envolvem diversos perigos, mas grandes recompensas.

Claro que você não é nenhum tolo e entender que, antes de fechar qualquer proposta que seja, será preciso demasiada pesquisa para saber se esta é ou não, viável, assim como se as alternativas que abrirá para você serão realmente interessantes.

Ousadia sem prévia preparação torna-se apenas tolice. Por isso, procure sempre por ter uma reserva financeira adequada para que, caso aconteça qualquer problema e o investimento que foi feito acabe virando um prejuízo, você possa manter suas atividades regulares e com poucas interferências.

Claro que este, apesar de ideal, não é um cenário praticado por todas as corporações dentro da indústria. Como diz o ditado, o problema está em quando queremos dar um passo maior que a perna.

Valores que terminam em alguns zeros são atraentes para qualquer um, mas podem significar a ruína daqueles que não estiverem preparados. Saber tomar a decisão certa no momento certo é crucial, mas, mais necessário ainda, é ter um plano de precaução.

Assim como saber falar, é importante saber ouvir

Nem sempre aquele que se encontra na liderança estará apto a entrar com grandes ideias. Todos temos tempos de bloqueio em nossas mente e, para estes, não existem soluções imediatas.

Assim, é preciso saber quando é necessário pedir por ajuda, principalmente do seu pessoal. Mente aberta a todas as opiniões pode fazer a diferença na hora de movimentar a empresa, evitando o conforto e estagnação.

Assim, procure por opções viáveis dentro da sua própria operação. Brainstorm é uma atividade mais do que necessária para todas as empresas, afinal, o seu pessoal pode ter uma ideia revolucionária que jamais passaria pela sua cabeça.

Na verdade, por mais que ao líder seja incumbido o dever de conhecer todos os processos da empresa, ninguém saberá os problemas deste melhor do que o seus colaboradores operacionais.

E, por conta do tamanho contato que estes têm com o produto, é natural que eles também sejam capazes de pensar em uma ideia promissora para melhorar ainda mais o seu produto.

Em diversas empresas possuem empreendedores corporativos para trazer vantagens competitivas para esta. Inclusive, estes são grandes responsáveis pelas melhorias de processos internos.

Assim, é capaz de mudar a sua estratégia de venda, podendo oferecer um melhor preço ou promoções diferenciadas para os seus clientes.

Um único colaborador pode fazer toda a diferença necessária quando falamos de ir cada vez mais longe no mercado. Assim, é necessário dar a estes o espaço que eles precisam para exporem seus pensamentos.

Este ato de ouvi-los os fará perceber que realmente são uma parte integrante e importante do seu negócio, aumentando a probabilidade destes estarem engajados de verdade, se comprometendo ao máximo para que tudo dê certo e a empresa possa crescer.

Investidor

Quando uma pessoa se encontra a frente de um empreendimento, é necessário que esta saiba qual a importância de investir internamente nele. E não é apenas de infraestrutura que estamos falando, mas do todo.

Da equipe até toda a comodidade que o local pode oferecer, tudo é necessário para que o seu produto seja feito da melhor e mais simples maneira possível. Investir hoje é evitar os gastos do amanhã.

Aplique uma parte do seu dinheiro em treinamento para seus funcionários, em como a área funciona e no que o seu produto impacta dentro do mercado é fundamental para que estes possam introduzi-lo a um público novo em potencial, devido ao marketing boca a boca.

Quem trabalha e se sente engajado no local, tende a divulgá-lo. Além disso, é importante que estes estejam a par do que produzem e como deve ser feito para que o item em questão alcance os padrões de qualidade.

Assim, eles se manterão mais atentos e estarão aptos a realizarem um trabalho mais preciso, assim como é necessário para que a sua mercadoria seja, de fato, uma referência em qualidade dentro do mercado.

Infraestrutura também é essencial para acomodar seus colaboradores. O ambiente corporativo é, de fato, muito estressante, e estes precisam dispor de meios para que possam se sentir mais confortáveis enquanto trabalham.

Não é à toa que grandes empresas da indústria disponibilizam para a sua equipe uma área de lazer com diversas atividades dentro delas. Assim, o ambiente se torna mais leve e permite que o colaborador seja capaz de extravasar, lhe dando a oportunidade de colocar esfriar a cabeça e retomar as suas atividades de uma melhor maneira.

Respeitoso

Ninguém vai seguir uma pessoa arrogante que, através do esforço alheio, cresce e se denomina aquele que fez tudo sozinho. As pessoas precisam ser valorizadas e respeitadas, tanto quanto pessoas, como profissionais.

Assim, o respeito é uma das características essenciais para o sucesso de qualquer um que se encontre na liderança. Isto não é imposto, mas sim, conquistado e demanda certo trabalho até que aconteça.

O respeito vai além de apenas tratar os outros bem. É saber falar em situações onde você precisa ser mais rígido. Impor que algo deve ser feito não necessita de grosseria, apenas de pulso firme.

Não é necessário ameaças, tais como uma das mais comuns “ O mercado lá fora tá difícil hein” ou “ Emprego como este você não arruma não”. Ninguém gosta de viver sob estas condições e este tipo de atitude apenas prova que quem diz estas coisas não serve para liderar ou sequer estar em um posto de alta hierarquia na empresa.

O financeiro é um fator importante para qualquer empresa que seja, mas, tão valioso quanto este, é o humano que, sem este, nosso sonho não é capaz de prosperar.

Liderança se trata de um conjunto de ações

Cada uma das ações acima compõe as características para o sucesso na liderança. Este entenderá os momentos de arriscar, como fazer para aumentar a eficiência da empresa e, principalmente, como fazer todos se interessarem em atingir as suas metas.

O que comprova uma boa e forte liderança é o respeito e apoio de cada um dos colaboradores do líder que se sentiram cada vez mais motivados a ajudá-lo alcançar seus sonhos.

Para que você possa investir na sua empresa, a CashMe oferece os melhores pacotes que o mercado de empréstimos tem a oferecer Consulte-nos hoje mesmo e venha ser CashMe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *