Vai ter Carnaval em 2022? Confira as principais informações

Vai ter Carnaval em 2022? Confira as principais informações
ícone de calendario

Atualizado:
04/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
04/01/2022

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, ainda há apreensão por parte dos governos municipais sobre a realização de grandes eventos no país. Até o momento, mais de 100 cidades já confirmaram o cancelamento do Carnaval 2022.

Se você está ansioso para planejar as festas de final de ano e também para o próximo Carnaval, provavelmente está se perguntando se de fato ocorrerão eventos de grande público no Brasil em 2022. As respostas são incertas mesmo com o avanço da vacinação no país, mas muitos governos já vêm se programando para reformular o calendário.

Por isso, seja para planejar férias, seja para curtir com os amigos, é importante que você se mantenha informado sobre as principais notícias envolvendo o calendário do Carnaval 2022. Afinal, vai ter festa ou não? Confira as últimas atualizações envolvendo as principais cidades do país:

Carnaval no Norte e Nordeste

Uma das regiões onde o carnaval de rua tem mais história e tradição, o Nordeste brasileiro está dividido sobre a realização ou não do Carnaval 2022. O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou uma nota conjunta orientando pela não realização das festas oficiais – aquelas com patrocínio direto das Prefeituras Municipais. 

Na cidade de Salvador, conhecida pela tradição dos blocos e trios elétricos, a situação permanece indefinida. Considerado um ativo de turismo e renda de suma importância para o estado da Bahia, o Carnaval na região tem peso dobrado e atrai milhares de turistas. 

No Piauí, a Prefeitura de Teresina já anunciou o cancelamento de quatro dos principais blocos de rua. Em Pernambuco, mais de 70 municípios garantiram que não vai ter Carnaval. Recife, assim como Salvador e São Paulo, promete debater a partir de janeiro para encontrar uma solução segura para as festas de rua.

Ainda assim, não há consenso entre a Prefeitura e as entidades organizadoras. O prefeito da cidade, Bruno Reis (DEM), já se manifestou a favor da realização, enquanto o governador do estado, Rui Costa (PT), se posicionou contra. De qualquer forma, a decisão oficial será anunciada em janeiro. 

A única cidade que permanece 100% confirmada para as festas do Carnaval 2022 é Manaus. De acordo com a Prefeitura, as festas e os investimentos em desfiles permanecem intactos até segunda ordem. 

Carnaval em São Paulo

Na capital econômica do país, as expectativas sobre a realização dos desfiles das escolas de samba e também dos bloquinhos de rua seguem incertas. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que “seria irresponsável cancelar o Carnaval da cidade neste momento”. Ou seja, a definição deve ficar para janeiro.

Até novembro deste ano, a capital paulista demonstrava mais otimismo e até chegou a confirmar a realização de festas na rua, mas a chegada de uma nova variante da covid-19 – Ômicron – frustrou as expectativas. 

Já são mais de 867 blocos interessados em festas abertas nas ruas da cidade, que aguardam confirmação para o planejamento antecipado dos blocos. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu uma articulação conjunta com outras prefeituras para acelerar a definição até a primeira quinzena de janeiro.

Carnaval no Rio de Janeiro

A capital do samba e da bossa nova é uma das mais procuradas pelos turistas quando o assunto é Carnaval, e para 2022 não poderia ser diferente. A decisão de manter as festividades ainda é incerta por parte dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro.

Depois de confirmada a tradicional queima de fogos para o Réveillon em Copacabana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), promete se reunir com o governador, Cláudio Castro (PL), para definir o cronograma oficial dos blocos e desfiles na capital. A confirmação, entretanto, deve vir apenas em janeiro.

Cidades históricas do interior 

Diversas cidades do interior do Brasil têm tradição forte para as festas de Carnaval, como é o caso do Carnaval de São Luiz do Paraitinga, um dos mais tradicionais do interior paulista. Porém, para 2022, essa e outras 70 cidades do estado de São Paulo cancelaram as festividades.

Outra cidade onde o Carnaval é tido como tradição e não poderá sediar as festas em 2022 é Ouro Preto, em Minas Gerais. Além do cancelamento dos blocos de rua, está proibido também a realização de eventos em chácaras e galpões para evitar aglomerações.

Carnaval nas Demais regiões

Entre muitas incertezas e cancelamentos ao redor do Brasil, apenas algumas capitais garantiram que haverá Carnaval em 2022. São elas: Manaus, Florianópolis e Curitiba. Em cidades do centro-oeste, Campo Grande é outra que promete investir nas festividades apoiada pelo avanço da reabertura da economia.

Em suma, cidades do Paraná, Santa Catarina e estados do Norte estão mais confiantes com a realização de festividades, enquanto outras aguardam dados mais concretos sobre a melhora nos índices pandêmicos. 

Conclusão

Como é possível observar, o Carnaval 2022 está sob um momento de indefinição. A melhor dica para se planejar com antecedência é aguardar as definições oficiais estabelecidas pelas Prefeituras municipais. Até o momento, espera-se que a confirmação chegue até o final de janeiro.

Com o avanço da vacinação no Brasil, as expectativas são animadoras para que o cenário mude até fevereiro, e então, será possível finalmente curtir com os amigos uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira. 

Gostou do conteúdo e está animado para planejar o seu próximo ano? Aproveite para acompanhar outros conteúdos relacionados ao calendário brasileiro aqui na CashMe!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.