Cheque cruzado: conheça as vantagens

Cheque cruzado: conheça as vantagens
ícone de calendario

Atualizado:
26/11/2020

ícone de calendario

Publicado:
26/11/2020

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Cheque cruzado é utilizado em todas as situações as quais você deseja ter uma segurança maior em suas transações financeiras, visto que, por meio dessa prática, o valor acordado pode ser compensado apenas por meio de depósito em conta bancária. Dessa forma, diminui drasticamente a possibilidade de fraudes e roubos.

Para usufruir deste benefício tão importante, é preciso apenas desenhar duas linhas no canto superior da folha frontal do cheque.  

Entenda a seguir todos os benefícios da utilização do cheque cruzado e aprenda também como solicitar este tipo de pagamento ao seu banco.

O que é cheque cruzado?

O cheque é conceituado como um documento ao qual o emitente (dono do cheque) autoriza o banco que possui conta aberta, a debitar um determinado valor para pagar algum serviço ou produto previamente contratado, e um dos tipos mais utilizados atualmente é o cheque cruzado.

Basicamente, a principal diferença deste modelo em relação aos outros são as duas linhas paralelas desenhadas na parte superior da folha de cheque. Estes símbolos significam que o pagamento em questão não pode ser retirado na boca do caixa eletrônico, é permitido a sua compensação apenas por meio de depósito diretamente na conta da pessoa ou empresa a qual o pagamento é destinado.

Com isto, o emitente se certifica que o dinheiro foi destinado à pessoa ou empresa correta.

Vantagens e desvantagens da utilização do cheque cruzado

O cheque cruzado possibilita diversas vantagens a quem emite e ao recebedor. Segue as principais:

Vantagens 

Maior segurança

Uma vez que só é permitido depositá-lo em conta corrente, é possível sustá-lo em caso de roubo ou extravio. Dessa forma, as chances de extravios diminuem drasticamente. 

Mais organização e melhor direcionamento

O processo de compensação do cheque cruzado é mais organizado e direcionado se comparado aos outros tipos, visto que apenas o responsável pela conta corrente receberá o valor acordado.

Garantia da solicitação

Se o emitente solicitar o cruzamento, o cheque não poderá ser compensado de forma não cruzada. Dessa forma, não existem formas para burlar o procedimento padrão.

O cheque é um método de pagamento um tanto quanto simples de ser adulterado, visto que é possível adicionar palavras ou números caso seja preenchido incorretamente. Em decorrência disso, prova-se a necessidade de melhorar a segurança do processo e, com isto, afirma-se ainda mais as vantagens da utilização de cheques cruzados.

Desvantagens 

Necessidade de ter conta aberta

Para receber o valor acordado, é preciso possuir conta aberta em alguma instituição financeira. Caso contrário, torna-se inviável o envio do dinheiro.

Lentidão no recebimento

O procedimento de depósito pode demorar algumas horas ou dias para ser compensado.

Entenda como cruzar um cheque corretamente

Primeiramente é preciso preencher o cheque 100% correto para não oferecer possibilidades de alteração. Feito isto, é necessário desenhar duas linhas retas paralelas. Segue o passo a passo mais detalhado:

  • Especifique o valor do pagamento sem nenhuma rasura e com escrita legível.
  • Coloque a data.
  • Faça duas linhas paralelas no canto superior da folha frontal do cheque.
  • Assine com a mesma assinatura especificada no seu RG e no cadastro do seu banco.

Não se esqueça de preencher completamente os campos para não deixar espaços vazios. É aconselhável fazer um risco no espaço que sobrar para certificar-se de que não será escrito nada posteriormente.

Tipos de cheque cruzado

Existem três tipos de cheque cruzado:

Nominal

O cheque em questão torna-se duplamente mais seguro, pois além de proibir o saque do valor (cruzado), o banco repassará o dinheiro especificado apenas para a pessoa que estiver descrita no mesmo (nominal).

Branco

O emitente não especifica para qual banco o cheque deve ser depositado, dessa forma o espaço entre as linhas paralelas fica em branco.

Preto (Especial)

O emitente específica entre as linhas paralelas para qual instituição financeira o cheque poderá ser compensado.

É uma ação segura?

Com certeza! É Uma das formas mais seguras de emissão de cheques e evita inúmeras tentativas de roubo e fraude. Como especificado acima, o cheque cruzado e nominal torna-se ainda mais confiável, visto que possui duas barreiras de segurança.

Somado a isto, o cruzamento do cheque não pode ser cancelado, ou seja, se o emitente especificar as duas linhas paralelas na folha frontal, o valor será obrigatoriamente depositado em alguma conta corrente.

Principais tipos de emissão de cheques

Além do cruzado, os tipos de emissão de cheques mais utilizados atualmente pelos brasileiros são:

Cheque visado

É um documento emitido pela instituição bancária, no qual é especificado que existe saldo disponível na conta do emissor.

Cheque ao portador

Não é especificado o nome do beneficiário neste tipo de cheque, por conta disso qualquer pessoa consegue solicitar a compensação da quantia especificada.

Cheque nominal

É o tipo de cheque o qual o emissor especifica o nome do beneficiário. Desta forma, apenas ele tem o direito de sacar ou depositar o valor.

Com o intuito de tornar o processo ainda mais seguro, é possível combinar alguns tipos, como por exemplo nominal e cruzado. Isto determina quem irá receber e onde o dinheiro será compensado

 Conclusão

Mesmo com tantas formas de pagamentos novas, o cheque ainda é amplamente utilizado pelos brasileiros e, consequentemente, as fraudes e roubos dessa prática também circulam na mesma proporção pela vida das pessoas. É exatamente por isto que é tão benéfico a utilização do cheque cruzado, visto que as possibilidades de falsificação diminuem drasticamente.

Apesar desta prática causar uma certa demora no processo de compensação do dinheiro, os benefícios do cheque cruzado compensam. Lembre-se sempre que a segurança de suas transações financeiras deve vir em primeiro lugar!

E caso precise de crédito para suprir qualquer necessidade financeira, faça uma simulação de empréstimo com a CashMe e contrate as melhores taxas do mercado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, e se ainda estiver com alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários que teremos o prazer em te responder!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *