como expandir meu negócio

7 Maneiras de como expandir meu negócio

5 maio 2020
8min de leitura

“Como expandir meu negócio?” Essa é uma pergunta que a maioria dos empresários fazem quando sabem que chegou a hora de crescer.

E essa é uma dúvida muito comum na área de empreendedorismo e por mais que as pessoas pensem cumprir esse objetivo é impossível.

Além dos empresários, muitos trabalhadores que querem ser seu próprio chefe tem essa dúvida.

E podemos afirmar que muitos conseguem o sucesso, pois buscam por conhecimento e, com muita sabedoria, abrem a primeira unidade e expandem seu negócio rapidamente.

Em qual dos grupos você se encaixa? No grupo dos empresários, que já tem um negócio, ou no grupo que quer abrir a empresa?

Saiba que independente disso, o que vale é começar o empreendimento, ou continuar as atividades, pensando em como expandir o negócio.

No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher por onde começar para então implantar as ideias corretamente.

Por este motivo, trouxemos aqui neste post algumas dicas para ajudar você a pensar em como expandir seu negócio e ter muito sucesso. Confira!

1. Faça parcerias

Parcerias para expandir negócios

Uma boa ideia para empresas fortalecidas que já estão pensando em seu crescimento futuro é expandir o negócio trabalhando com parcerias.

Nesta opção, a expansão do seu negócio será por meio da parceria com outra empresa, unindo clientes para expandir o faturamento e o negócio.

Muitas pessoas podem achar que não vale a pena, mas isso deve acontecer por diversos pontos e o mais importante: o que melhorar?

Fazendo isso, você poderá analisar melhor os pontos que sua empresa precisa melhorar para alcançar o objetivo de expandir seu negócio.

É uma tarefa que nem sempre é fácil, porém é muito importante que ela aconteça para o crescimento da empresa como um todo.

Mas, você deve estar se perguntando: como saber que a parceria de determinada empresa é boa para expandir meu negócio?

Para isso, é preciso que a empresa parceira ofereça opções que seu negócio ainda não trabalha, mas ofereça demanda para os dois lados, por parte dos clientes.

Quer um exemplo bem simples para você entender melhor como funciona?

Vamos supor que sua empresa atua com malhas exclusivas para agasalhos de uma determinada rede de uniformes, que pode ser uma escola, por exemplo.

Para expandir seu negócio, seria mais viável fazer parceira com outra empresa de malhas, mas que atue com rede de uniformes de outras escolas.

Desta forma, você ampliará a atração dos clientes e suas vendas aumentarão muito, pois mais consumidores poderão comprar de vocês.

Mas, antes de firmar parceria com outra empresa, considere analisar muito bem alguns pontos muito importantes:

Verifique sua idoneidade, se os documentos estão corretos e se os valores e princípios que ela tem combinam com seu negócio. Tudo precisa estar de acordo.

Além disso, vale verificar a capacidade reprodutiva que ela oferece, pois o aumento das vendas implicará na produção e isso pode trazer resultados bons ou não.

Observe com muito cuidado essas informações para não prejudicar sua empresa e a expansão do seu negócio.

2. Franquias

Essa é uma das opções mais buscadas por empreendedores que desejam expandir seu negócio de maneira eficaz e ter muito sucesso.

O setor de franquias tem crescido muito nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, somente em 2015, o crescimento foi de 8,3%. 

A franquia é uma ótima opção para quem deseja expandir seu negócio sem ter muito trabalho, pois ela funciona da seguinte forma:

Sua empresa é a franqueadora e o franqueado é o responsável em tocar o empreendimento, oferecer treinamento para os funcionários, suporte e modelo de trabalho.

No entanto, o franqueado precisa pagar uma taxa para o franqueador reproduzir esse modelo completo.

Por isso, se optar por expandir seu negócio com a ajuda de franquias, dê preferência para as franquias de empresas que têm produtos reconhecidos.

Além disso, considere algumas questões de grande importância para seu futuro comercial. 

Faça uma análise da situação atual da empresa e observe os aspectos legais e internos que ela possui.

Faça, com detalhes e muito cuidado, um planejamento estratégico. Essa tarefa vai ajudar você a evitar problemas futuros.

Para isso, leve em consideração o valor da marca, seu posicionamento, sua empresas concorrentes e seus diferenciais, por exemplo, e coloque no planejamento.

Caso seja necessário, vale contratar um consultor para auxiliar você na implementação do sistema de franquias. Assim, ficará mais fácil.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Licenciamento da marca

Caso seus produtos já sejam bem conhecidos no mercado, é viável que você licencie a marca durante a expansão do negócio para não ter problemas.

Nesta opção, a marca é licenciada para outras empresas, elas por sua vez, pagam royalties, para a marca, sobre as vendas realizadas. 

Mas, o que isso significa de verdade?

É bem simples: significa que a outra empresa pode vender os produtos da marca registrada sempre que desejar, mas não pode produzi-los.

E qual a vantagem dessa opção?

Uma das principais vantagens é que o licenciamento da marca é bem simples e mais rápido doq eu você imagina.

Além disso, o investimento dessa opção é bem menor, se você comparar com outras formas de expansão de negócio. Avalie se vale para você!

Mas, lembre-se que para isso, sua marca precisa ter registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou pelo menos estar em andamento.

4. Aumente o mix de produtos

Essa é uma forma bem mais simples para quem quer expandir o negócio, mas que ajudará você a oferecerá mais opções de produtos aos clientes.

Neste caso, você pode optar por oferecer novos produtos no negócio ou serviços complementares que agregarão novas oportunidades.

E o resultado é bem fácil de entender: como você passou a oferecer mais, o cliente comprará mais e, consequentemente, passará a investir mais.

Além disso, como você aumentou sua oferta de produtos ou serviços, sua empresa poderá conquistar mais clientes, o que vai ajudar na expansão do negócio.

Aumentando o mix de produtos você terá outras vantagens de grande importância para seu negócio: 

Nos períodos de queda de venda de um determinado produto, outro poderá estará em alta, então a queda tende a diminuir.

Entretanto, para que isso aconteça, o empreendedor precisa ter muito jogo de cintura, para que a rentabilidade e a lucratividade não sejam afetadas no negócio.

5. Abra outras unidades

Outra ideia para expandir seu negócio é abrindo outras unidades da sua empresa. Vamos entender melhor como funciona essa oportunidade?

Primeiro, é importante saber que essa opção não é barata, mas que dependendo do seu perfil empreendedor, pode ajudar você e seu negócio.

Ao expandir sua empresa com essa opção, sua marca continuará centrada e você continuará tendo o domínio sobre seu negócio. Você será seu próprio chefe!

No entanto, se você avaliar que o investimento para abertura de outras unidades é alto, vale pensar em quiosques, pelo menos no começo.

Eles são as opções mais econômicas para quem quer começar a expandir o negócio e pode te ajudar neste começo.

E, caso escolha essa ideia, lembre-se de fazer um plano de negócios bem definido para no futuro migrar e abrir uma unidade.

Fazendo assim, você como empresário poderá ir estudando alguns pontos importantes de como fazer para expandir seu negócio, sem prejuízos financeiros.

6. Amplie os canais de venda para expandir seu negócio.

Se você quer ir por essa linha de investimentos não muito altos, outra boa oportunidade para expandir seu negócio é ampliar os canais de venda. 

Muitos empreendedores optam por este caminho e ampliam seus canais de venda para conquistar o objetivo.

Então, primeiro, anote esta dica: tem uma empresa física? Implante uma empresa virtual. Tem uma empresa virtual? Implante uma física!

Existem diversas opções que você pode adotar levando em consideração seu tipo de negócio e perfil empreendedor. Pesquise e escolha a melhor opção para seu negócio.

É importante saber que assim como as pessoas são diferentes, as empresas também são e existem algumas coisas que precisam ser avaliadas.

O empreendedor precisa saber que além de capital, ele precisará se esforçar muito até obter o retorno necessário. Mas, em muitos casos, vale a pena!

7. Compre uma empresa concorrente

Outra opção para expandir seu negócio é comprando uma empresa concorrente. E para isso existem duas opções: fusão ou aquisição.

As características legais de cada uma são diferentes, por isso, o empreendedor precisa analisar com cuidado e escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.

Observe, avalie e lembre-se: seu objetivo é reduzir custos, ampliar o negócio e aumentar a quantidade de cliente. Pense assim e a escolha será mais fácil!

Existem diversas opções no mercado para quem deseja expandir o negócio e fazer muito sucesso.

Entretanto, é importante que o empreendedor avalie com cuidado cada uma das opções para não se arrepender ou ter prejuízos financeiros.

Pensando desta maneira, as chances de ele acertar e ter sucesso são grandes. Por isso, a dica principal é: avalie com cuidado e sem pressa.

Gostou dessas opções? Já decidiu por qual optar? Desejamos que você tenha muito sucesso nesta jornada e que expanda seu negócio!

Se quiser saber sobre como obter empréstimo para empresas, faça uma simulação de empréstimo e solicite agora mesmo crescer seus negócios!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade