como cortar gastos de uma empresa

Como cortar gastos de uma empresa: 8 Dicas

18 nov 2019
10min de leitura

Reduzir os custos é uma ótima maneira de se economizar recursos monetários dentro de qualquer empresa. Mas, como economizar em um negócio é um tema muito importante, este não é o único caminho. Aqui você vai descobrir como economizar os gastos da sua empresa e ter mais lucro.

Assim, todo empreendedor deve estar disposto a sempre buscar por alternativas que viabilizem a redução do valor de cada um dos processos realizados para a produção da mercadoria que este oferece ao mercado.

Para lhe ajudar a encontrar um meio eficaz, no artigo de hoje, apresentaremos a você, caro leitor, alguns meios de como economizar em seus gastos e permitir que a sua empresa tenha mais lucro.

Aproveite e boa leitura!

Como cortar gastos de uma empresa

Para que seja possível realizar um melhor balanceamento dentro das finanças realizadas dentro de sua companhia, é necessário aplicar alguns métodos de controle dentro da mesma.

Além de um bom planejamento financeiro, processos que o permitam controlar toda a disposição do recurso e como este é gasto durante as ações diárias de seus colaboradores irá lhe permitir uma melhor exatidão em relação aos valores consumidos.

Assim, será possível analisar, verificando qual ou quais partes do seu negócio mais usam do seu dinheiro. Com estes dados em mão será possível realizar uma regulamentação, fazendo com que você possa economizar.

Mas não apenas de levantamentos podemos presumir que a economia será feita. Existem alguns métodos interessantes de se aplicar para reduzir os gastos internos do seu negócio.

Portanto, a seguir, apresentaremos algumas dicas para que você seja capaz de reduzir o consumo do recurso monetário. Ao implementá-las dentro da sua organização e quanto mais estas forem seguidas, os resultados se tornarão cada vez mais expressivos

Logo, as dicas são:

1. Analise seus custos

Como citado acima, analisar os custos exigidos para as atividades da sua empresa se mostra uma das etapas mais necessárias. Principalmente quando falamos de economia, especialmente em épocas de crise.

Assim, ao realizar o levantamento das atuais despesas, é possível verificar para qual etapa a maior parte do valor é direcionada. Isso permite pensar em novas abordagens para a redução monetária da atividade, ou atividades, proposta.

Somente através de uma análise detalhada é que podemos pensar, traçar e implementar uma estratégia eficaz que irá, de fato, nos auxiliar na tarefa da redução de custos empresariais.

Muitas empresas gastam muito do seu dinheiro justamente por que não possuem de um controle adequado de suas finanças. Fator este que se comprova cada vez mais necessário conforme avançamos no mercado.

Neste sentido, é importante que todas as despesas, desde os pagamentos das contas de água e luz até o salário de cada colaborador dentro da equipe. Estejam devidamente registradas. Independente do seu valor, função e até tipo, todos os custos devem, obrigatoriamente, serem levantados.

Muitas das estratégias pensadas podem ser implementadas. Até mesmo refazer o plano de telefone utilizado pela empresa já pode lhe render grandes economias. O desafio desta parte é identificar quais são os gastos e procurar minimizá-los.

2. Otimização de processos

A ineficiência dos processos utilizados pelos seus colaboradores causa, também, um grande desperdício de recurso. Aliás, eles poderiam ser melhor aproveitados em quaisquer outras áreas que a empresa precisa dispor deste valor.

Contrapartida, quanto mais eficiente é uma atividade realizada pela equipe, mais lucrativa, rentável e econômica está será, fazendo com que a sua companhia possa render cada vez mais valores expressivos.

Logo, realizar melhorias nos métodos de produção da mercadoria ou serviço que você dispõe no mercado poderá lhe render cada vez mais lucro, além de reduzir gastos internos.

Um fator comum para todos os empreendedores é o custo que uma hora extra pode ter. Custo este que irá desaparecer uma vez que a metodologia de produção da sua empresa for alterada.

Ainda que este seja uma etapa complexa e de difícil implementação, esta se vê necessária para toda e qualquer empresa que realmente deseja cortar gastos enquanto lucra.

Claro que, para que este possa ser um diferencial, será necessário investir em treinamento para a equipe. Quando alteramos os métodos, principalmente os operacionais, a reação natural daqueles que fazem parte do time será de estranheza.

Afinal, como diz o ditado, em time que está ganhando, não se mexe. Entretanto, este dito está longe de condizer com a realidade. Quando falamos do mercado comercial, toda ação para reduzir custos sem comprometer os lucros pode e será tomada sem qualquer hesitação.

Fato este que se consolida cada vez mais conforme a tecnologia se avança, visto que esta será uma grande aliada na parte de automatização e gerenciamento de processos repetitivos.

Mas esta não traz impactos apenas na sua operação, mas também dentro do tático. Um setor financeiro, por exemplo, pode vir a receber um sistema de gestão para auxiliar aqueles que pertencem a este segmento da empresa a desempenhar suas atividades de maneira mais simples, rápida e dinâmica.

Melhorias de processo sempre irão dar a preferência por tarefas que se tornem cada vez mais simplificadas. O tempo também é um grande fator no gasto descontrolado e quando utilizamos pouco deste para realizar uma atividade, o custo da mesma diminui.

3. Busque por renegociações

Em algum momento durante suas atividades você já parou para verificar as compras realizadas e os serviços que a sua corporação contratou nos últimos meses e o quão custosos estes foram?

Seus fornecedores possuem verdadeiramente o melhor preço do mercado, tornando-os capazes de oferecer um produto que seja o verdadeiro diferencial que busca, por um preço justo?

Estes ainda representam, em termos de preço e prazo, referência no mercado? A negociação com estes está sendo conduzidas das melhores formas para beneficiar o produto que você vende?

Caso nunca tenha se feito estas perguntas, é hora de fazê-las. Ainda que ser fiel a um fornecedor lhe renda grandes vantagens, é sempre importante estar atento ao preço da concorrência e como esta os pratica.

Este tipo de informação pode ser extremamente útil para você, visto que através desta será possível solicitar uma renegociação de preço, onde a empresa fornecedora pode lhe fazer uma proposta mais interessante do que sua prévia.

A eventual troca de fornecedores, em alguns casos, pode vir a ser a solução para reduzir os custos que tanto procura. Apenas procure sempre verificar se o produto de uma nova negociação cumpre, em qualidade, as vantagens que a outra lhe oferecia. Assim, você evitará afetar outros setores da empresa.

4. Considere uma terceirização

Tendo cada vez mais destaque no mercado, esta vem se tornando, cada vez mais, um processo comum dentro de diversos negócios, sejam estas micro, pequenas, médias ou grandes empresas, em praticamente todas as áreas do mercado.

Terceirização é uma alternativa para todos aqueles que desejam economizar com a contração de uma equipe. A seleção do time que lhe será disposto geralmente não será realizada por você. Neste caso, é a empresa proprietária dos contratos com colaboradores que estará a encargo de lhe encaminhar o pessoal.

Esta escolha impacta diretamente nos recursos financeiros da empresa, visto que nesta haverá a redução de custos fixos, além de outras despesas que serão necessárias serem pagas.

Terceirizar não abrange somente aos profissionais que possuem de uma demanda de trabalho esporádica. Estes também podem ser contratados, mas só serão em caso de extrema necessidade.

5. Crie metas

Enquanto você cria a estratégia para realizar de como economizar nos processos de custo da sua entidade, trace metas condizentes com a realidade, permitindo que possa vislumbrar, com maior clareza, a proximidade a seu objetivo.

Nenhum ponto final pode ser alcançado sem antes, primeiro, a pessoa tenha passado orgulhosamente por cada degrau durante esta escalada dentro do mercado comercial de nosso país.

Portanto, faça uma verificação e crie metas para conseguir realizar o abatimento da conta.

Um bom exemplo para ilustrar esta situação é onde um determinado interessado ainda gasta uma boa quantidade de seu dinheiro pagando uma linha fixa. Assim, será o seu trabalho procurar por meios que sejam mais eficazes para realizar as tarefas que dependiam desta linha. Vide uma boa saída para esta situação o Whatsapp e o Skype, que já a muito contam com as ferramentas de ligação.

O verdadeiro ponto é que, através da análise dos custos e a criação de novas estratégias para reduzir os gastos, a empresa deve, continuamente, definir novas metas para alcançar cada vez mais o objetivo de reduzir os gastos.

6. Envolva os colaboradores

Uma equipe engajada lutará, juntamente a empresa, para que  a organização possa alcançar o seu objetivo. Quando um colaborador se encontra engajado no local, este fará de tudo para transformar o ambiente no cenário ideal.

Só é possível alcançar o seu objetivo esperado em relação a redução de custos quando se possui de total apoio da equipe do local. Sem estes, será impossível que consiga fazer a empresa crescer.

Para traçar uma melhor estratégia que abordará a fidelização do cliente interno, mostre a este o quão importante ele é. Uma tática interessante é deixar com que este participe do processo de criação da estratégia, permitindo-o estar a par do plano como um todo.

Mostre a ele o quanto a redução dos custos e a melhoria dos processos pode ser interessante para todos, influenciando todos os segmentos internos do seu negócio e por que esta tentativa deve ser levada a sério.

Outro meio de se obter engajamento do cliente interno é fazer com que este faça parte da formulação da estratégia. Vale ressaltar que se trata do processo de criação do zero, ao contrário de outras medidas utilizadas no mercado.

Tenha sempre em mente que, pelo fato do operacional estar em contato direto com o produto qual você distribui, este ainda pode lhe oferecer diversas ideias para o melhoramento dos processos que estão envolvidos na produção.

Quando a sua equipe o ajuda a descobrir soluções viáveis para este tipo de problema, estes se sentirão cada vez mais motivados e procurarão estar mais engajados com toda e quaisquer ações relacionadas a entidade, potencializando seus resultados.

7. Implante banco de horas

Uma alternativa extremamente válida para aqueles que desejam fugir dos diversos custos implicados pelas horas extras, o banco de horas é um grande ajudante ao ser implementado.

Um fato comum entre todos que possuem de uma empresa é que o gasto para se manter o quadro de colaboradores disponíveis no local após seu horário de trabalho é, de fato, muito custoso.

Assim, grande parte das empresas do mercado passaram a aderir pelo banco de horas ao invés das horas extras. Ainda que o colaborador não veja tanta vantagem nesta em relação a sua antecessora, visto que as horas não são mais revertidas em dinheiro, este modelo ainda pode ser extremamente beneficial para os dois lados.

Portanto, apresente a estes os benefícios que podem obter ao utilizar do banco de horas e como as vantagens obtidas através do acúmulo destas podem e deverão ser utilizadas por cada integrante do time.

8. Verifique as formas de contratação

Processos trabalhistas, dispensas e multas podem ser inesperadas fontes de gastos para qualquer empresa, representando uma grande dor de cabeça para qualquer empreendedor do mercado.

Mantenha-se atento no momento em que for realizar uma contratação de um novo colaborador. Muitas empresas dentro do mercado fazem uma contração como prestação de serviço em situações em que está não é a mais recomendada e acabam por responder a um processo trabalhista.

Portanto, reveja os métodos de contração da sua empresa, permitindo que evite alguns problemas futuros com leis trabalhistas. Se, para o funcionário, seu serviço deveria ser mais caro, imagine para as empresas, ao demitirem este.

Como economizar na empresa demanda poucos passos

Como acompanhamos durante o artigo, estes oito passos permitiram que você possa fazer a economia do recurso monetário interno de uma empresa. Assim, no pior dos casos, você não estará com tantos problemas, fazendo com que a opção de fechar as portas seja uma das melhores.

Para aqueles que desejam investir dentro de seus negócios, a CashMe oferece os melhores pacotes do mercado de empréstimo com garantia de imóvel, com as menores taxas do mesmo. Juntos, vamos mais longe!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade