Como economizar no Dia das Mães?

Como economizar no Dia das Mães?
ícone de calendario

Atualizado:
27/04/2021

ícone de calendario

Publicado:
27/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Como deixar a sua mãe feliz no Dia das Mães sem gastar muito dinheiro? Essa pergunta é feita com maior frequência no mês de maio pois é nele que homenageamos nossas figuras maternas. E a boa notícia é que é possível sim deixá-las felizes sem comprometer o seu orçamento mensal.

Essa data comemorativa é a segunda mais rentável para o comércio brasileiro e a expectativa é sempre alta para os comerciantes e lojistas. No entanto, o endividamento das famílias brasileiras é tão expressivo quanto. 

Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você economizar e ainda garantir que sua mãe fique muito feliz. Leia o conteúdo até o final e confira!

Como surgiu o Dia das Mães?

A ideia de criar um dia para celebrar as mães surgiu graças a Anna Jarvis, filha de Anna Maria Jarvis, uma ativista que criou ONGs para amparar mães que haviam perdido seus filhos de forma precoce. Após a morte de sua mãe, Anna Jarvis lutou para que um dia fosse dedicado especialmente a todas as figuras maternas. 

Como sabemos, isso atingiu proporções tão grandes que o então presidente americano Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de Maio para esse fim.

No Brasil, o segundo domingo de maio foi oficializado como o Dia das Mães apenas em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, que atendeu a apelo da população que compreendia a importância da valorização da mulher na sociedade. Coincidentemente, foi aproximadamente nessa época que as mulheres alcançaram finalmente o direito ao voto.

Quando é comemorado?

O Dia das Mães é uma data comemorativa adotada nos mais diversos países, uma vez que celebra a pessoa que nos trouxe ao mundo, e por conta disso, uma das pessoas mais importantes de nossas vidas.

Para o comércio brasileiro, a data é a segunda mais importante, perdendo apenas para o Natal. Isso acontece especialmente por questões emocionais e afetivas, uma vez que a figura materna tem grande relevância em nossa cultura.

Outro motivo pelo qual essa data é um sucesso é a ampla variedade de presentes que é possível comprar, tais como produtos de beleza, roupas, eletrodomésticos, comida, cursos, viagens, entre outros. 

9 dicas para economizar no presente do dia das mães

E para que você possa surpreender sua mãe, sem prejudicar o seu bolso, separamos algumas dicas de presentes de Dia das Mães. Confira a seguir!

Priorize os presentes sentimentais

Para homenagear a sua mãe, você não precisa necessariamente comprar algo físico. Você pode presenteá-la com criatividade e elaborar algo feito por você mesmo, como artesanatos, álbuns de família, refeições, reformar algum objeto que ela gosta muito etc.

Escolha o presente compartilhado

Compartilhar o presente é uma ótima ideia! Caso você tenha irmãos, é possível se juntar a eles e comprar um único presente. Com isso, o preço será dividido entre todos e não pesará no bolso de ninguém.

Pesquise e compare antes de comprar

Pesquise o presente que você está procurando em várias lojas, shoppings e sites, pois os preços variam muito. E quando você encontrar o mais barato, compre! Além disso, fique muito atento com as promoções também!

Não deixe para última hora

Não compre o presente na véspera do Dia das Mães, pois nessa época os produtos com os melhores descontos já acabaram ou as melhores promoções já foram finalizadas. 

Além disso, as lojas e shoppings geralmente estão lotados nesse dia, e como a procura é alta, os lojistas não se interessam em dar muitos descontos.

Experiências inesquecíveis

Uma ótima opção de presente de Dia das Mães é proporcionar experiências inesquecíveis para a sua mãe, tais como montar um belo café da manhã, levá-la para um piquenique no parque, planejar um dia de beleza no salão, ou até mesmo comprar um vale massagem.

Não saia de casa sem saber o quanto pode gastar 

Essa dica é uma das principais para você não extrapolar o seu orçamento: estipule o valor máximo que você pode gastar e vá ao shopping ou entre no site com esse valor em mente, e não ultrapasse esse limite. É preciso ser muito firme e disciplinado para cumprir essa dica, mas sabemos que você é!

Negocie descontos

Sempre negocie descontos em todas as lojas que você for. E se estiver comprando online, utilize todos os cupons de descontos que você tiver acesso. Essas pequenas ações fazem toda a diferença no valor final que você terá que pagar.

Cuidado com falsas promoções

Pesquise os valores do presente que você deseja comprar com antecedência, e quando chegar próximo ao dia das mães, compare se os valores promocionais realmente contém descontos ou se são apenas enganações.

Vale presente

Essa é uma ótima dica para não extrapolar o seu orçamento! Defina a quantia máxima que você pode gastar e compre um vale presente com esse valor. Dessa forma, você não ultrapassa o seu limite e a sua mãe compra exatamente o que ela quer e precisa.

É importante destacar que se você está apertado de dinheiro e não possui uma margem para comprar algo para a sua mãe, não se endivide por isso! Dê preferência a presentes sentimentais ou feitos por você mesmo, como refeições cozinhadas em casa ou até mesmo um álbum de fotos. E não se esqueça de ser criativo!

Conclusão 

O Dia das Mães é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, visto que comemora a pessoa que nos trouxe ao mundo. Mas não se esqueça: você não precisa se endividar e comprar um presente caro para que sua mãe fique feliz. É possível fazê-la se sentir extremamente amada com pouco dinheiro e muita criatividade. 

Não se esqueça que a CashMe pode te ajudar a realizar os seus sonhos e os da sua mãe também! Se precisar de crédito, faça uma simulação de empréstimo e contrate as melhores taxas!

Gostou das nossas dicas e acredita que elas podem ajudar seus amigos e familiares? Então compartilhe com todos!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR