Construcard

Construcard da Caixa: vantagens e desvantagens

30 nov 2020
5min de leitura

A Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito chamada Construcard a qual é destinada para a compra de materiais de construção. Entretanto, como qualquer opção de empréstimo, o Construcard possui vantagens e desvantagens, e esses fatores podem ser relativos ao tamanho e finalidade da sua obra.

Ficou curioso para descobrir tudo sobre o Construcard? Leia o post a seguir!

O que é Construcard e como funciona

O Construcard é uma linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal exclusiva para a compra de materiais de construção em lojas conveniadas.

Ao contratar esta linha de crédito, você recebe um cartão de débito e possui até 6 meses para comprar tudo o que precisa para construir sua sonhada casa ou reformá-la, e o pagamento do empréstimo deve ser feito em até 240 meses. Lembrando que os lojistas recebem o pagamento no momento da compra, tornando assim uma opção vantajosa para os empresários também.

O Construcard possui 2 fases principais: utilização, a qual é destinada à compra do material, e amortização do saldo devedor, a qual é destinada ao pagamento mensal das prestações até a quitação total do financiamento. Na primeira fase, você deve apenas pagar os juros dos valores utilizados. O sistema de amortização utilizado é a Tabela Price e a taxa de juros aplicada é a partir de 2,5% ao mês.

Tenha em mente, que é extremamente importante ter os projetos em mãos no momento da compra dos materiais para não faltar insumos ou não comprá-los em quantidades acima do necessário. Por isso, contrate profissionais competentes para dimensionar os projetos e também para executar a obra.

O que pode ser comprado no Construcard

O site oficial do Construcard específica alguns itens mais comuns da construção civil e que podem ser financiados, tais como: caixa d’água, tinta, piscina, sistema de geração de energia solar, pisos, iluminação, móveis planejados, tijolos, esquadrias e telhas. Caso tenha dúvida se a compra de algum material específico pode ser financiado, pergunte em uma das milhares lojas cadastradas no programa da Caixa.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens e desvantagens do Construcard

Assim como qualquer linha de crédito, o Construcard possui vantagens e desvantagens. Confira a seguir os principais:

Vantagens

  • Facilidade no momento da compra, visto que as prestações são debitadas automaticamente direto da sua conta-corrente;
  • Prazos de quitação flexíveis, os quais duram até 240 meses;
  • Condições especiais para quem apresentar garantias (alienação fiduciária de bem imóvel, caução de aplicações financeiras e/ou alienação fiduciária de veículos) e também para aqueles que recebem seus salários na Caixa;
  • Existem milhares de lojas de materiais de construção cadastrados no programa espalhadas por todo o território brasileiro. Consulte seus endereços!
  • É possível verificar saldos e extratos pelo aplicativo ou pela internet. Além disso, as informações das compras realizadas são enviadas por SMS.

Desvantagens

  • Os juros do Construcard são um tanto quanto alto;
  •  O limite de crédito tende a ser baixo, não cobrindo todas as necessidades do cliente;
  • Não é permitido a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitação do débito;
  • O empréstimo não é permitido para pagamento de mão de obra, apenas para materiais de construção.

Quem pode contratar e quais documentos são necessários

Os requisitos para a contratação do Construcard são: ser maior de 18 anos, possuir conta corrente na Caixa Econômica Federal e ser aprovado nas avaliações de cadastro e de risco de crédito.

Documentação 

E os documentos que você deve apresentar ao banco são: 

  • Documento de Identidade (RG ou CNH); 
  • CPF; 
  • Comprovante de residência: 
  • Comprovante de renda atualizado; 
  • Documentos da garantia (caso solicitado); 
  • Comprovante de propriedade do imóvel (carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel ou, no caso do imóvel financiado pela Caixa, comprovante impresso por empregado Caixa, na agência).

Caso o imóvel seja de terceiros, é preciso uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida, do proprietário do imóvel a ser reformado, além do comprovante da propriedade.

Como contratar

A contratação é composta de 3 passos simples: 

  1. Apresente a documentação solicitada. Com base nestes dados, a agência da Caixa de sua preferência realizará a pesquisa cadastral e análise de risco de crédito;
  2. Assine o contrato e receba seu cartão;
  3. Utilize seu cartão em todas as lojas cadastradas, após o desbloqueio do mesmo.

Posso usar o FGTS para quitar o saldo devedor do Construcard

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) geralmente é utilizado para quitar o saldo devedor de alguns tipos de financiamento imobiliário, entretanto não é permitido utilizá-lo para o pagamento do Construcard. Apesar de ser uma linha de crédito do setor imobiliário, a Caixa Econômica Federal não permite a utilização do FGTS.

Como declarar o Construcard no IRPF

Segundo o site de notícias da Caixa Econômica Federal, o Construcard, assim como todos os outros financiamentos imobiliários emitidos pela Caixa, deve ser declarado na ficha de Dívidas e Ônus Reais. O extrato para imposto de renda pode ser obtido no site da Caixa, Internet Banking ou app Habitação Caixa (Google Play e App Store).

Conclusão

Depois de ter lido este texto, você provavelmente está se perguntando se vale a pena contratar o Construcard, e a resposta é: Depende.

Esta linha de crédito é vantajosa para quem deseja financiar os materiais referentes à apenas uma parte da obra ou para pequenos reparos ou ampliações. Entretanto é preciso ter em mente que não é permitido utilizar os valores financiados para pagar mão de obra.

Lembrando que qualquer tipo de financiamento deve ser feito com muita responsabilidade e planejamento financeiro, uma vez que geralmente ocupa uma parcela significativa do orçamento mensal da maioria das famílias que os contratam.

Caso não seja a sua situação, procure outras formas de financiamento como o empréstimo para reforma. Confira as melhores opções de crédito para você! Faça uma simulação e contrate as melhores taxas do mercado!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

5 pensamentos sobre “Construcard da Caixa: vantagens e desvantagens

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Shirlei! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Alinny! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade