O que é CRECI para corretores e como retirar

ícone de calendario

Atualizado:
11/09/2020

ícone de calendario

Publicado:
18/12/2019

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
2

Redação CashMe

Redação CashMe


Para todo corretor que exerça a profissão ou que já tenha se aposentado da mesma, estes entendem muito bem do que se trata tal. Mas, e você, sabe o que é e qual a importância do CRECI?

Provavelmente, por ser alguém que está fora da profissão, nunca deve ter chegado a seus ouvidos o que este significa. E ainda que tenha chego, a probabilidade das informações serem apenas por cima é alta.

Assim, neste artigo de hoje, lhe apresentaremos mais sobre o que é CRECI e do que este se trata. Além disso, ao terminar de ler este, será do seu entendimento o por que este é tão impactante na vida dos corretores.

O que é CRECI?

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis, também chamado de CRECI, foi criado em 1962, surgindo com o intuito de fiscalizar o trabalho dos profissionais formados nesta área, assim como o das imobiliárias.

De acordo com a Lei Federal 6530/78, somente aqueles que foram autorizados pelo CRECI podem realizar registros de propriedades. Ou seja, todos os corretores de imóveis devem estar inscritos na lista deste órgão do estado a qual pertencem para que possam desempenhar seus papéis.

Este irá fiscalizar as atividades imobiliárias e, caso julgue como necessário, pode cassar o registro daquele que estiver trabalhando como um corretor ilegal e punir este de acordo com a lei.

O objetivo desta fiscalização é garantir total segurança durante todo o processo de compra e venda imobiliária, fazendo com que todas as transações deste tipo no país sejam realizadas de maneira correta.

O que é CRECI para os corretores?

Além deste garantir a segurança durante toda e qualquer transação de imóvel realizada dentro do Brasil, este registo ainda garante ao consumidor que o corretor é formado e tem a credibilidade e competência para que possa exercer a sua função. Isto torna as negociações efetuadas durante a aquisição muito mais tranquilas e seguras.

É válido ressaltar que, para se obter o CRECI, o profissional deverá realizar a formação em um curso técnico ou superior. O mais recomendado é ter passagem por ambos, para que esteja a par de tudo a desrespeito do mercado.

O órgão exigirá que todo e qualquer atuante da área esteja capacitado e possua do seu diploma reconhecido pela instituição pela qual passou, garantindo a autenticidade do documento apresentado.

Cursos como Curso Técnico em Transações Imobiliárias, Curso Superior Sequencial, Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócio Imobiliários são alguns dos que podem ser feitos para que o profissional seja qualificado.

Como tirar o creci?

Para aqueles que estão interessados em se tornar corretores de imóveis, é importante perceber que, para conseguir tal documento, você terá de passar por algumas etapas para conquistá-lo.

Apresentaremos agora alguns passos a serem tomados para que alcance seu objetivo de maneira mais fácil, e possa realizar a sua vontade de adentrar ao ramo. Estes passos são:

Curso de corretor de imóveis

Antes de mais nada, será necessário se formar em um dos cursos solicitados pelo órgão, como os anteriormente citados aqui no artigo. Somente com o documento em mão será possível solicitá-lo.

Para isto, será preciso que você procure qualquer instituição de ensino em sua região que disponha destes, e cursar os semestres até que o mesmo chegue a sua conclusão, tornando-o, reconhecido por esta, capaz de exercer a função.

É interessante saber que isto não está diretamente ligado a aulas presenciais. Caso deseje adentrar a tal mercado mas não possua tempo, as aulas a distância também são aceitas para lhe dar a formação necessária.

Estágio obrigatório

Uma vez que esteja matriculado e tenha começado a assistir as aulas, é normal que este, em alguma etapa, exija de você um estágio obrigatório. Afinal, este é um meio válido para se adquirir experiência.

Para que seja possível realiza-lo, será necessário solicitar ao CRECI um registro de estágio. Acesse o site do órgão que esteja localizado no seu estado, preencha todo o formulário, imprima, assine, recolha todos os documentos devidos e pague as taxas que serão solicitadas.

Por fim, dê entrada no protocolo em qualquer delegacia sub-regional ou seccional próxima a sua localidade.

Registro do CRECI

Uma vez que tudo isto tenha se passado e a conclusão do curso tenha sido realizada, logo, o interessado será possuidor do diploma e estará apto a solicitar o registro oficial do CRECI.

É possível fazer este processo de maneira presencial ou pelo site que este possui. Os passos deste são os mesmos da etapa anterior, apenas atentando-se a optar pelo campo certo, e não o dos estagiários.

Conclusão

Este é um órgão extremamente importante para os corretores, visto que é somente através deste que se pode obter a licença para trabalhar como tal. Ainda sim, este agrega muito valor ao cliente, visto que seus padrões exigidos garantem a qualidade e satisfação do mesmo.

Para aqueles que desejam investir em negócios  imobiliários, a CashMe oferece ótimos valores de empréstimo com garantia de imóvel para tornar seu sonho em realidade. Consulte-nos hoje mesmo e venha ser CashMe!

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais:


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nelza Gomes Ribeiro

Nelza Gomes Ribeiro no 11/03/2020 a partir do 15:43

Estou interessada em fazer o curso,mas não sei endereço na minha cidade Porto Alegre - RS... Obrigada por informar

CashMe

CashMe no 12/03/2020 a partir do 18:06

Olá, Nelza! A CashMe é uma empresa que empréstimo com garantia de imóvel e não vendemos cursos por enquanto. Você pode ter mais informações sobre CRECI por esse link.

2 Comentários

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR