Entenda como funciona o empréstimo da Crefisa

ícone de calendario

Atualizado:
29/10/2020

ícone de calendario

Publicado:
29/10/2020

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


Crefisa é uma empresa que, entre outros produtos, oferece empréstimo pessoal para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Para esses perfis, é possível contratar empréstimo mesmo estando negativado.

A busca por crédito pode aparecer em diversos momentos ao longo da vida. Por outro lado, é grande a diversidade de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar no país. Por isso, para cada situação e perfil de consumidor existirá um tipo de crédito mais adequado. 

Em algumas épocas, o perfil do consumidor permite aproveitar a taxa de juro baixa do crédito consignado ou do empréstimo com garantia. Em outras, empréstimos pessoais são a opção viável. Para escolher o mais adequado, é preciso pesquisar e conhecer bem as empresas atuantes. Neste artigo, apresentaremos como funciona o empréstimo da Crefisa.     

Para quem a Crefisa empresta dinheiro

A Crefisa é uma empresa fundada em 1964. Além do histórico, ela está entre as instituições financeiras com funcionamento autorizado pelo Banco Central – um dos itens importantes na lista de precauções a serem tomadas para contratar um crédito seguro. 

Um dos serviços mais conhecidos da empresa é o empréstimo pessoal. Essa linha de crédito atende:

  • Aposentados e pensionistas beneficiários do INSS;
  • Servidores públicos;
  • Beneficiários de fundos de previdência privada e empregados vinculados à CLT em empresas de economia mista.

Ainda é possível conseguir empréstimo na Crefisa antecipando o Imposto de Renda e o 13º salário ou comprovando renda através de vínculo com empresa privada. Recentemente, o empréstimo consignado para beneficiários do INSS também passou a ser oferecido.

Quem é autônomo pode fazer empréstimo na Crefisa?

Esses são perfis de pessoas físicas para quem a Crefisa direciona seus produtos de crédito. Entretanto, há pouco tempo, foi disponibilizada a antecipação de duplicatas – uma opção para quem possui CNPJ. 

Nessa modalidade, o banco concede um valor de crédito baseado nos pagamentos que a pessoa jurídica tem previsão de receber futuramente. Essa é uma forma que empreendedores encontram para conseguir capital de giro. 

Segundo o site da Crefisa, esse produto é destinado para empresa que:

  • É MEI, ME ou LTDA;
  • É de São Paulo (capital) ou da região do ABC paulista;
  • Tem mais de 3 anos de constituição;
  • Tem faturamento mensal.

Quem tem nome sujo pode fazer empréstimo na Crefisa?

Negativados podem contratar empréstimo pessoal na Crefisa desde que sejam funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS e, claro, passem pela aprovação da empresa após a análise do perfil e da documentação. 

Ser uma instituição que faz empréstimo para negativado é um dos principais fatores que fazem a Crefisa ser conhecida entre a população. Essa informação é importante, principalmente, porque muitos brasileiros com o nome sujo acabam encontrando dificuldade para conseguir crédito e sair de situações emergenciais.  

Entretanto, vale sempre lembrar que, nessas ocasiões, a taxa de juros é muito mais alta do que para consumidores com o nome limpo. Além disso, a modalidade do empréstimo pessoal já é uma das opções com juro mais alto quando comparada às modalidades de crédito que têm garantia ou consignação de um benefício. 

O que é necessário para fazer um empréstimo na Crefisa

É importante ressaltar que, estando com o nome limpo ou não, toda solicitação de empréstimo pode ser negada por uma instituição financeira. Porque, mesmo que não consulte órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, a empresa tem seus próprios critérios de análise.

Ou seja, ter uma determinada linha de crédito destinada ao seu perfil (como as linhas especiais para pensionistas, MEIs, funcionários públicos etc) não significa que o empréstimo será aprovado. São exigências da Crefisa, por exemplo, ter um CPF em situação cadastral regular e comprovar renda. 

Empréstimo pessoal ou antecipação de 13º

Segundo o site da empresa, se o consumidor procura um empréstimo pessoal ou antecipação do 13º, os documentos necessários são:

  • RG e CPF originais; 
  • Comprovante de residência atual original; 
  • Dois últimos comprovantes de rendimento originais; 
  • Dois últimos extratos bancários originais com crédito do último salário. 

Antecipação de Imposto de Renda

No caso da antecipação de Imposto de Renda, é preciso apresentar todos os documentos citados anteriormente mais o recibo de entrega da declaração do IR e os extratos bancários originais (conta crédito salário e conta destinada à restituição do IR). 

Empréstimo para aposentados e pensionistas

Já para o beneficiário do INSS que recebe por cartão magnético, será necessário apresentar os documento requisitados para empréstimo pessoal, o cartão magnético original ou o comprovante original do último saque, INFBEN ou HISCRED.

Como é feito o empréstimo da Crefisa

O empréstimo é feito em pontos de atendimento físico, pelo aplicativo Crefisa Mais, pelo site, ligação telefônica e, agora, também pelo WhatsApp. 

Uma das vantagens da Crefisa é o fato da análise do crédito ser feita na hora. Então, é importante se adiantar e já deixar separada a documentação necessária para a sua modalidade de empréstimo, pois o fornecimento dessas informações é uma parte fundamental para ter o crédito aprovado. 

Qual é a taxa de juros da Crefisa

A melhor forma de saber a taxa atualizada da empresa é entrando em contato por um dos canais disponíveis. Entretanto, segundo o relatório do Banco Central, a taxa de juros para o crédito pessoal não consignado da Crefisa ficou em 20,75% ao mês entre 30 de setembro e 06 de outubro de 2020. 

Foi a quarta maior entre as instituições analisadas na modalidade e com encargo pré-fixado. A taxa é alta se compararmos à das 25 primeiras empresas, que não ultrapassaram os 3,58% ao mês. É claro que a taxa de juros varia e também devem ser considerados outros fatores como prazo de pagamento e, principalmente, o Custo Efetivo Total.  

Outras opções de empréstimo

Na busca por crédito, é sempre importante conferir todas as opções disponíveis para o seu perfil. Nem sempre a mais conhecida ou aparentemente menos burocrática e demorada será a melhor alternativa. Pesquisando com calma e analisando as vantagens que você tem a oferecer e negociar com o banco, é possível encontrar condições mais favoráveis. 

O empréstimo pessoal é sim uma possibilidade de conseguir crédito. Entretanto, por não envolver garantias, costuma ter taxas de juros mais elevadas que outras modalidades. 

Empréstimo consignado

Uma opção é o empréstimo consignado, nela é possível conseguir como crédito o equivalente a até 30% do seu salário. A parcela da dívida é descontada diretamente do folha de pagamento ou benefício do consumidor. Isso dá uma certa segurança ao banco e diminui o risco de inadimplência, favorecendo a obtenção de taxas de juros menores.

Empréstimo com garantia

Outra opção são os créditos que usam bens como garantia. A exigência de colocar um bem quitado na negociação faz com que essa modalidade tenha uma das melhores condições de juros do mercado. No caso de empréstimos com garantia de imóvel, o crédito pode chegar a até 60% do valor de avaliação do bem. 

Conclusão

A Crefisa tem quase 60 anos de experiência. Ela é conhecida principalmente por oferecer crédito pessoal a funcionários públicos, pensionistas e aposentados. Inclusive, na empresa, consumidores com esse tipo de renda podem conseguir empréstimo estando negativados. Tudo, é claro, após ter a aprovação do crédito.

Entretanto, a modalidade de empréstimo pessoal não é o tipo de crédito com a taxa de juros mais atrativa do mercado – chegando a 20,75% ao mês no início de outubro de 2020 na Crefisa.

Se você precisa de crédito e quer conhecer outras opções além da Crefisa, pesquise sobre modalidades como o empréstimo com garantia. Na CashMe, além de fazer empréstimo online com garantia de imóvel, você tem as taxas mais baixas, prazos mais longos e uma margem de crédito a partir R$ 100 mil. Faça uma simulação!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR