Quais as principais funções do corretor de imóveis

Quais as principais funções do corretor de imóveis

16 dez 2019
5min de leitura

Um corretor de imóveis se trata de um profissional que participa durante nossas transações de compra e venda de uma propriedade em questão. Mas, isto é algo que se trata de um conhecimento comum.

Entretanto, este profissional vai muito além de somente participar ativamente desta etapa da transação, tendo um papel fundamental por toda esta. E este detalhes nós pouco conhecemos.

Por isto, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, as principais funções que envolve um corretor de imóveis e como estas irão impactar diretamente na aquisição de um bem em seu nome.

Aproveite e boa leitura!

Corretor de imóveis é muito mais do que visitar locais

Para aqueles que pensam que corretores de imóveis tratam apenas de apresentar as casas, está muito enganado. Este possui funções muito maiores do que apenas realizar tais visitas.

Quando entramos em contato com tal atuante, este irá nos auxiliar durante todo o processo de aquisição, tirando todas as nossas dúvidas e garantido que a compra seja feita de maneira totalmente segura.

Assim, é importante perceber em quais quesitos este irá guiá-lo até a realização de seu sonho. Estas funções são:

Corretor de imóveis também realiza a intermediação

O corretor atuará como a via de intermediação entre o interessado e o vendedor do imóvel em questão, permitindo que ambos possam a chegar em um acordo de maneira muito mais fácil.

Este também será responsável por levar as informações de um até outro, visto que, em grande parte dos casos, o proprietário do local 

Corretor de imóveis faz avaliar e informar

Outra função extremamente importante que este cumpre é a de avaliação e informação referente aos imóveis que estejam sob vigência da imobiliária para quais este trabalham.

Este dever estar apto a responder e informar o comprador de quaisquer dúvidas sobre a casa ou apartamento que este esteja interessado em adquiri, assim como deve apresentar e destacar os principais aspectos do bem.

Logo, ele atuará como um profissional de negociações e consultoria prestada a propriedade, permitindo-o garantir o integridade desta assim como da transação em questão.

Sendo assim, é tarefa do corretor de imóveis deixar o cliente ciente de cada característica que existe no imóvel ou, até mesmo, no bairro e região em que este se encontra.

Este pode apresentar parâmetros, comparando regiões, permitindo que a pessoa a qual o procurou possa entender melhor as vantagens da região, as qualidades da residência, se esta tende a valorizar o bem e quais são as vantagens comerciais oferecidas na mesma.

Corretor de imóveis é responsável por documentações

Sendo um dos papéis mais importantes que o corretor deve realizar, a documentação da propriedade engloba diversos aspectos importantes referentes a mesma, trazendo uma maior segurança tanto para a imobiliária quanto para as partes envolvidas no acordo.

Transações imobiliárias envolvem uma quantidade exorbitante de papelada, ocasionando em diversos e mais diversos processos burocráticos, para que, no fim, o interessado possa adquirir, de maneira totalmente legal, o bem em questão.

Este profissional o ajudará de maneira a facilitar estes passos e economizar, e muito, o seu tempo, além de explicar cada mínimo detalhe referente a todos os critérios citados dentro do contrato e as obrigações a serem assinadas.

Logo, com o auxílio deste, é possível entender como cada trâmite funciona, economizando tempos e evitando diversas dores de cabeças que podem aparecer conforme estas etapas avançam.

O que um bom corretor de imóveis precisa saber

Para que se possa conseguir um profissional deste tipo que seja eficiente, é preciso saber identificar quais as características estes precisam possuir, a fim de prospectar um atuante eficiente.

Observe se aquele que você esta em contato possui de:

  • Ter um bom conhecimento técnico dos imóveis que se propõe a vender;
  • Compreender os fatores que influenciam o preço da propriedade e o uso de crédito imobiliário.
  • Compreender corretamente o que deve ser feito no âmbito legal para não gerar complicações quanto ao pagamento e liberação de documentos;

Entre as várias qualidades, estas são as mais importantes para o interessado. Ainda que o mesmo ofereça facilitações, para as informações, as citadas acima são mandatórias.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Corretor de imóveis autônomo?

Este é um dos diversos setores que pode ter seu profissional autônomo. Por conta dos diversos períodos de crise no país, abrir um escritório individual se tornou uma realidade para muitos.

Corretores autônomos trazem, em sua predominância, um serviço focado consultoria, prestando avaliações e fazendo a corretagem, terminando por definir um valor mais condizente da propriedade.

Ou seja, este é como um contador imobiliário. Ainda que o mesmo também possa exercer a função original, prestando serviços a outras imobiliárias, este ainda será mais procurado por pessoas físicas do que jurídicas.

Logo, seu serviço será mais visto por pessoas que desejam vender suas casas, e procuram por uma consultoria mais barata que no mercado.

Corretor de imóveis trata de diversos assuntos

Como podemos observar ao longo do artigo, este profissional é responsável por muito mais que uma simples visita. Contato os serviços de um deste para garantir a integridade da compra.

Para aqueles que desejam investir em imóveis, a CashME oferece ótimos preços de empréstimos, junto as menores taxas de mercado. Faça uma consulta hoje mesmo e venhha se tornar CashMe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este em suas redes!

Confira também:

Valor venal de referência: como é feito o cálculo

O que é ITBI e qual a sua importância para um imóvel

Como diminuir as despesas de uma empresa?

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade