Dia da costureira: saiba a importância dessa data comemorativa

Dia da costureira: saiba a importância dessa data comemorativa
ícone de calendario

Atualizado:
17/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
19/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Por meio do trabalho artesanal das costureiras, são produzidos muitos dos itens essenciais no nosso dia a dia: roupas, sapatos e outros itens. Por isso, separar um dia para comemorar a função dessas trabalhadoras é essencial. No Brasil, a comemoração acontece em 25 de maio.

Seja atuando em empresas do ramo têxtil ou de forma autônoma, as costureiras são essenciais para movimentar um setor que fatura bilhões todos os anos. Por meio de suas habilidosas mãos, as criações de estilistas e outros profissionais da indústria da moda ganham forma.

No texto de hoje, você confere um pouco mais sobre a atuação dessas trabalhadoras e sua importante função na sociedade.

O setor têxtil no Brasil

As costureiras possuem uma função essencial para que as indústrias têxtil e da moda funcionem. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit) atualizados em 2020, no ano de 2019, o setor têxtil e de confecção faturou mais de R$ 185 bilhões.

Além disso, produziu em média 9,04 bilhões de peças de vestuário, meias e acessórios, e cama, mesa e banho, o que rendeu 2,04 milhões de toneladas de produtos. A indústria também conta com 1,5 milhão de empregados diretos, chegando a um total de 8 milhões, se somados os trabalhadores indiretos. 75% dessa mão de obra é feminina.

O setor é o segundo maior empregador da indústria de transformação e possui mais de 25 mil empresas formais em todo o Brasil, que possui a maior Cadeia Têxtil completa do ocidente, ou seja, possui empresas que atuam na plantação e produção de mão de obra, confecção das roupas até os desfiles de moda.

A indústria têxtil brasileira tem quase duzentos anos e é referência em moda praia, moda jeans e homewear, além de ser a quarta maior produtora de malhas do mundo. Um mercado desse tamanho tem como base o trabalho de uma categoria: as costureiras.

Áreas da indústria da moda

Dentro do mercado da moda, existem muitas áreas e funções. Abaixo, vamos falar sobre algumas delas.

Negócios de moda

Os negócios de moda envolvem a produção, distribuição, divulgação e comercialização dos produtos da indústria da moda. Esse trabalho envolve estratégias para potencializar a eficácia do negócio, bem como as vendas.

Imagem de Moda

Essa área é focada no visual, na imagem e na mensagem que uma composição de roupas e acessórios vai passar. Nela, trabalham os consultores de imagem, os Stylists e Personal Stylists, e os Visagistas.

Criação de produtos

Responsável por conceber e criar os modelos de vestuário, calçados e acessórios. Para isso, designers de moda, estilistas e modelistas estudam tendências, cores, estações e perfis das marcas para criar as coleções.

Produção

Setor responsável por planejar produzir produtos como tecidos, acessórios e roupas em larga escala para que sejam revendidos ao consumidor final. 

Costureiras

Essenciais para que o trabalho de todos os outros agentes do mercado da moda seja bem sucedido, as costureiras também possuem diversas funções:

Costureiras piloteiras

Responsáveis por realizar os testes de modelagem

Costureiras operadoras de máquinas

Têm a função de operar as diversas máquinas de uma confecção: máquina reta, galoneira, overloque, botoneira, caseadeira e de precisão.

Costureiras sob medidas e artesãs 

Responsáveis por fazer desde pequenos ajustes nas roupas até desenvolver roupas sob medida para momentos especiais.

Todas essas profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de roupas e para o funcionamento das indústrias têxtil e de moda. 

Conclusão

Uma profissão tão importante merece muito mais do que uma data comemorativa: merece incentivos para que seu negócio cresça e se desenvolva cada vez mais. Se você precisa de ajuda para investir em equipamentos de costura ou para aumentar sua confecção, saiba que você pode contar com a gente. Você pode solicitar um empréstimo online a qualquer momento, com as melhores taxas do mercado.

Você sabia que dia 25 de maio é dia da costureira? O que achou das curiosidades sobre essa profissão e as indústrias têxtil e da moda? Deixe sua opinião nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.