Dia da Natureza: Saiba como comemorar no dia 04 de outubro

Dia da Natureza: Saiba como comemorar no dia 04 de outubro
ícone de calendario

Atualizado:
27/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
28/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 04 de outubro. A criação desta data surge com a intenção de conscientizar a população quanto a importância da preservação do meio ambiente e dos animais. Além disso, sua escolha é também uma forma de homenagear São Francisco de Assis, um padre católico e santo apaixonado pela natureza e os animais, mesmo tendo uma data própria para celebração.

Não faz muito tempo que assuntos relacionados à educação ambiental, que envolvam a natureza e os animais estão em alta. Trazer a conscientização da sociedade e aumento de práticas sustentáveis, uma vez que o meio ambiente é sempre alvo de práticas ilegais que levam a poluição da atmosfera, dos recursos hídricos, desmatamento e as queimadas.

Em virtude de celebrar o Dia da Natureza, diversas instituições e escolas realizam campanhas e criação de projetos para conscientizar sobre a importância da natureza ser comemorada no dia de outubro. Continue a leitura para saber mais.

Por que o Dia da Natureza é importante?

O que é de senso comum é que salvar plantas, a Amazônia e os animais ameaçados de extinção é um dos principais focos do Dia da Natureza. Isso inclui flora e fauna, recursos energéticos, água do solo e ar. 

Por meio dessa conscientização, há uma tentativa de reconhecer que um meio ambiente saudável e funcional é fundamental para sustentar uma sociedade mais estável e produtiva. E mais: a importância de celebrar essa data é levar a necessidade de preservação do meio ambiente para a posteridade.

A necessidade de assegurar o meio ambiente necessita de leis mais severas, em vista da implacável superexploração humana dos recursos. Isso fez com que padrões climáticos estranhos se tornassem cada vez mais anormais em todo o mundo.

Além de servir para conscientização, no Dia da Natureza se aprende muito sobre os recursos naturais da Terra que podemos obter. Sem eles, dificilmente a sociedade viveria em harmonia incluindo o ar, minerais, plantas, solo, água e vida selvagem.

Atividades para o Dia da Natureza

Se você está em busca de realizar algum tipo de ação que possa homenagear o Dia da Natureza ou até mesmo fazer uma boa ação para o globo, existem algumas atividades que podem ser feitas. São elas:

Plantar uma árvore

Uma das ações mais benevolentes que é possível de ser realizada no Dia da Natureza é plantar uma árvore. Em 2020, a modelo brasileira Gisele Bündchen, em comemoração aos seus 40 anos de idade, aproveitou a comemoração para plantar 40 mil árvores.

Além disso, sua ação gerou uma campanha e por meio dela os interessados poderiam doar árvores para serem plantadas por R$ 5 ou outras moedas internacionais. Se você deseja viver um ambiente mais arborizado, saiba que o plantio deve ser realizado em uma área aberta em profundidade. 

A prefeitura de São Paulo liberou um manual técnico de como realizar a plantação de uma árvore na cidade. Só você é de outra cidade, o ideal é consultar a prefeitura local.

Ajude a limpar uma praia

Infelizmente, diversas praias brasileiras estão tomadas por lixo produzido pelos seres humanos. Em sua maioria são embalagens plásticas, sacos de alumínio, garrafas de vidro e restos de alimentos. 

Atualmente, diversos mutirões de limpeza são organizados para ajudar a limpar as praias de nosso país. A ROUTE Brasil é uma ONG que busca voluntários que possam ajudar nessa luta para proteger as praias e os animais. 

Separar o lixo reciclado do orgânico

Você sabia que geramos por dia mais de 180 mil toneladas de lixo? O consumo sustentável é um desafio para todos e, como os recursos naturais são cada vez mais escassos, os custos de produção tendem a ficar mais altos. O impacto do lixo jogado de modo despretensioso pode resultar em ações prejudiciais.

A reciclagem contribui para geração de empregos, redução de custos de matérias-primas e economia de recursos. O lixo reciclado deve ser separado em sacos e despejados em coletores adequados para cada tipo de material. 

Os lixos recicláveis em geral são: 

  • Papéis;
  • Embalagens;
  • Metais;
  • Plásticos;
  • Vidro;
  • Tubo de creme dental;
  • Alumínio.

Já os lixos orgânicos são:

  • Restos de alimentos;
  • Cascas de legumes e frutas;
  • Cascas de ovos;
  • Borra de café.

Não desperdiçar água e energia

Dois recursos indispensáveis para o dia a dia da Natureza e da sobrevivência humana são a água e a energia. As contas de água e energia estão cada vez mais caras e, por este motivo, é preciso tomar algumas medidas para economizar os recursos. 

Além de ser um alívio para o bolso, economizar água e luz traz muitos benefícios para a natureza.  Um dos recursos essenciais para sobreviver é a água e, como algo que pode acabar, é preciso agir para que ela seja preservada. 

Algumas dicas que podemos dar para que sua contribuição possa favorecer o meio ambiente e o cuidado com os animais são:

  • Lavar a roupa uma vez por semana;
  • Reaproveitar a água para a limpeza geral;
  • Consertar vazamentos;
  • Tomar banhos curtos e não deixar a torneira aberta;
  • Aproveitar a luz do sol durante o dia;
  • Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED;
  • Desligar eletrodomésticos em stand by da tomada.

Essas são algumas dicas que irão ajudar você a contribuir com o meio ambiente e economizar financeiramente, para que possa realizar investimentos em outros projetos.

Meio ambiente em perigo

O que pode acontecer se um dia não existir mais a natureza? Diversos cientistas já alertaram o mundo sobre as extinções em massa no futuro próximo. Vários documentários sobre a natureza mostram que recursos estão sendo desperdiçados.

Devido ao aquecimento global, a temperatura está aumentando dia após dia, as tempestades e o nível do mar também estão aumentando, as geleiras de água doce estão derretendo, o que ameaça vidas. 

Estamos cada vez mais ligados uns aos outros por meio de recursos naturais. O mundo natural está enfrentando uma ameaça crescente de práticas insustentáveis ​​e o desafio é como preservar e conservar a natureza para alcançar o desenvolvimento sustentável.

As dicas mencionadas anteriormente, podem não garantir a total segurança. Mas é um passo dado para ajudar na economia, preservação e conscientização do meio ambiente e de seus recursos. 

Conclusão

O Dia da Natureza surge como uma forma de direcionar o nosso olhar para os problemas no meio ambiente e buscar traçar soluções que ajudem a melhorar o nosso bioma. É indicado fazer um esforço para contribuir aos níveis local, nacional ou global na conservação da natureza. Isso não só beneficiará a atual geração, mas também as gerações futuras.

Se você acredita que mais pessoas precisam aprender sobre o meio ambiente e a importância do Dia da Natureza, compartilhe esse texto em suas redes sociais com dicas para seus amigos.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.