Dia do administrador

Por que dia 9 de setembro é o Dia do Administrador?

3 set 2021
6min de leitura

No dia 9 de setembro é celebrado o Dia do Administrador, profissional que é responsável por estruturar práticas que garantem o bom gerenciamento de um negócio.

Mais do que lidar com o capital financeiro, sua atuação é estratégica em diferentes departamentos para resolver questões de logística, marketing e gestão de pessoas.

Continue com a gente que vamos explicar tudo sobre a origem da data, como ingressar na área e as possibilidades de trabalho!

Por que o dia 9 de setembro?

Nesta mesma data, em 1965, foi assinada a Lei nº 4.769/65, que deu origem e regulamentou a profissão no Brasil. Para atuar na área é necessário ter graduação em Administração de Empresas e ter registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

A escolha de homenagear o Dia do Administrador surgiu com a resolução CFA n° 65/68, de 09 de dezembro de 1968. E, ainda que a celebração não seja amplamente conhecida, é uma forma de agradecer aos profissionais que se dedicam.

Afinal, todos os serviços que fazem parte do cotidiano, tais como: supermercados, restaurantes, escolas, empresas e muito mais, contam com alguém que faz a administração com o propósito de atender da melhor forma.

A importância de um administrador

São diversas as variáveis para um negócio ter sucesso, dentre elas, contar com profissionais específicos, como por exemplo, um administrador. Pois é quem vai planejar as ações estratégicas mais adequadas à operação.

Além disso, é uma pessoa qualificada para lidar com imprevistos, buscando as melhores saídas para resolvê-los, seja com fornecedores ou clientes.

E, por ter um apurado senso de liderança, também contribui na hora de gerenciar os recursos humanos e envolver as pessoas em funções alinhadas tanto com suas habilidades quanto com os objetivos da empresa.

Desta forma, o administrador faz com que todas as áreas trabalhem se complementando. E o negócio,independente da área de atuação, tende a crescer para se tornar altamente competitivo no mercado.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como surgiu o símbolo do Administrador

Em 1979, o Conselho Federal de Administração organizou um concurso nacional que daria origem ao símbolo que representa a profissão.

Após a análise de mais de 300 sugestões, o júri legitimou o emblema que representa a Administração nos quatro cantos do país. Apresentado como “Oficina e Criação”, o trabalho ganhador foi apresentado por um grupo de Curitiba (PR).

Trata-se da formação de quatro figuras geométricas, em que as setas centrais são direcionadas para o mesmo ponto, representando assim os objetivos da profissão, enquanto as laterais têm como significado as metas a serem atingidas.

Melhores cursos de administração no Brasil

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2019, levantamento mais recente feito pelo INEP, o curso de Administração é o 2º mais procurado pelos brasileiros ao ingressar na faculdade.

Com duração de quatro anos e uma grade curricular bem abrangente, há uma vasta oferta de cursos em universidades públicas e particulares.

O Guia da Faculdade 2020, uma avaliação feita anualmente pela Quero Educação com o jornal O Estado de S.Paulo, listou onde estão os 11 melhores cursos de Administração no Brasil:

  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP);
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ);
  • Insper (SP);
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp / SP);
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Buri (SP));
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Sorocaba (SP));
  • Universidade de São Paulo (USP / Piracicaba (SP));
  • Universidade de São Paulo (USP / Ribeirão Preto (SP));
  • Universidade de São Paulo (USP / São Paulo (SP)).

Onde trabalhar como Administrador

Um ponto muito positivo para quem quer investir na área de Administração de Empresas é que existem inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, todo negócio precisa de um administrador.

Por ser uma profissão muito dinâmica, existe a possibilidade de transitar entre várias funções ao longo da carreira e que só tem a somar em sua bagagem. Sendo possível, inclusive, conciliar interesses para expandir sua atuação.

Assim sendo, você pode – por exemplo -, trabalhar com Marketing dentro de uma instituição financeira. Dessa forma, aplica seu conhecimento uma área que vai além da gestão e amplia os horizontes para os desdobramentos de uma ação publicitária.

É possível encontrar vagas em empresas públicas e de iniciativas privadas, entidades com ou sem fins lucrativos e representantes do terceiro setor.

Quais são as principais áreas de atuação

Independente do segmento, o administrador tem espaço para trabalhar em diversas frentes dentro de uma companhia. Confira abaixo como funcionam as principais áreas:

Gestão de RH

Neste departamento, o administrador é um fator determinante por ser estimulado, desde a graduação, a lidar com pessoas. Então, ele tem as habilidades para estruturar as políticas de contratação e desenvolver programas de captação e retenção de profissionais de excelência.

Finanças

Considerado um dos recursos mais importantes, depois das pessoas, o setor financeiro depende de um profissional qualificado para definir tanto as diretrizes salariais, que vão impactar diretamente na gestão dos funcionários, quanto a gestão de capital.

Afinal, é preciso ter clareza nas tomadas de decisão para garantir a remuneração da equipe e os investimentos em melhorias e expansão.  

Planejamento estratégico

Uma estratégia bem-feita é como um mapa, com todas as orientações para a empresa alcançar seus objetivos, e o administrador sabe como aplicar todos os recursos e processos adequados para garantir o sucesso do planejamento.

Logística

Voltada principalmente ao setor de serviços, a cadeia logística é gerenciada por um profissional de administração de empresas. Neste caso, a demanda exige gerenciar desde estoques à fornecedores e toda a cadeia de Supply Chain, que reúne métodos, conceitos e maneiras de conduzir as operações e o fluxo de mercadorias, que vão do produtor até chegar no cliente.

Vale lembrar que investir em cursos de pós-graduação e especializações contribuem para que seu currículo se torne referência em uma determinada área.

Abra o seu próprio negócio

Assim como existem infinitas possibilidades de construir a carreira dentro de uma empresa, o administrador tem conhecimento necessário para investir em um negócio próprio e colocar em prática suas ideias de estratégia e estrutura organizacional.

Se você precisar de um apoio financeiro para levar seu plano adiante, conte com a gente! Temos as condições ideais para empréstimo com imóvel em garantia e taxas de juros inferiores a 1% ao mês + CDI, além de até 240 meses para pagar o valor contratado (pela Tabela SAC) ou 168 meses (pela tabela Price).

Conclusão

Como vimos, em 9 de setembro celebramos o Dia do Administrador, uma profissão de grande importância para a sociedade e presente em diversas áreas como em vendas, finanças, logística, recursos humanos e entre outras.

Agora que você já sabe sobre a origem da data, não deixe de homenagear os administradores que conhece. Afinal, há muitas razões para prestigiá-los!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “Por que dia 9 de setembro é o Dia do Administrador?

  1. Avatar
    André Aga Rizzo diz:

    O mais legal da função de um administrador são as funções mega dinâmicas, além de sua importância em 360º dentro de uma empresa. O texto mostra bem isso e encoraja as pessoas a ingressarem nesse meio.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade