Dia do Agrônomo: veja curiosidades sobre a profissão

Dia do Agrônomo: veja curiosidades sobre a profissão
ícone de calendario

Atualizado:
28/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
02/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Você sabia que o agrônomo é um dos profissionais mais importantes para a economia brasileira? Afinal, é ele o responsável por levar comidas fresquinhas e de qualidade para os pratos de milhares de brasileiros. Por isso, ele merece um dia especial: em 13 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Agrônomo.

O setor da agronomia é responsável por alavancar o Produto Interno Bruto (PIB), além de gerar empregos e contribuir para a distribuição de alimentos mundo afora. Mas as áreas de atuação do profissional agrônomo vão muito além do campo.

Quer conhecer um pouco mais sobre as curiosidades dessa profissão? Acompanhe o texto a seguir e saiba por que o agrônomo é tão valorizado – e com razão – no Brasil.

Quando foi instituído o Dia do Agrônomo?

É natural que haja uma certa confusão quando falamos do Dia do Agrônomo, isso porque, no Brasil, há duas datas importantes para celebrar a profissão. Em 12 de outubro, por exemplo, os brasileiros comemoram a data por conta de um decreto de 1933, que regulamentou a profissão de fato no país.

Já a nível mundial, o Dia do Agrônomo é oficialmente celebrado em 13 de setembro, data que marca comemorações para todos os profissionais envolvidos na produção no campo – engenheiros, agrônomos, agricultores etc. Por ser um dos setores mais valorizados na economia brasileira, é comum nos depararmos com homenagens feitas por diferentes entes federais.

A importância do agrônomo para a economia brasileira

Uma das principais contribuições do agrônomo é otimizar a logística que envolve a produção de alimentos no campo. Em um país de vasta extensão como o Brasil, o trabalho se torna ainda mais importante – já que a demanda é alta e a distribuição deve ser feita com excelência.

O agronegócio brasileiro é responsável pela cadeia de produção mais lucrativa da economia brasileira: cerca de 21,4% do PIB, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O investimento em agronomia no país vale a pena, afinal os resultados costumam ser positivos mesmo em tempos de crise.

Por essas e outras, o Brasil é referência no setor agrônomo, o que significa que temos uma cadeia de produção forte e capaz de exportar alimentos para diversos outros países. Não à toa, itens como café, cana-de-açúcar e carne são valorizados por outras nações.

A carreira do engenheiro agrônomo é repleta de oportunidades: este profissional influencia diretamente na produção de sustentos que chegam à mesa de toda a população. Ele também é responsável por toda a parte de manejo do solo, pesquisas para criação sustentável de gado e a comercialização de produtos.

A evolução do profissional agrônomo ao longo dos anos

Como dito anteriormente, o profissional agrônomo evoluiu constantemente à medida que a economia brasileira se fortaleceu com o passar das décadas. Para além da produção no campo propriamente dita, o setor conta hoje com inúmeros avanços tecnológicos, capazes de otimizar o trabalho e ampliar a cadeia de produção.

É por isso que, além do Dia do Agrônomo, comemorado em 13 de setembro, o calendário conta também com uma data especial para os engenheiros agrônomos – celebrada em 12 de outubro. Com a profissão regulamentada, diversos profissionais passaram a se especializar não só no campo, mas também em logística e estruturas tecnológicas.

Para você compreender na prática a importância do agrônomo para a economia brasileira, lembre-se da crise gerada pela pandemia do covid-19 no país. Acredite se quiser: mesmo em tempos nebulosos, o agronegócio continua batendo recordes de exportação.

Com tantas notícias boas, cresceu também o número de jovens e adultos que buscam uma faculdade para se especializar na área. Afinal, quem não quer trabalhar no setor que mais cresce na economia brasileira, não é mesmo?

O que faz um agrônomo?

Agora que você já conhece o peso do Dia do Agrônomo, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de trabalho do profissional. As áreas de atuação para quem deseja ingressar na área só crescem, com oportunidades para quem quer se desenvolver e ampliar o escopo no mercado de trabalho.

Áreas de atuação

O agrônomo é responsável por toda a cadeia de produção no campo: desde o planejamento das safras, passando pela organização e gerenciamento das fazendas e o armazenamento correto dos alimentos até, por fim, distribuir e comercializar.

  • Produção de alimentos de origem vegetal e animal;
  • Pesquisas no campo;
  • Manejo do solo;
  • Inspeção sanitária e controle de qualidade;
  • Agroindústria;
  • Silvicultura (recuperação de matas devastadas e reflorestamento).

Ou seja, para desenvolver um trabalho de boa qualidade, o agrônomo precisa, antes de tudo, ser um profissional multifuncional. Além de gostar de trabalhar no campo, a carreira exige ainda especializações em economia e tecnologia para aqueles que desejam trabalhar com máquinas e produção de grande escala.

Salário do agrônomo

Com um mercado de trabalho cada vez mais aquecido, não faltam oportunidades para quem deseja ingressar na área. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um engenheiro agrônomo ganha, em média, até R$ 7.537 – com um piso que pode chegar a R$ 20 mil.

Para conquistar bons salários, porém, é preciso investir em especializações, já que há uma forte concorrência na busca por um lugar de destaque na profissão. Porém, sendo o agronegócio um setor tão rentável para a economia brasileira, não falta otimismo e, principalmente, vagas em aberto para os interessados em desenvolver a carreira.

Conclusão

O Dia do Agrônomo marca um importante laço da profissão com a economia brasileira. Graças ao trabalho desse profissional, a produção em grande escala é capaz de levar alimentos frescos aos supermercados diariamente, além de exportar produtos para todo o mundo.

Se interessou pela área e quer ingressar de vez nesse setor? Então, a escolha pela faculdade certa pode ser o pontapé ideal para você se especializar. O empréstimo online da CashMe é uma ótima alternativa para você pagar seus estudos, e dar um passo a mais na busca por uma carreira de sucesso. Confira as condições!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.