Saiba a origem do Dia do Contador

Saiba a origem do Dia do Contador
ícone de calendario

Atualizado:
03/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
14/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, profissional responsável por cuidar dos assuntos financeiros, patrimoniais e dos tributos de uma empresa.

Trata-se de um cargo indispensável em todo tipo de negócio, sem distinção. Não é à toa que existem mais de 363 mil contadores e 156 mil técnicos de contabilidade em todo o país, como mostram os dados atualizados do Conselho Federal de Contabilidade.

Acompanha com a gente o artigo abaixo que conta como surgiu a data que celebra estes profissionais e traz dicas para quem deseja investir na carreira.

Por que dia 22 de setembro é o Dia do Contador?

A data é em homenagem a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do país. Em 1945, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi uma das pioneiras a inaugurar um centro universitário voltado à área.

E isso foi possível porque em 22 de setembro daquele ano, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto-Lei nº 7.988 regulamentando a criação do curso.

Embora já existissem os cursos de contabilidade e de contador, eles eram de nível técnico e não tinham a mesma validade que o ensino superior.

Atualmente, para o profissional atuar na área é necessário ter diploma de graduação em Contabilidade, reconhecido pelo MEC, e tirar o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) no Estado em que for trabalhar.

Vale lembrar que quem deseja seguir como Técnico em Contabilidade, que tem formação em curso técnico, também precisa estar inscrito no CRC e com registro profissional ativo.

O que faz um contador

A função do profissional contábil vai muito além do que só cuidar de cálculos e resolver questões burocráticas. O contador vem sendo cada vez mais valorizado e é considerado como um consultor de negócios.

Por isso, é um profissional com perfil para atuar em diversas áreas. Tais como:

Gestão de empresas

Na hora de abrir uma empresa, o contador é essencial para apoiar os processos burocráticos. É ele quem cuida do registro de firma nos órgãos do governo e recebe o alvará de funcionamento. Este é o primeiro passo para um negócio começar as atividades.

Depois, quando os colaboradores são contratados, o profissional contábil atua na elaboração de contrato de trabalho, bem como na conferência da documentação exigida.

Além disso, em empresas de pequeno porte é um ponto de apoio ao departamento de Recursos Humanos em assuntos como: fechamento da folha de pagamento, cálculo de faltas, horas extras e aviso prévio.

Gestão financeira

É a área onde o contador tem forte atuação e precisa estar diariamente atualizado de toda a movimentação financeira, tanto das contas a pagar e receber, fluxo de caixa, empréstimos, como investimentos. São demonstrações financeiras obrigatórias com movimentação, em alguns casos, mensal, e em outros, anual.

Gerenciar cálculos e a emissão de guias de impostos a serem pagos, como ICMS, IPI, PIS, COFINS e outros, fazem parte da rotina contábil. Assim como, enviar mensalmente o SPED fiscal, um processo de escrituração digital da Receita Federal.

Para emitir o documento, é necessário que o contador reúna informações referentes à escrituração fiscal e contábil, e notas fiscais eletrônicas que são enviadas em um arquivo digital, seguindo os padrões exigidos pela Receita, e então é submetido ao programa que faz a validação.

Mais do que estes registros, cabe ao contador preparar análises financeiras quando são solicitadas pelos gestores da empresa, em situações como por exemplo, para compreender a saúde econômica do negócio ou para apoiar alguma tomada de decisão.

Nesta função, ele tem a liberdade de montar relatórios que trazem a previsão de rentabilidade para avaliar, junto aos gestores, a viabilidade de projetos de investimento ou expansão.

Auditoria Contábil

Ao atuar na área de auditoria, o contador examina a autenticidade das informações contidas nos registros. Além de investigar documentos contábeis, como: balanço patrimonial, fluxos de caixa e demonstrações contábeis.

Esta varredura é feita de forma detalhista para evitar irregularidades e proteger a empresa de qualquer tipo de fraude fiscal.

Para entender de forma lúdica como é a atuação de um auditor contábil, vale a pena assistir ao filme “O Contador”.

Atuária

Trata-se da ciência que pesquisa e desenvolve planos de seguros e de previdência. Nesta carreira, o contador aplica diretamente seu conhecimento de matemática, estatística, economia, probabilidade e finanças.

Seja para calcular premiações, indenizações e probabilidade, quando se refere a seguros. Quanto determinar valores de fundos, produzir relatórios de avaliação e possíveis riscos, ao trabalhar com previdência social.

Além disso, o profissional contábil tem a oportunidade de trabalhar com capitalização e investimentos, sendo responsável por pesquisas, gestão de fundos de investimentos e elaboração de planejamentos e políticas de investimentos.

Perícia Contábil

O contador ao atuar como perito vai apurar os fatos para fornecer um laudo que reúne as provas necessárias para resolver casos judiciais e extrajudiciais.

Aqui, a rotina de trabalho envolve vistorias, investigações, arbitramentos e avaliações. E o perito pode contar com assistentes técnicos, caso as partes envolvidas no processo tenham interesse em indicar profissionais para acompanhar a averiguação.

É normal relacionar a área com auditoria. Porém, a perícia contábil trabalha com fato específico, que é o alvo do litígio. Enquanto na auditoria, o contador atua no panorama geral do negócio com a finalidade de detectar possíveis irregularidades.

Controladoria

É um segmento que compila e agiliza o acesso a todos os dados financeiros e contábeis de uma empresa, o que contribui na gestão de qualidade e para coordenar as questões orçamentárias e administrativas.

E o contador tem papel fundamental para fazer a análise da saúde financeira da operação, porque fica sob sua responsabilidade entregar relatórios que mostrem indícios de desperdícios, irregularidades. Além de trazer informações que contribuem para o aumento de lucro e soluções para otimizar a redução de custos.

Principais faculdades de Contabilidade

O momento de escolher a universidade dá frio na barriga. Para ajudar nesta decisão, reunimos abaixo as dez melhores universidades para estudar Contabilidade, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2019 (RUF).

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).

Conclusão

Como vimos, o contador tem papel-chave na gestão empresarial. O olhar estratégico somado ao conhecimento garante que milhares de empreendedores tenham este profissional como o braço direito na operação.

Afinal, é quem acompanha e participa de todas as transações, desde o processo de abertura e contribui de maneira significativa para o crescimento do negócio.

Se você tem uma empresa, converse com seu contador sobre o empréstimo com imóvel em garantia que a CashMe oferece com taxas inferiores a 1%, além de até 240 meses para pagar o valor contratado. Uma solução que vai ajudar vocês no momento de expandir ou se precisar acertar as dívidas.

E não deixe de homenageá-lo, afinal uma profissão tão importante não pode ser deixada de lado.

Gostou do material? Compartilhe em suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *