Dia do Descobrimento da América: descubra o que foi esse momento histórico

Dia do Descobrimento da América: descubra o que foi esse momento histórico
ícone de calendario

Atualizado:
24/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 12 de outubro é celebrado o Dia do Descobrimento da América, data que marca a chegada do navegador Cristóvão Colombo às terras do continente americano.

A descoberta de novos povos e culturas, indo além dos países europeus, mudou o curso da trajetória de toda a civilização.

Quer saber como? Acompanhe o artigo abaixo para entender mais sobre esse processo histórico.

Contexto histórico da descoberta da América

Para compreender o que foi o descobrimento da América, precisamos voltar ao final da Idade Média. Porque neste período, as monarquias europeias começaram a investir em atividades mercantis, com a produção e circulação de mercadorias.

Com isso, foram aprimorando os conhecimentos sobre técnicas de navegação e intensificaram a expansão marítima.

Em 1469, com o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela e Leão, a Espanha se tornou um Estado monárquico centralizado. O objetivo era unir forças para as Guerras de Reconquista que tinham como finalidade retirar os muçulmanos da Península Ibérica.

Assim, em 1492, os espanhóis conquistaram a última região que estava sob domínio muçulmano, Granada. Posteriormente, os reis da Espanha tomaram a decisão de financiar a expedição que seria a pioneira para a expansão marítima espanhola e foi comandada por Cristóvão Colombo.

Vale ressaltar que a expansão marítima era uma estratégia de muito interesse à Portugal e Espanha, por terem o objetivo de estender seus domínios territoriais, além de encontrarem novos caminhos para o comércio de mercadorias.

Como aconteceu a descoberta da América?

Quando Cristóvão Colombo partiu, em 3 de agosto de 1492, do porto de Palos, na Espanha, com os navios Santa Maria, Pinta – capitaneado por Martín Alonso de Pizón – e Nina – do capitão Vicente Yáñez Pizón, a missão era chegar às Índias.

O destino, que abrangia todo o Oriente, era um grande abastecedor de especiarias assim como um novo ponto comercial. Assim, em 12 de outubro ao ancorar em uma ilha que batizou de San Salvador – onde hoje fica Bahamas -, Colombo imaginou ter chegado às Índias.

Posteriormente, ainda acreditando que estava em terras indianas, Cristóvão Colombo fez outras viagens com a finalidade de encontrar o mercado de especiarias. Então, no período de 1493 e 1500, descobriu os lugares que atualmente são: Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Martinica, Dominica, Guadalupe, Porto Rico, Ilha de Trinidad, até a costa norte da América do Sul.

Foi somente no ano de 1504 que o navegador Américo Vespúcio sinalizou que aqueles territórios, na verdade, formavam um novo continente. Por fim, em 1513, o também navegador, Vasco Núñez de Balboa, confirmou o apontamento de Américo e em sua homenagem batizou o continente de: América.

O descobrimento da América marcou uma nova era que transformou de maneira muito expressiva todo o mundo, tendo como base as relações políticas, econômicas e sociais entre os ocidentais.

A colonização da América

Assim que Colombo aportou no continente americano, logo deu início ao processo de colonização e que foi feito principalmente pelos povos: espanhóis, portugueses, ingleses e franceses.

Por isso, ao visitar os países da América do Sul, atualmente, nota-se que os lugares têm influências bem características do povo que o colonizou.

A Ilha de Hispaniola, foi a primeira colônia espanhola. Depois, eles partiram para as ilhas do Caribe e Peru.

Da mesma forma, ingleses, franceses e holandeses também foram determinando suas colônias. Ao mesmo tempo, em 1500, houve o Descobrimento do Brasil feito por Portugal.

Como resultado de todo o processo de colonização, o descobrimento da América foi um momento importante e delicado para a história, visto que a exploração econômica, a descoberta de matérias primas, a mineração que se desenvolveu e a escravidão de povos nativos e africanos nortearam este período.

A celebração do descobrimento da América

O momento histórico é visto como comemoração na Espanha e nos Estados Unidos. Já nos países latinos que foram colônias espanholas, o momento é reservado para refletir sobre os povos indígenas que habitavam o território.

Confira abaixo como é a homenagem a este dia:

Dia da Hispanidade, na Espanha

O dia 12 de outubro é feriado nacional com o Dia da Festa Nacional, também conhecido como Festa da Hispanidade e um grande desfile militar acontece em Madrid, capital espanhola.

Dia de Colombo, nos Estados Unidos

Em alguns estados como Massachusetts e na cidade de São Francisco, acontece a festividade chamada Dia de Colombo, na segunda segunda-feira de outubro, quando relembram de Cristóvão Colombo. A data celebra os imigrantes italianos, logo Colombo também, visto que ele era da cidade de Gênova.

Por outro lado, há estados que homenageiam o Dia dos Povos Indígenas.

Dia da Raça

Nos países latinos, colonizados pela Espanha, Cristóvão Colombo é visto como quem tirou os direitos fundamentais dos povos que habitavam o território antes da chegada dos espanhóis.

Na Argentina, desde 2010, o feriado é chamado de Dia da Diversidade Americana. Enquanto, na Colômbia é o Dia da Raça e no Chile é celebrado o Dia do Encontro de Dois Mundos.

E no Brasil?

Por aqui, o Dia do Descobrimento da América foi perdendo força e importância para outras festividades. Atualmente, o dia 12 de outubro tem como foco celebrar o Dia de Nossa Senhora da Aparecida e o Dia das Crianças.

Mas, vale recordar que a ocasião já foi considerada como feriado durante o período da Primeira República ou República Velha, que foi de 1889 até 1930. Contudo, no governo de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945, o feriado foi abolido.

Conclusão

Como vimos, o descobrimento da América é um marco histórico, pois desconstruiu a ideia de que o mundo era composto de apenas três continentes: Ásia, África e Europa.

A chegada de Cristóvão Colombo no continente americano expandiu o olhar das potências europeias para um mundo novo, com cultura, comida e povos totalmente diferentes do que eles estavam acostumados.

Este foi o primeiro grande passo para constituir as relações diplomáticas que temos nos dias de hoje.

Agora, a gente quer saber: você sabia o que tinha acontecido no descobrimento da América? Qual fato mais te surpreendeu? E se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.