11 de dezembro é o dia do engenheiro: saiba como comemorar

11 de dezembro é o dia do engenheiro: saiba como comemorar
ícone de calendario

Atualizado:
24/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
30/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Em 11 de dezembro é celebrado o Dia do Engenheiro, data que homenageia os profissionais que atuam com Engenharia. Esta é uma ampla área das ciências exatas, que abrange diversos conhecimentos específicos, como as engenharias civil, elétrica, ambiental, química, da computação e muitas outras.

Esta é uma profissão muito importante e valorizada na sociedade, já que as tecnologias e soluções desenvolvidas pelos engenheiros nos proporcionam uma melhor qualidade de vida. O trabalho do engenheiro está presente em todos os locais da cidade: nas casas, nos prédios, locais de trabalho e de diversão, restaurantes e muitos outros.

Por isso, sua função é de grande responsabilidade. Ele atua desde a concepção dos projetos até a construção de locais que precisam ser seguros para receber as pessoas, o que exige muita atenção e precisão do profissional. No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre essa profissão e a origem da data em sua homenagem. Confira!

Como surgiu o Dia do Engenheiro?

Em 11 de dezembro de 1933, a profissão de engenheiro foi regulamentada pelo decreto nº 23.569/1933. Na data, também foi criado o Sistema Confea/Crea, composto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), que são os responsáveis pela fiscalização da profissão. Por isso, a data ficou marcada como o Dia do Engenheiro.

O papel do Sistema Confea/Crea é zelar pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela defesa da sociedade. Eles consideram os princípios éticos que envolvem verificar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício das atividades das áreas de engenharia, geografia, agronomia, meteorologia e geologia, de acordo com as especialidades e os níveis: técnico, superior e tecnológico. O Dia da Engenharia é celebrado em outra data no Brasil: 10 de abril.

Principais áreas da engenharia

A lista das áreas da engenharia é muito grande, e cada área tem sua própria data comemorativa. Confira os principais:

ÁreaData comemorativa
Engenharia ambiental31 de janeiro
Engenheiro metalurgista10 de abril
Engenheiro militar12 de maio
Engenheiro agrimensor4 de junho
Engenharia mecânica5 de junho
Engenharia de petróleo29 de junho
Engenheiro de minas10 de julho
Engenharia florestal12 de julho
Engenharia de saneamento13 de julho
Engenharia de aquicultura14 de julho
Engenharia química20 de setembro
Engenharia agrônoma12 de outubro
Engenharia de alimentos16 de outubro
Engenharia civil25 de outubro
Engenharia  agrícola27 de outubro
Engenharia aeronáutica28 de outubro
Engenheiro eletricista23 de novembro
Engenheiro de segurança do trabalho27 de novembro
Engenheiro avaliador e perito de engenharia13 de dezembro
Engenharia de pesca14 de dezembro
Engenharia de produção17 de dezembro

Formação necessária para ser um engenheiro

Em todas as áreas da engenharia, é necessário ter formação técnica, tecnológica e/ou superior. Confira os conhecimentos necessários para cada área:

Engenheiro Mecânico

Para trabalhar com a fabricação de trens, carros, aviões, navios e foguetes e nas indústrias de gás, energia, mineração, óleo e siderurgia, é preciso estudar os conceitos de matemática e física a fundo. Assim, terá os conhecimentos necessários sobre projetos, resistência dos materiais, cálculo, processos de fabricação, sistemas mecânicos e eletricidade. 

Engenheiro Químico

Esse profissional pode atuar em diversas áreas: biomedicina, mineração, meio ambiente, economia, produção de alimentos, ciência espacial, informática, administração e muitas outras. É necessário estudar química, física e matemática para compreender os sistemas e processos químicos e sistemas térmicos e fluidos. Também é necessário incorporar tecnologias da comunicação e informação e ter noções de automação e controle.

Engenheiro Civil

Este é o responsável por calcular, projetar e construir prédios, pontes, túneis, barragens, rodovias, viadutos, ferrovias, portos, pontes, canais e muitas outras obras. Ele pode atuar como pesquisador, consultor, empreendedor ou assessor técnico e precisa sempre analisar os impactos econômicos e ambientais de seu trabalho.

Engenheiro de Produção

Esta área exige quatro tipos de conhecimento: gerais, que englobam ciências básicas e matemática; gestão empresarial, que inclui o funcionamento das empresas e os sistemas sociais e econômicos; tecnológico, com noções de eletrônica, arquitetura industrial, automação, mecânica e gestão ambiental; formação específica em processos, sistemas de produção, produtos, ergonomia e logística. Todos esses conhecimentos são necessários para atuar nas indústrias mecânicas, siderúrgicas, de móveis, eletrônicas, de mineração, de calçados, automotivas, de equipamentos e outras.

Engenheiro Ambiental

Atua com gestão e planejamento ambientais. Pode conduzir projetos de obras sanitárias, auditorias ambientais, restaurar áreas degradadas ou contaminadas, investigar passivos ambientais e atuar no tratamento e controle da poluição da água, ar e solo. Os principais conhecimentos são relacionados à matemática, ciências da natureza e geografia.

Conclusão

O Dia do Engenheiro é comemorado em 11 de dezembro e celebra a função desse profissional tão importante para a sociedade moderna. A data é uma homenagem a profissionais de todas as áreas da engenharia, que são diversas e cada uma possui sua própria data comemorativa. A data foi escolhida porque, neste dia, em 1933, a profissão foi regulamentada e o Conselho de classe nacional e os Conselhos regionais foram criados. 

Para atuar na área, é necessário ter formação técnica, tecnológica ou superior para desenvolver conhecimentos gerais e específicos para cada área de atuação dentro da Engenharia.

Se você conhece algum engenheiro, aproveite para enviar uma mensagem parabenizando-o por seu trabalho. Outra forma de comemorar é fazendo um passeio pela cidade e observando os prédios e construções que, certamente, tiveram a mão de um engenheiro em sua construção.

Você já conhecia o Dia do Engenheiro? Deixe sua homenagem para esses profissionais nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.