Dia 11 de Agosto é celebrado o dia do estudante

Dia 11 de Agosto é celebrado o dia do estudante
ícone de calendario

Atualizado:
15/03/2022

ícone de calendario

Publicado:
28/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Sim, existe no calendário brasileiro uma data para celebrar e homenagear todos os estudantes do país. No dia 11 de agosto, é o Dia do Estudante, também conhecido como Dia do Aluno.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2020, desenvolvido pelo INEP, existem no Brasil cerca de 59 milhões de estudantes matriculados, divididos em educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além de comemorar o dia das pessoas que dedicam parte do seu tempo aos estudos, essa data ressalta a importância da educação na formação do cidadão e na preparação do mesmo para viver em sociedade. 

Mas você sabe como surgiu a origem dessa celebração? É o que você vai conferir lendo o artigo a seguir!

Como surgiu o Dia do Estudante?

A origem da data possui relação com a fundação das primeiras faculdades de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais do Brasil. Na época do Brasil colônia, os estudantes que queriam cursar ensino superior precisavam viajar até a Europa, mais precisamente para a França e Portugal.

Foi somente após a Independência do Brasil, em 1822, e a promulgação da primeira Constituição Federal, em 1824, que o imperador Dom Pedro I percebeu que era necessário a criação de um curso de direito no país, para que os alunos pudessem estudar e posteriormente aplicar as novas leis, que antes eram portuguesas.

Assim, em 1827, o imperador assinou um decreto que determinava a criação dos primeiros cursos superiores em direito: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo,  e a Faculdade de Direito de Olinda, localizada em Pernambuco.

Motivo da data 

Cem anos depois, no dia 11 de agosto de 1927, em comemoração ao centenário da fundação dos cursos, o jurista Celso Gand Ley propôs aos outros participantes da celebração que além do Dia do Advogado, a data também homenageasse todos os estudantes do Brasil, pois muito mais que um símbolo do início dos primeiros cursos, as faculdades de Direito também eram importantes no processo de consolidação do ensino superior, marcando a história da educação brasileira.

Diante disso, foi determinado que essa data também seria comemorado anualmente o Dia Nacional do Estudante, também chamado de Dia do Aluno.

União Nacional dos Estudantes (UNE)

O dia 11 de agosto também foi marcado por um outro acontecimento para reforçar a data dedicada aos estudantes. Em 1937, época em que iniciava a ditadura de Getúlio Vargas, foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE), organização que representa os direitos e deveres dos alunos universitários de todo o país.

Além da luta por melhores condições na educação brasileira, a UNE também é conhecida por participar ativamente na história política do país. Os estudantes já participaram da campanha “O Petróleo é Nosso”, na década de 40; foram às ruas protestar contra a ditadura e a favor da retomada das eleições diretas, em 1983, no movimento conhecido como “Diretas Já” e também nas manifestações pró-impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em 1922, movimento que ficou marcado como “Caras-pintadas”.

Em junho de 2013, milhares de estudantes saíram às ruas para contestar o aumento das tarifas dos transportes públicos, além de exigirem melhorias na saúde e educação. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas, espalhadas por 388 cidades do país, participaram dos protestos. 

A participação mais recente foi em 2016, onde mais de mil escolas foram ocupadas por estudantes que eram contra a reestruturação do sistema educacional do Brasil.

Atualmente, as linhas de atuação da UNE são divididas em 8 frentes: juventude, diversidade, cultura, esporte, movimento social, política, internacional e meio ambiente.

Dia Internacional do Estudante

O Dia do Estudante também é comemorado internacionalmente, no dia 17 de novembro. Essa data foi escolhida em 1941 pelo Conselho Internacional dos Estudantes (atual União Internacional dos Estudantes – UIE), como forma de homenagear à resistência dos estudantes que protestaram contra a ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.

Já em Portugal, a data é celebrada no dia 24 de março. A data foi promulgada em 1987 e recorda a luta e os obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise acadêmica de 1962. 

Acesso à Educação

A educação é um instrumento de transformação da sociedade, pois é por meio dela que se forma um cidadão, contribuindo para o crescimento econômico do país e na promoção da igualdade e bem-estar social. Os profissionais da educação são os responsáveis por transmitirem os conhecimentos, além de estimularem a compreensão, autonomia, descoberta, curiosidade e pensamentos.

O acesso à Educação é um direito fundamental e essencial assegurado a todos, como previsto no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também em âmbito nacional, no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.

Estima-se que 24,6 milhões de brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, não frequentam a escola. Para superar a desigualdade educacional, incentivar a permanência nas escolas, propor melhorias na educação e zerar o analfabetismo, foi sancionada em 2014 a lei 13.005, em que aprova-se o Plano Nacional da Educação (PNE), um documento que estabelece 10 diretrizes e 20 metas e estratégias, com vigência por 10 anos, para cumprir tais objetivos.


Importância dos estudos

Como já mencionamos, os estudos são essenciais para a formação de um cidadão, não é à toa que vivemos boa parte de nossas vidas em um ambiente de aprendizagem. 

É por meio dos estudos que adquirimos conhecimento, cultura, gostos, senso crítico e traçamos objetivos para o nosso futuro profissional. 

Conclusão

O dia 11 de agosto é uma data importante para homenagear todos os estudantes do país. A data surgiu em 1927, data em que celebrava o centenário da fundação das primeiras escolas de direito, um marco para a história da educação brasileira. 

Como definição, o estudante é aquele que frequenta regularmente curso em alguma instituição (seja no ensino básico, fundamental, técnico, médio, universitário ou até mesmo um curso livre), com o objetivo de adquirir conhecimento e desenvolver habilidades. 

É por meio dos estudos também que o ser humano consegue traçar objetivos na vida, levando-o a realizações pessoais, profissionais e sociais.

Gostou do artigo? É um estudante ou conhece alguém que gostaria de ler este conteúdo? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.