Neste Dia do Músico conheça os maiores artistas brasileiros

Neste Dia do Músico conheça os maiores artistas brasileiros
ícone de calendario

Atualizado:
18/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
18/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico, profissional que emociona e encanta as pessoas com melodias e harmonias que se tornam especiais no dia a dia.

Além disso, as composições musicais também têm o poder de impactar as pessoas em campanhas publicitárias, elas são conhecidas como jingles e os músicos as criam com refrão simples e rápido para serem lembradas com facilidade.

Para celebrar o Dia do Músico, preparamos este artigo que conta a origem da data e traz os maiores artistas brasileiros para você colocar na sua playlist!

Por que dia 22 de novembro é Dia do Músico?

A data é em homenagem a Santa Cecília, ela é considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.

Nascida em Roma, em torno do século III, a jovem Cecília era uma cristã bastante devota e sempre participava das missas do Papa Urbano I. A lenda conta que, um dia, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Na noite de núpcias, Cecília cantou para Valeriano e além de convencê-lo a manter sua castidade, fez com que ele se convertesse ao cristianismo. Posteriormente, a jovem foi torturada pela corte romana para renunciar sua fé e ela enfrentou os sofrimentos cantando louvores.

Por fim, ela foi decapitada e em 1594, o papa Gregório XIII a consagrou padroeira da música. Aqui no Brasil, Santa Cecília é bastante conhecida.

Os maiores músicos brasileiros

No Brasil, a música é uma das expressões culturais mais importantes e se formou a partir da mistura de diversos elementos oriundos dos europeus, por conta dos colonizadores portugueses, e indígenas e africanos, que foram povos escravizados em território brasileiro.

Atualmente, diversos estilos musicais fazem parte do cotidiano, tais como: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, MPB, Pagode, Sertanejo e o Xote. E não faltam artistas que marcam a história e levam a cultura brasileira para fora do país.

Preparamos uma lista com importantes músicos que se ainda não estão na sua playlist, agora é hora de adicionar. Confira!

Milton Nascimento

Nasceu em 1942 e é cantor, compositor e multi-instrumentista. Logo na juventude, Milton Nascimento começou a se dedicar à música, ao se apresentar em bares e casas noturnas de Belo Horizonte (MG). Foi neste período que passou a compor e em 1962, gravou “Barulho de Trem”. Entre os sucessos, pode-se listar: “Travessia”,“Maria, Maria”,“Canção da América” e “Caçador de Mim”.

Com 48 álbuns gravados e vencedor de cinco Grammys, prêmio que reconhece os profissionais da indústria musical, Milton Nascimento também fez carreira fora do país e juntou-se a importantes nomes como Björk, Chico Buarque, Gal Costa, Elis Regina, entre outros.

Gilberto Gil

Nascido em 1942, ele é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e político brasileiro. O músico soma, até o momento, mais de 50 álbuns lançados e em suas composições misturam influências ecléticas, como rock, música africana, funk e reggae, com gêneros típicos do Brasil.

Foi um dos criadores do movimento Tropicalista, que unia elementos da música inglesa e americana com as músicas de João Gilberto e Luiz Gonzaga. O movimento foi importante para um novo momento da música popular brasileira, porém foi considerado como um ato de rebeldia durante o período da ditadura militar.

Com isso, Gilberto Gil acabou preso, junto com Caetano Veloso e depois, em 1969, foi exilado e se mudou para Inglaterra. No ano de 1972, o músico voltou a morar no Brasil.

Além dos diversos prêmios conquistados, Gilberto Gil foi recentemente eleito para ocupar a cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Caetano Veloso

O músico tem uma carreira que já ultrapassa cinco décadas, além disso, ele é produtor, arranjador e escritor brasileiro. Caetano Veloso, que esteve com Gilberto Gil na liderança do movimento Tropicalista, foi preso e exilado do país, foi quando viveu em Londres e gravou músicas em inglês.

Até o momento, o artista lançou 65 álbuns, entre seus sucessos estão: “Alegria, Alegria”, “O Quereres” e “Sozinho” e ganhou diversos prêmios musicais. Além de ter escrito livros e peças teatrais.

Elis Regina

Com forte presença de palco, musicalidade e competência vocal, Elis Regina foi aclamada tanto no Brasil quanto no exterior, sendo considerada uma das maiores cantoras do mundo.

Nascida em Porto Alegre, sua carreira começou na infância ao se apresentar em programas de rádio. Mudou para o Rio de Janeiro, onde apresentou o programa Fino da Bossa ao lado de Jair Rodrigues e consolidou sua trajetória musical.

Ao interpretar a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, conquistou o I Festival de Música Popular Brasileira na TV Excelsior, e foi premiada com o troféu Berimbau de Ouro de melhor intérprete.

Seu estilo transitou entre diversos gêneros, tais como: MPB, bossa nova, samba, rock e jazz. Entre seus marcantes sucessos, podemos listar: “Águas de Março”, “Como Nossos Pais” e “O Bêbado e a Equilibrista”.

Dorival Caymmi

Inspirado nos hábitos do povo baiano, bem como os costumes e as tradições, foi cantor, compositor, instrumentista, poeta, pintor e ator brasileiro.

“O que é Que a Baiana Tem?”, é uma das icônicas composições do músico e ele cantou com Carmem Miranda. E há outros sucessos, como: “Samba da Minha Terra”, “Marina” e “Samba da Bahia”.

Músicos brasileiros nas redes sociais

A música já passou pela fase dos vinis, que tocavam nas vitrolas, fita cassete, disco e por fim, alcançou o mundo digital, sendo acessada por meio de plataformas como Spotify, Deezer, Youtube, entre outros.

E, há as redes sociais, por meio das quais os artistas além de compartilharem com os seguidores uma parte da rotina tanto pessoal quanto profissional, também publicam os lançamentos e os shows.

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pela comunidade musical, por lá, mais de 28% dos perfis mais populares são de músicos e cantores, de acordo com a pesquisa realizada pela Tubelab, agência de marketing de influência e business intelligence.

E ainda, seis artistas brasileiros se destacam entre os 50 perfis mais populares do mundo, são eles: Anitta, Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Luan Santana e Gusttavo Lima.

Conclusão

Como vimos, o Dia do Músico é uma data importante para parabenizarmos os artistas que se dedicam a nos encantar, alegrar e emocionar por meio de canções.

Todo mundo tem uma música ou artista que traz boas recordações e isto mostra o quanto as melodias fazem parte do cotidiano, independente do momento.

Agora, a gente quer saber: quem é o seu músico favorito? Deixe uma mensagem especial para ele! E, se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.