4 de julho: dia do operador de telemarketing

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Atualizado:
03/07/2021

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Publicado:
03/07/2021

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Redação CashMe

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Em 4 de julho é celebrado o Dia do Operador de Telemarketing, profissional que atua diretamente no relacionamento com consumidores. Em 2020, o setor teve um aumento de 67% nas contratações em comparação ao ano anterior. A idade média dos contratados é de 21 anos.

Os operadores dos Serviços de Atendimento ao Consumidor são os mais conhecidos,  mas existem muitas outras frentes de atuação nesse segmento. Os profissionais da área atuam no atendimento aos usuários, oferecem produtos e serviços, realizam pesquisas, oferecem suporte técnico especializado e também fazem serviços de filantropia, cobrança e cadastramento de clientes.

Tudo isso é feito por meio do teleatendimento nas Centrais de Atendimento, que incluem os Call Centers, Help Desks, Contact Centers e Centrais de Telemarketing, com o objetivo de reter, captar ou recuperar consumidores. No texto de hoje, você confere um pouco mais sobre as formas de atuação desse profissional. Boa leitura!

Como é a atuação do operador de telemarketing?

Esse profissional usa o sistema de teleatendimento para contatar ou atender os consumidores seguindo roteiros que o ajudam a responder as dúvidas, solucionar problemas ou mesmo fazer vendas.

Os clientes relacionam a qualidade do atendimento à qualidade do serviço oferecido pela empresa. Por isso, a atuação desse profissional é a chave para um bom relacionamento entre consumidor e empresa, e sua principal função é garantir que ele tenha a melhor experiência possível. Sua missão é representar a marca e estabelecer um vínculo.

Para atuar na área, é preciso ser maior de 18 anos e possuir nível médio de escolaridade. Após a contratação, o operador passa por treinamentos e capacitações para sua atuação, que podem incluir aulas de matemática, português, negociação, características do produto e técnicas de relacionamento.

Características de um bom operador

Usa um roteiro

Essa prática é essencial para manter o padrão de atendimento e garantir que o cliente receba informações importantes. Além disso, o roteiro traz dicas de como introduzir os assuntos e conseguir fechar negócio com o cliente.

É importante lembrar que o roteiro é um guia e não uma regra que deve ser reproduzida de forma mecânica. É necessário dar um tom natural à conversa.

Conhece bem o produto ou serviço

O cliente pode fazer perguntas ou ter reações que não estão previstas no roteiro. Por isso é essencial que o atendente tenha total domínio sobre o assunto para lidar com essas situações.

Estudar profundamente o produto ou serviço antes de iniciar as ligações é essencial. A dica é memorizar todos os detalhes que conseguir para estar preparado para situações imprevisíveis.

Participa dos treinamentos

As capacitações oferecidas pelas empresas são necessárias para manter um atendimento de qualidade. Quando o operador participa deles, está reforçando seus pontos fortes e trabalhando em suas dificuldades.

Você sabia que existem diversas funções para operadores de telemarketing?

Talvez você já tenha ouvido falar de operadores de telemarketing ativos e receptivos, mas você sabia que essa não é a única função que eles podem realizar?

Em empresas e instituições financeiras, é comum encontrar dois tipos de operador: os ativos e os receptivos. Mas, instituições filantrópicas, de caridade ou hospitais também usam esse tipo de serviço para conseguir mais apoiadores. Confira as possibilidades de atuação dos operadores de telemarketing:

Operador de telemarketing ativo

É aquele que faz ligações para abordar os clientes oferecendo produtos, serviços, fazendo cobranças ou o acompanhamento da venda.

Operador de telemarketing receptivo

É quem faz o atendimento quando o consumidor liga para a empresa porque tem interesse em algum produto ou para esclarecer dúvidas. Também atua no registro de reclamações e elogios.

Operador de telemarketing de donativos

Atua em instituições de caridade ou hospitais e faz um contato ativo com possíveis doadores de dinheiro, peças para leilão ou bazar ou mesmo medicamentos de difícil acesso.

Operador de telemarketing de orientações

É quem faz ligações para a população para prestar orientações ou conselhos sobre saúde e cidadania. Exemplo disso é o TeleSUS do Ministério da Saúde, que presta orientações para a população de forma ativa e receptiva.

Operador de telemarketing para valorização da vida

Voluntário que trabalha em instituições ou programas de combate ao suicídio.

Conclusão

O trabalho do operador de telemarketing é essencial para conectar consumidores e empresas ou mesmo possíveis doadores e instituições de caridade, filantrópicas ou hospitalares.

O setor, que funciona para diversos jovens como porta de entrada para o mercado de trabalho, segue registrando altos números de contratação. Para ser um bom operador, é essencial seguir o roteiro, mas seu conhecimento precisa ir além dele: é necessário estudar os detalhes do produto ou serviço, participar dos treinamentos e se dedicar para oferecer o melhor atendimento possível.

Você conhece alguém que atue como operador de telemarketing? Que tal mandar esse texto para ele ou ela?


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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