Dia do pedreiro é comemorado em 13 de dezembro

Dia do pedreiro é comemorado em 13 de dezembro
ícone de calendario

Atualizado:
19/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
01/12/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia do Pedreiro é celebrado no dia 13 de dezembro em homenagem a uma das profissões de operários mais antigas da história. O pedreiro é o profissional responsável por usar técnicas de revestimentos com alvenaria, argamassas e outros derivados da pedra ou tijolo para edificar ou reformar prédios privados e públicos.

A profissão de pedreiro existe em todas as civilizações e culturas e é uma das figuras principais para o surgimento das cidades e monumentos modernos. Até mesmo nas histórias bíblicas é possível encontrar referências à profissão nas atividades dos hebreus no Egito ou mesmo na referência de que o apóstolo Paulo era fabricante de tendas, ou casas.

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a data e sobre essa importante profissão. Confira!

Origem da profissão

O Dia do Pedreiro é uma homenagem a essa profissão, que existe desde que os seres humanos primitivos decidiram sair das cavernas e começaram a edificar construções rústicas. Eles iniciaram construindo casas para si e depois, formando vilarejos, vilas e cidades. Nesse contexto, o profissional especializado na construção com pedras e tijolos se tornou essencial.

Na história do Brasil, os primeiros pedreiros chegaram com os colonos portugueses em 1549 para construir a primeira fortaleza de pedra e de cal em Salvador. Além disso, existe um documento datado de 1573 na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que atesta que o pedreiro mais antigo da cidade foi João Ribeiro. 

Quando chegaram ao Brasil, os pedreiros colonos trouxeram diversas técnicas de construção aprendidas de seus mestres de forma oral. Porém, ao chegarem aqui, precisaram adaptar à realidade social, econômica e material de cada região do país. Esses profissionais se organizavam em confrarias, seguindo o modelo das organizações de ofícios medievais da Europa, apesar de terem se adaptado à realidade colonial.

Quando se transformavam em Mestres de Obras, as funções dos pedreiros se tornavam mais complexas, se assemelhando às dos engenheiros e arquitetos. Desenvolviam projetos, administravam e fiscalizavam obras, além de fazer medições e diagnósticos construtivos como Juízes de Ofício.

Na história moderna, em 1961, o então presidente Juscelino Kubitschek ergueu um monumento em homenagem aos pedreiros que atuaram na construção da capital federal, Brasília, em apenas 41 meses.

Dia do pedreiro: como é a profissão?

O profissional é o responsável pelas construções de muros, paredes, telhados, prédios e casas. Ele pode atuar de forma autônoma ou atuar em uma empresa de construção civil, edificando estruturas, executando alvenarias internas ou externas ou revestindo paredes. Para isso, ele utiliza ferramentas como régua, pá, esquadro, betoneira e outros. Seu trabalho é feito dentro dos ambientes ou ao ar livre, sendo que muitas vezes é necessário subir em andaimes, e para isso, utilizar equipamentos de proteção individual. 

Entre suas habilidades, é necessário que saiba ler projetos para que sua construção seja segura e bem-sucedida. Por isso, é necessário se preparar, fazer cursos e buscar conhecimento com profissionais experientes. É possível começar na profissão como aprendiz de pedreiro, que atua como servente, auxiliando e atuando sob a orientação do profissional. 

Além disso, é necessário ter cuidado e dedicação para que seu trabalho seja seguro, bem feito e tenha um bom acabamento. Como esse é um trabalho braçal, é necessário ter força física para erguer os materiais.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, a tendência é que a profissão seja valorizada. O pedreiro, por sua vez, precisa se atualizar para aprender os novos usos dos materiais e para poder interpretar especificações e desenhos técnicos, além de controlar a qualidade do desenvolvimento da obra.

Dicas para ser um pedreiro profissional

Tenha muita responsabilidade

A responsabilidade do pedreiro começa na preparação do material a ser utilizado, como a produção da massa de cimento. Além disso, é preciso ter muita atenção e cuidado, já que se o trabalho não for bem feito, pode acontecer um acidente e colocar a vida das pessoas em risco.

Ser caprichoso

É essencial ter capricho no serviço que é feito para entregar um serviço com ótimo acabamento e ótima qualidade. Assim, você consegue fidelizar seu cliente e sempre conseguir serviço.

Planejar com atenção

É essencial fazer o planejamento do serviço que será executado com toda calma e cuidado. Além disso, é essencial preparar o material que será usado em cada serviço com toda a qualidade.

Cuidar de suas ferramentas de trabalho

As ferramentas são parte essencial do trabalho de um pedreiro. Por isso, é necessário buscar as melhores ferramentas e acessórios que facilitem seu serviço. Você pode adquirir boas ferramentas aos poucos para agregar valor ao seu trabalho.

Buscar atualização constante

Como dissemos acima, essa é uma área em constante atualização e crescimento. Por isso, para se destacar, é necessário estar sempre pesquisando, estudando e praticando novas técnicas de trabalho, além de acompanhar os lançamentos da área da construção civil.

Conclusão

A profissão de pedreiro é uma das mais antigas da história da humanidade, além de ser essencial para a vida moderna. Por isso, em 13 de dezembro é comemorado o Dia do Pedreiro.

Os primeiros profissionais da área chegaram ao Brasil junto com os colonos, ainda no século XVI. Em um momento mais recente da história, o então presidente Juscelino Kubitschek ergueu um monumento em homenagem a esses trabalhadores que atuaram na construção da capital federal e a ergueram em apenas 41 meses. Por isso, neste dia também fazemos nossa homenagem a esses profissionais.

Deixe nos comentários sua homenagem a todos os profissionais que atuam como pedreiros!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.