Dia do pintor: saiba como homenagear esse profissional

Dia do pintor: saiba como homenagear esse profissional
ícone de calendario

Atualizado:
19/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
19/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Em 18 de outubro, é comemorado o Dia do Pintor, data criada em homenagem a todos os profissionais que atuam com tintas, texturas e cores com uma linguagem própria para mudar ambientes e superfícies. 

A pintura é uma das formas de expressão primitivas da humanidade. Prova disso são as pinturas rupestres, que demonstram que os homens das cavernas já buscavam uma forma de se comunicar, registrar seu cotidiano e mostrar como viam o mundo. Atualmente, a função dos profissionais que atuam com a pintura é essencial para as áreas de decoração e construção civil. Por meio do trabalho feito com pincéis, massas e rolos, é possível tornar espaços mais aconchegantes e transmitir sentimentos e emoções às pessoas que interagem com eles.

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a profissão e sobre a escolha de 18 de outubro como Dia do Pintor. Boa leitura!

Como surgiu o Dia do Pintor?

A data de 18 de outubro foi escolhida como Dia do Pintor de Paredes para homenagear o Evangelista São Lucas. Isso porque, conforme os relatos registrados na Bíblia, o santo conhecido como “Médico Amado” também possuía habilidades com a pintura.

De acordo com registros históricos, além de pintor, São Lucas foi escritor, médico e era considerado iconógrafo. De acordo com a tradição, a primeira pintura de Virgem Maria é atribuída a ele. Por todas essas questões, o santo é considerado o padroeiro dos artistas e pintores.

A arte da pintura é utilizada como forma de expressão e reconhecida desde a Idade da Pedra. Os homens primitivos usavam tintas extraídas da natureza para fazer desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. Nos tempos modernos, esta arte se transformou em uma profissão que leva alegria e cor a diversos tipos de ambientes em todo o mundo.

Não apenas pintores que trabalham utilizando telas têm habilidade para criar verdadeiras obras de arte. Atualmente, há o reconhecimento da pintura como objeto de decoração de ambientes, já que é ela que traduz sensações e sentimentos por meio da combinação correta de cores e texturas nas tintas.

O Dia do Artista Pintor, por sua vez, é comemorado em 8 de maio e homenageia aqueles profissionais que atuam pintando quadros e fazendo obras de arte. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, em 1851.

A profissão de pintor de paredes

O pintor de paredes é um profissional que não trabalha sozinho. Normalmente, ele conta com o auxílio de um meio oficial em pinturas, ou, em outras palavras, um ajudante de pintor. A função desse auxiliar é dar suporte ao profissional no preparo da superfície que será pintada, além de cuidar da organização do ambiente de trabalho.

Um pintor trabalha pintando paredes em ambientes residenciais ou comerciais em casas, apartamentos ou prédios. Ele também é o responsável por fazer texturas em paredes e aplicar verniz em janelas e portas de madeira. O profissional também pode fazer pinturas decorativas nas paredes ou nos móveis e outros serviços que estejam relacionados ao revestimento de tetos, paredes, madeiras e diversas outras superfícies.

Para atuar como pintor de paredes, pode-se fazer um curso técnico no Serviço nacional de aprendizagem industrial (SENAI) ou cursos oferecidos por lojas de material de construção, grandes lojas de tintas e fabricantes de tintas. Além disso, também é possível aprender a profissão atuando como ajudante de pintor.

Dia do pintor: atuação em pinturas residenciais

A pintura exige atenção especial em casas e apartamentos, já que é nesse ambiente que o proprietário passará grande parte de seus dias. Sua função é fazer com que ele goste e se sinta à vontade no ambiente de seu lar.

Tanto profissionais autônomos que atuam com ajudantes quanto empresas que prestam serviços de pintura são os responsáveis tanto por executar a pintura dos ambientes quanto por assessorar o cliente na escolha de cores, texturas e tipos de tinta ideais para cada projeto.

Além do conhecimento técnico, é essencial que os profissionais possuam todos os materiais necessários para a realização do trabalho com excelência. O profissional sempre deve estar acompanhado de itens como banquetas, escada, ferramentas para aplicar massa e escada.

O profissional também precisa se atentar com os cuidados relacionados à sua própria segurança, especialmente quando se trata de pinturas em áreas externas. Muitas vezes, é necessário atingir níveis de altura mais elevados e, por isso, é necessário seguir as diretrizes da profissão e estar munido de todos os equipamentos de proteção individuais que garantem a segurança do profissional em seu ambiente de trabalho.

Conclusão

O Dia do Pintor é comemorado no dia 18 de outubro. A  data homenageia os profissionais que atuam utilizando cores, tintas e texturas para transformar ambientes e torná-los mais agradáveis e aconchegantes. O dia foi escolhido em homenagem a São Lucas, que, segundo a tradição, além de médico e escritor, também possuía grandes habilidades com a pintura.

Quem deseja seguir a profissão de pintor pode começar atuando como ajudante de pintor e fazer um curso na área. Para atuar em um projeto, é necessário ter conhecimentos técnicos para orientar o cliente quanto às melhores opções de cores, tintas e texturas para o ambiente, além de possuir os equipamentos necessários para a execução de seu trabalho e os itens essenciais para garantir sua segurança enquanto atua, especialmente em ambientes externos.

Você já sabia que o Dia do Pintor é uma homenagem a São Lucas? Deixe seu recado em homenagem a esses profissionais nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.