Dia do Porteiro: saiba em qual data é comemorada essa profissão

Dia do Porteiro: saiba em qual data é comemorada essa profissão
ícone de calendario

Atualizado:
29/04/2021

ícone de calendario

Publicado:
30/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O dia do porteiro é comemorado em 9 de junho. A exceção fica para o estado do Rio de Janeiro, que instituiu uma lei e passou a comemorar a data apenas em 29 de junho, quando também é celebrado o dia de São Pedro.

Ele é quem recebe as pessoas que chegam. Fica de olho na movimentação do lugar, pega encomendas, dá orientações sobre estacionamento, conhece quem circula pela região e, muitas das vezes, está exposto aos perigos da rua. 

O porteiro ajuda na rotina de um condomínio e costuma fazer parte da vida dos condôminos. 

Nesta matéria, trouxemos informações importantes sobre essa data e quais são os principais atributos da profissão. Leia até o final e confira!

Quando é o dia do porteiro?

No dia 9 de junho é celebrado o dia do porteiro. A data é dedicada ao profissional que é o cartão de entrada de prédios comerciais, escolas, condomínios residenciais, etc. 

Todos os estados a comemoram no mesmo dia, com exceção do estado do Rio de Janeiro. O estado foi o único a criar, no ano de 1975, uma lei (Lei Nº8) que estabeleceria o dia do porteiro em 29 de junho, na mesma data das celebrações de São Pedro – chamado de “porteiro do céu”.

Qual a importância do porteiro?

É ele que conhece a circulação da rua, os horários que entregadores costumam passar e a rotina de quem frequenta o local. Pela exposição à rua, sua função pode envolver situações perigosas, mas sua presença traz a sensação de mais segurança para quem passa pela região, pois sabe que sempre tem alguém por ali “olhando”.

Além de cuidar da movimentação, ele contribui para o bom clima do ambiente, cumprimentando os que chegam e os que saem, ajudando quem passa e aqueles que precisam de informações.

O porteiro acaba fazendo parte do dia a dia das pessoas, criando laços com quem frequenta o ambiente e, muitas vezes, sendo a ajuda que buscamos quando acontece alguma emergência.   

Quando é o dia do porteiro de condomínio?

Essa relação entre o porteiro e o morador é ainda mais próxima em um condomínio. Por lá, ele acaba sendo um dos primeiros a saber dos problemas, tornando-se um funcionário importante no auxílio ao síndico. 

O dia do porteiro de condomínio também é celebrado em 9 de junho.

Dia do porteiro é feriado?

A data não é considerada um feriado nacional, estadual ou municipal. Entretanto, em seu condomínio você pode organizar comemorações, entregar lembrancinhas ou trabalhar com uma escala de folga dos funcionários. 

Além de promover sempre boas condições de trabalho o ano todo, o importante é que o porteiro se sinta reconhecido e lembrado no dia 9 de junho.

Quando será o dia do porteiro em 2021?

Então não se esqueça da data. Em 2021, o dia do porteiro cairá em uma quarta-feira. Converse com seus amigos condôminos, relembre a data em assembleia e veja se eles querem propor algo para celebrar ou marcar o momento.

Qual é a função de um porteiro?

O porteiro desempenha uma série de funções e trabalha em diferentes tipos de edifícios. A profissão está prevista no Código Brasileiro de Ocupações, que lista na descrição sumária as seguintes atividades*:

  • Recepcionar e orientar visitantes e hóspedes;
  • Zelar pela guarda do patrimônio observando o comportamento e movimentação de pessoas para prevenir perdas, evitar incêndios, acidentes e outras anormalidades;
  • Controlar o fluxo de pessoas e veículos, identificando-os e encaminhando-os aos locais desejados;
  • Receber mercadorias, volumes diversos e correspondências; 
  • Fazer manutenções simples nos locais de trabalho.

*Reprodução das atividades divulgadas pelo CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

No dia a dia de um condomínio, por exemplo, o porteiro atua em conjunto com o síndico e demais funcionários para cumprir a rotina de funcionamento do local. Apesar de ilegal quando não acordado em contrato, às vezes, o porteiro acumula funções de zelador, jardineiro etc. 

Veja aqui se zelador pode fazer limpeza.

A profissão de porteiro vai deixar de existir?

Apesar da importância para o funcionamento de um condomínio, muitos locais escolhem tirar seus porteiros para fazer uma redução na taxa de condomínio, implantar tecnologias ou testar um período sem ninguém na portaria. 

Não são todos os ambientes que aceitam bem a mudança. Muitos condôminos já estão acostumados com a presença de alguém na portaria. Em outros, o número de blocos e unidades é muito alto, impossibilitando que o condomínio tenha uma rotina organizada e bem gerida sem um porteiro em cada entrada. 

Portaria virtual ou porteiro?

O surgimento de portaria remota, por exemplo, fez parecer que o profissional poderia ser substituído nessa função de recepcionar visitantes. Alguns locais acabam optando por fazer a troca, mas em outros os porteiros são mantidos e seguem desempenhando funções como controle da circulação, recebimento de encomendas, orientações etc.

Isso exige que os usuários se adaptem ao sistema digital, aprendendo a lidar com a tecnologia. A portaria remota também requer uma certa autogestão para que as portas não fiquem abertas ou que pessoas indesejadas não entrem no condomínio.

Alguns condôminos preferem a presença de alguém na portaria, para receber encomendas e, inclusive, fiscalizar o funcionamento dos próprios sistemas eletrônicos e evitar falhas de segurança. A tecnologia acaba sendo um reforço para as suas atividades. E o porteiro segue tendo seu espaço em um condomínio.

Conclusão

O dia do porteiro é comemorado em 9 de junho em todo país, com exceção apenas do estado do Rio de Janeiro, que celebra a data em em 29 de junho (junto das festividades do dia de São Pedro). 

Neste ano, o dia do porteiro cairá em uma quarta-feira ou em uma terça-feira para os fluminenses. E como mencionamos acima, o dia do porteiro de condomínio é comemorado na mesma data. Apesar de não ser feriado, é interessante reconhecer a importância do funcionário para o local também.

A celebração do dia do porteiro é uma das muitas atividades que a rotina de um condomínio exige. Aqui na CashMe damos o suporte financeiro necessário para desafogar situações emergenciais que exigem um crédito extra. Conheça o CashMe Condo e veja como fazer empréstimo para condomínio sem fiador e sem garantias pessoais! 

Sugestão de meta-descrição: Dia do porteiro é comemorado em 9 de junho, com exceção do estado do Rio de Janeiro, que celebra no dia 29 de junho (dia de São Pedro).


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR