dia do sorvete

23 de setembro: Conheça a história do Dia do Sorvete

13 set 2021
6min de leitura

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Sorvete, a sobremesa preferida pelos brasileiros para se refrescarem das altas temperaturas e há quem não recuse uma casquinha nem nos dias frios.

Com sabores e opções para agradar os mais variados grupos, a iguaria coleciona apreciadores em todos os lugares do mundo.

Acompanha com a gente como surgiu o Dia do Sorvete e conheça 5 marcas artesanais que vale a pena conhecer!

Por que dia 23 de setembro é o Dia do Sorvete?

Criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), a data coincide com o início da Primavera para estimular as vendas do setor. Como a estação marca a chegada de dias quentes, celebrar o Dia do Sorvete tornou-se uma maneira das pessoas aumentarem o consumo do doce.

Como surgiu o sorvete

Tudo começou na China, há quatro mil anos, quando uma mistura de leite e arroz foi congelada na neve e formou uma sobremesa parecida com um granizado, conhecido como raspadinha ou raspa-raspa.

Naquela época, apenas a nobreza consumia o doce, porque o leite era uma mercadoria cara e era necessário ter câmaras frigoríficas subterrâneas, que conservavam o produto até o verão. A matéria-prima e os equipamentos de refrigeração não eram acessíveis para grande parte da população.

Contudo, no século XIII, a receita navegou oceanos e chegou à Europa, mais precisamente na Itália, pelas mãos do explorador Marco Polo. Depois de se aventurar em território, ele aprendeu como produzir o sorvete e disseminou sua receita, que ficou restrita aos italianos até aproximadamente o século XVI.

A exportação aconteceu com o cozinheiro de Catarina de Médici, uma nobre italiana, esposa do rei Henrique II, que foi rainha consorte da França. Ele quem inseriu a prestigiada receita nas cozinhas da corte francesa.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quem trouxe o sorvete para o Brasil

Dá para imaginar que o Brasil viveu 334 anos sem ter ideia de como era o sabor de um sorvete? Com exceção da nobreza, que em sua maioria era oriunda da Europa.

Mas a chegada da guloseima em terras tupiniquins não poderia ser mais emblemática. Em 1834, o navio americano Madagascar saiu de Boston e aportou no Rio de Janeiro, trazendo cerca de 200 toneladas de gelo em blocos.

Surpreendentemente, o estoque durou quase cinco meses sendo conservado com serragem em depósitos subterrâneos, onde as temperaturas mais baixas evitavam que o gelo derretesse com facilidade.

Na época ainda não existiam equipamentos como geladeiras e freezers para guardar o sorvete depois de pronto, então, as sorveterias avisavam a hora certa que as massas geladas iriam sair e causavam longas filas de pessoas animadas para experimentarem a novidade.

Sobremesas tradicionais com sorvete

Neste Dia do Sorvete, vale conferir algumas receitas bem conhecidas pelo Brasil adentro que levam a massa gelada, tais como:

Banana split

Também pode ser pedida como banana-rachada, é uma receita que veio dos Estados Unidos, onde a chamam de sundae. De maneira clássica, ela é servida em uma travessa como se fosse um barco e leva banana e bolas de sorvete de baunilha, chocolate, morango.

Para finalizar, tem chantili, calda ou xarope de chocolate, morango ou caramelo, e é decorada com farelo de amêndoas, castanhas ou nozes.

Milk-shake

Dependendo da região é chamado de batido de leite, leite batido, frapê, vitamina ou milk-shake. E é provável que em algum momento da vida você já provou ou ainda vai experimentar!

Trata-se de uma bebida gelada e bem cremosa, que leva basicamente sorvete de baunilha, morango ou chocolate. Há lugares que servem receitas criativas e investem em misturar frutas, biscoitos e outros variados ingredientes.

Ele é servido em copo alto e decorado com calda, chantilly e, tradicionalmente, recebe uma cereja no topo.

Petit gateau

Na clássica sobremesa francesa, o sorvete não se destaca sozinho. Ele é a dupla perfeita de um pequeno bolo de chocolate com recheio cremoso e que escorre quando é cortado ao meio.

Além da receita tradicional, existem diversas opções de petit gateau para experimentar com os sorvetes que desejar.

Vaca-preta

Sorvete flutuante, flutuante ou vaca-dourada, basicamente, a bebida é preparada com sorvete de baunilha e refrigerante. Suas variações dependem da bebida que é misturada:

Vaca-preta (Há lugares que oferecem a opção de massa de chocolate): feita com refrigerante de cola.

Vaca-amarela: batida com refrigerante de laranja.

Vaca-dourada: acompanha refrigerante de guaraná.

Flutuante: preparada com refrigerante de limão.

Cinco marcas brasileiras para provar

A guloseima gelada que é preferida por quase todos os brasileiros mantém o setor bastante aquecido. Dados da ABIS mostram que são mais de 10 mil empresas ligadas ao mercado de sorvetes, por isso, listamos cinco marcas nacionais que são irresistíveis.

Veja só:

Chiquinho Sorvetes

Nasceu na cidade de Frutal, interior de Minas Gerais, em 1980, como uma pequena sorveteria local que Francisco, conhecido como Chiquinho, abriu para o filho Isaias, de 18 anos, empreender.

Ao longo de quatro décadas, Isaias fez mudanças no plano de negócio e expandiu a marca, que se destaca pela receita de fabricação própria. Atualmente é uma das maiores redes sorveterias do país, somando 562 lojas, em 25 estados.

Creme Mel

A empresa goiana começou em 1987, na garagem da residência do empresário Antônio Santos, o Seu Toninho. Tornou-se líder na região Centro-Oeste e, em 2015, comprou a pernambucana Zeca’s, principal indústria do setor no Nordeste.  

Sorveteria Cairú

Parada obrigatória na cidade de Belém, no Pará. É um endereço tradicional que oferece mais de 60 sabores, dentre os quais se destacam os sorvetes produzidos com as frutas típicas da região, como araçá, bacuri, bacaba, murici e mangaba, sem esquecer do açaí e cupuaçu.

San Paolo

Originalmente começou em Fortaleza, no ano de 2002, e seu carro chefe é a maneira inusitada de preparar o sorvete. Isso porque, em uma bancada de granito resfriada é feita a mistura da massa desejada com seus complementos, como chocolates, frutas e caldas, todos a gosto do cliente.

Bacio Di Latte

Eleito um dos endereços preferidos dos paulistanos quando o assunto é tomar um sorvete. Aqui, os ingredientes de alta qualidade são preparados de forma artesanal e todo mês são lançados sabores sazonais que chegam nas mais de 80 unidades espalhadas pelo país.

Conclusão

Como vimos, seja no copo ou na casquinha, a celebração do Dia do Sorvete é um ótimo motivo para desbravar novas sorveterias e sabores. Afinal, não tem nada mais refrescante para aproveitar os dias quentes.

Agora, se você se animou com a ideia de abrir o próprio negócio, o que não falta são opções para montar o cardápio e agradar os clientes, tem receitas com produtos artesanais, gourmets, veganos, light, diet e sem lactose.

E na hora de colocar a mão no sorvete, conte com a CashMe! Com taxas a partir de 0,98% a.m. + IPCA, e até 168 meses para pagar pela Tabela Price ou 240 meses pela Tabela SAC. O empréstimo com imóvel em garantia é a solução ideal para montar sua loja, além de garantir o capital de giro que vai ser importante para a gestão financeira da empresa.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade