Por que o Dia dos Pais é comemorado em agosto no Brasil?

Por que o Dia dos Pais é comemorado em agosto no Brasil?
ícone de calendario

Atualizado:
28/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
28/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No segundo domingo de agosto, celebra-se no Brasil o Dia dos Pais. Criado para homenagear a figura paterna que é tão importante na criação de um filho. Uma das datas mais comemoradas no mundo todo, assim como o Dia das Mães.

Além disso, também é uma data que impulsiona muito o comércio. Segundo dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, só no varejo digital, esse período movimentou cerca de R$5,4 bilhões em 2020.

Mas, embora seja comemorado em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. Descubra agora no artigo a seguir o motivo pelo qual foi escolhido o mês de agosto para celebrar esta data em nosso país.

Quem criou o Dia dos Pais?

Na verdade, existem duas versões sobre a origem da data. Confira ambas abaixo.

Origem nos Estados Unidos

A versão mais plausível é de 1909, quando uma jovem de Washington, nos Estados Unidos, chamada Sonora Louise Smart Dodd, teve uma ideia ao escutar uma mensagem em homenagem ao Dia das Mães, celebrado desde 1908 no país.

Sonora decidiu então criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que sentia de seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Muito dedicado, o ex-combatente teve a tarefa de criar os 6 filhos sozinho, após perder a esposa em seu último parto.

A garota escolheu o dia 19 de junho, data de nascimento de seu pai, e enviou uma petição às autoridades e igrejas locais, onde a Associação Ministerial de Spokane apoiou a ideia, comemorando o primeiro Dia dos Pais em 19 de junho de 1910. A escolha do símbolo do evento foi uma rosa, sendo as vermelhas para dedicar aos pais vivos, e as brancas, aos falecidos. 

O gesto simples fez com que virasse tradição e se espalhasse rapidamente pelo estado de Washington e também pelo restante do país, porém, o dia só foi reconhecido em 1966, e oficializado seis anos depois, em 1972, pelo então presidente Richard Nixon, para ser comemorado anualmente no terceiro domingo de junho.

Origem mais antiga

No entanto, há uma versão bem mais antiga. Segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de 4 mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 


Como surgiu o Dia dos Pais no Brasil?

Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas no país.

Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, mas há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais estão de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

Dia dos Pais em outros países

Como podemos ver, o Dia dos Pais varia de acordo com os países. Confira a seguir as datas de celebração de alguns deles.

  • 23 de fevereiro: Na Rússia, os pais são homenageados na data em que comemora-se o Dia do Defensor da Pátria;
  • 19 de março: Celebrado em Portugal, Espanha, Itália, Angola, Bolívia, Bélgica, entre outros países com tradição católica. A data é associada ao dia de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus;
  • Terceiro domingo de junho: Assim como nos Estados Unidos, essa data é festejada no Canadá, Inglaterra, França, Argentina, Venezuela, México, Peru, Chile, Equador, Turquia, Países Baixos, Japão, África do Sul, Índia, entre outros países;
  • 21 de junho: Celebrado no primeiro dia do verão em alguns países do Oriente Médio, como Líbano, Egito, Síria e Jornada;
  • 08 de agosto: Comemorado em Taiwan, pelo motivo curioso de que a pronúncia da data no mandarin assemelha-se à palavra “pai”;
  • Primeiro domingo de setembro: Austrália e Nova Zelândia. O principal motivo é porque as temperaturas já estão mais amenas nesta época do ano;
  • Segundo domingo de novembro: Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Noruega e Estônia;
  • Sétimo mês do calendário islâmico: No Irã, O Dia dos Pais é comemorado no 13° dia do Rajab, data de aniversário de Imam Ali, primo de Maomé e o primeiro homem a aceitar as mensagens do profeta.

O que dar de presente no Dia dos Pais?

Além de mensagens, beijos, abraços e almoços especiais para demonstrar todo o amor pela figura paterna, muitos filhos também aproveitam a data para presenteá-los, como camisas, perfumes, relógios, celulares, vinhos, ou até mesmo oferecendo experiências como assistir um jogo de futebol no estádio. Tudo depende do gosto, valor e criatividade, por isso confira algumas dicas cruciais:

  • Pesquise e compare os preços;
  • Evite comprar de última hora, pois a chance de encontrar algo bacana e que caiba no seu bolso, é menor;  
  • Considere o gosto do seu pai, para não frustrá-lo com a escolha;
  • Caso sua compra seja pela internet, verifique a reputação da loja e a avaliação de outros clientes sobre o produto.

Conclusão

Apesar das diferentes datas e motivos em que se celebra o Dia dos Pais pelo mundo, a data é importante para fortalecer laços familiares e homenagear de todas as formas a figura paterna.

Para aqueles que desejam realizar os sonhos de seus pais, saiba que a CashMe pode ajudar com a opção de crédito com garantia de imóvel. Faça uma simulação de empréstimo online agora mesmo e encontre as melhores taxas do mercado.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.