Dia Internacional da Juventude: saiba porquê é comemorado

Dia Internacional da Juventude: saiba porquê é comemorado
ícone de calendario

Atualizado:
31/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
03/08/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta.

A juventude reconhecida pela ONU engloba pessoas de 10 a 24 anos e representa 16% da população mundial, ou seja, 1,8 bilhão de pessoas.

A cada ano é escolhido um tema a ser discutido e trabalhado no mundo todo. Preparamos um conteúdo para você entender mais sobre o Dia Internacional da Juventude e descobrir qual é a pauta para o ano de 2021. Confira! 

Quando surgiu o Dia Internacional da Juventude?

A data foi criada em 1999, por meio da resolução 54/120 na Assembleia Geral da ONU, como resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa, Portugal, e que foi debatido questões relacionadas a juventude, como drogas, habitação, emprego, saúde.

O dia ganhou ainda mais relevância quando a ONU decretou que o ano de 2010 seria considerado o Ano Internacional da Juventude, sob o tema “Diálogo e compreensão mútua”.

Por meio do Programa Internacional da Juventude, todo ano é incentivado e promovido ações que possam assegurar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todos os países.

Dia Nacional da Juventude

No Brasil, o dia 12 de agosto entrou para o calendário por meio do Decreto de Lei nº 10.515, em julho de 2002. A data serve para homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade, além de dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, como más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos, dificuldade em entrar no mercado de trabalho, etc. 

Qual a importância do Dia Internacional da Juventude?

A comemoração não deve ser encarada apenas como uma celebração, mas também dar visibilidade aos ideais da juventude ao redor do mundo.

Essa data serve para refletir qual é o papel do jovem na sociedade e como eles podem ser inseridos nas discussões de políticas públicas, saúde, educação, cultura, mercado de trabalho, etc. 

Além disso, tem como objetivo despertar a própria juventude, pois são eles os agentes transformadores fundamentais para a identificação de soluções novas e inovadoras para um futuro melhor.

O que significa juventude?

Segundo a UNESCO, a juventude pode ser definida como “um período de transição da dependência da infância para a independência da idade adulta e a consciência de nossa interdependência como membros de uma comunidade. A juventude é uma categoria mais fluida do que uma faixa etária fixa”, ou seja, apesar de considerado jovem aquele que tem entre 10 a 24 anos, a idade pode variar para mais ou para menos. 


De acordo com a ONU, esta é a maior geração de jovens da história da humanidade, são quase 2 bilhões de jovens no planeta. Deste número, 500 milhões vivem em situação de extrema pobreza.

Além disso, os jovens são os mais afetados pela crise econômica devido à pandemia do novo coronavírus. O Relatório realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em maio de 2020, revela que 1 em cada 6 jovens está desempregado no mundo.

Juventude no Brasil

No nosso país, a atual Política Nacional de Juventude (PNJ) considera que os jovens são as pessoas que possuem entre 15 e 29 anos.

Segundo um estudo do Centro de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima-se que até o final do ano de 2021 a população jovem será inferior a 50 milhões de pessoas, a menor desde 2002. O levantamento também projeta que o número de jovens poderá ser reduzido quase à metade ao fim deste século.

É importante destacar que essa população também sofre com altos índices de violência. De acordo com dados do Atlas da Violência, só em 2017, 35.783 jovens foram assassinados no país, o equivalente a uma taxa de 69,9 homicídios para cada 100 mil jovens. Homens e mulheres entre 15 e 29 anos representaram mais da metade dos homicídios no país, cerca de 54,54%.

Além disso, 23% dos jovens no país não estavam estudando ou trabalhando.

Temas do Dia Internacional da Juventude

Como mencionamos, a cada ano a ONU escolhe um tema a ser debatido e trabalhado no mundo todo, referente a educação, saúde, mercado de trabalho, meio ambiente, além de desafios que os jovens enfrentam diariamente.

O assunto deste ano será “Transformando os Sistemas Alimentares: Inovação Jovem para a saúde humana e do nosso planeta”. Ao mesmo tempo que a pauta retrata a transformação dos sistemas alimentares, é ciente que somente uma produção maior de alimentos saudáveis e sustentáveis não garante a saúde humana e o bem-estar do planeta. 

Isso significa que outros desafios estão relacionados e devem ser enfrentados, como a redução da pobreza, inclusão social, conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas.

ID Jovem

Você sabia que no Brasil existe um benefício exclusivo para os jovens? O ID Jovem é a abreviação para Identidade Jovem, é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Confira os temas dos anos anteriores na tabela abaixo:

Tema definido pela ONUAno
Transformando os Sistemas Alimentares: Inovação Jovem para a saúde humana e do nosso planeta2021
Compromisso da juventude com a ação global2020
Educação transformadora2019
Espaços seguros para a juventude2018
Juventude construindo a paz2017
O Caminho para 2030: Erradicando a Pobreza e Alcançando o Consumo e a Produção Sustentáveis2016
Engajamento cívico da juventude2015
Juventude e Saúde Mental2014
Migração juvenil: avançando no desenvolvimento2013
Construindo um mundo melhor: parceria com os jovens2012
Mude nosso mundo2011
Diálogo e compreensão mútua2010
Sustentabilidade: nosso desafio. Nosso futuro2009
Juventude e mudanças climáticas: é hora de agir2008
Faça-se ver, faça-se ouvir: a participação da juventude para o desenvolvimento2007
Combatendo a pobreza juntos: Juventude e erradicação da pobreza2006
Tornar os compromissos uma realidade2005
Juventude em uma sociedade intergeracional2004
Encontrar trabalho decente e produtivo para jovens em todos os lugares2003
Agora e para o futuro: ação da juventude para o desenvolvimento sustentável2002
Enfrentando a Saúde e o Desemprego2001
Primeira comemoração do Dia Internacional da Juventude em 12 de agosto2000

Conclusão

O Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto, é uma data essencial para dar visibilidade à causa e para discutir e debater mecanismos que assegurem os direitos aos jovens, acerca da educação, saúde, lazer, emprego, entre outros.

É fundamental que se faça investimentos e promova ações para garantir à juventude condições para o desenvolvimento pleno e assim, uma maior qualidade de vida, afinal, eles representam o futuro do planeta.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.