Dia Livre de Impostos: conheça como esse dia de descontos funciona

Dia Livre de Impostos: conheça como esse dia de descontos funciona
ícone de calendario

Atualizado:
03/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
03/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia Livre de Impostos é uma ação de conscientização e insatisfação em relação às altas taxas tributárias que incidem nos produtos e serviços brasileiros. Para mostrá-las, as lojas participantes vendem com isenção de impostos durante um dia, arcando elas mesmas com o valor do tributo oferecido como desconto.

Você já parou para analisar quanto do valor pago em um produto ou serviço corresponde a impostos tributários? Segundo a Câmara De Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem), o setor de eletrônico tem uma carga tributária de 43%, enquanto o de maquiagem arca com 58%. Obviamente, parte desses valores são repassados pelos comerciantes no preço final oferecido ao consumidor.  

Por isso, é comum escutar comparações ou análises como “o brasileiro trabalha cerca de cinco meses ao ano para pagar impostos”. É claro que, aqui, inserem-se demais tributações para além dos valores embutidos em produtos e serviços comprados ao longo do ano. Entretanto, essa é uma boa porta de entrada para refletir sobre o impacto dos impostos na sua vida financeira e no desenvolvimento do setor de comércio e serviços.

O que é Dia Livre de Impostos?

No dia a dia, nem sempre percebemos que parte do preço pago em um eletrônico, por exemplo, é composto pela carga tributária que o Estado cobra dos comerciantes e prestadores de serviços. Em uma lógica simples, impostos mais baixos podem refletir em preços mais baixos repassados ao consumidor, que terá mais poder aquisitivo e maior chance de comprar mais, movimentando a economia e as vendas das empresas.

Na teoria, o imposto arrecadado retorna ao cidadão por meio de investimentos feitos pelo Estado. Segundo reportagem do G1, o Brasil, em 2019, era o 15º país com maior carga tributária no mundo. Entretanto, em pesquisa do mesmo ano, seus impostos têm o menor Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes) de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) – também divulgada pelo G1.  

Para promover a conscientização do impacto das altas taxas tributárias nos preços ofertados pelo setor de comércio e serviços, foi criado o Dia Livre de Impostos (DLV). A iniciativa também manifesta a insatisfação com a forma como a arrecadação é aplicada e a barreira que ela representa para o crescimento econômico. 

Qual o Dia Livre de Impostos?

O DLV é um projeto da CDL Jovem, que integra o Sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). No site do projeto, a CDL Jovem explica que o DLI “nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.”   

Em 2021, O Dia Livre de Impostos aconteceu no dia 27 de maio em todo o país. Essa foi a 15º edição, porém a data não é sempre a mesma. Em 2020 ele caiu em 04 de junho e, em 2019, 30 de maio. Nos últimos anos, o DLV tem sido realizado no primeiro semestre, mas a organização sempre divulga com antecedência a data escolhida. 

O que é a CDL Jovem?

As ações nacionais costumam ser estruturadas pela CDL Jovem e apoiadas pelas CDLs regionais, que divulgam o Dia Livre de Impostos. A CDL Jovem faz parte do organograma da CNDL, sendo um espaço para jovens empreendedores se capacitarem profissionalmente, contribuírem com o movimento lojista e fazerem networking, por exemplo. 

Como funciona o Dia Livre de Impostos?

Para cumprir com os objetivos de conscientização e manifestação, a CDL cadastrou lojas para participar do DLV. Na data acordada, esses estabelecimentos selecionam e ofertam alguns produtos e serviços sem repassar ao consumidor a carga tributária que normalmente está embutida no preço. 

Ou seja, o empreendedor arca com esse valor e o consumidor recebe um “desconto”. Segundo o site do DLV, assim eles conseguem conscientizar “os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentar o seu poder de consumo por um dia”. A ação também aquece de certo modo as vendas físicas e as vendas online nos estabelecimentos na data. 

Há estabelecimentos que limitam a quantidade de produtos que pode ser adquirida. É o caso de alguns postos de combustível, que determinam quantos litros cada condutor pode abastecer. Ainda assim, é comum encontrar, por exemplo, postos com longas filas de motoristas ansiosos por abastecerem seus automóveis por um preço bem menor.

Quais são as lojas que estão participando do Dia Livre de Impostos?

Para aproveitar o Dia Livre de Impostos, basta que você, consumidor, entre no site do projeto e selecione “lojas participantes”. Depois, a CDL vai informar quais lojas estão participando do DLV, online ou físicas. Os estabelecimentos cadastrados mudam de ano a ano e costumam usar banners e imagens do projeto para anunciar ofertas e sua adesão ao Dia Livre de Impostos. 

No caso das empresas que desejam participar do Dia Livre de Impostos, é preciso se cadastrar no site do projeto. A CDL disponibiliza um vídeo explicativo no qual informa que o cadastrado recebe materiais de comunicação com recomendações de produção gráfica e participação no projeto. 

E complementa que: “os descontos nos produtos devem ser equivalentes às taxas de tributação de cada segmento”. Essas taxas estão na tabela de tributos dentro do próprio site. Eles também recomendam que o empreendedor converse com a sua equipe e realize treinamentos para que ela saiba explicar ao consumidor o que é o Dia Livre de Impostos e o que significa aquele valor de desconto. 

A CDL também divulga o regulamento para participação, buscando que os estabelecimentos cumpram com alguns requisitos e os descontos. 

Dia Livre de Impostos 2021 

Em 2021, o Dia Livre de Impostos caiu no dia 27 de maio. Segundo a CNDL, 12 mil lojas aderiram à ação. Com isso, 22 estados e o Distrito Federal tiveram estabelecimentos participantes. Além disso, cerca de 15 mil pessoas assinaram o manifesto online que pede a redução da carga e da complexidade tributária. A página criada para exibir os produtos livres de impostos dessa edição recebeu o cadastro de 1672 produtos.

Conclusão

O Dia Livre de Impostos é uma ação de conscientização da alta taxa tributária em produtos e serviços brasileiros. Ela é realizada anualmente pela CDL Jovem, que cadastra estabelecimentos dispostos a arcar, por um dia, com os impostos tributários sob um ou mais itens comercializados. 

Dessa forma, eles conseguem oferecer descontos no valor do imposto que normalmente seria repassado ao consumidor. A ideia é que o cidadão perceba o impacto que os tributos têm no seu poder de compra e, consequentemente, no crescimento econômico do setor de comércio e serviços. 

O Dia Livre de Impostos chama atenção para o quanto e como está sendo aplicado o que é arrecadado em tributos no país. Um dos seus objetivos é refletir sobre o melhor uso do dinheiro. Aqui na CashMe, também nos importamos com essa conscientização. Por isso, junto de você, trabalhamos para avaliar se nosso empréstimo online é a melhor opção!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.