Dia do Atleta: comemore praticando uma atividade física. Confira as dicas!

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Atualizado:
23/11/2021

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Publicado:
23/11/2021

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Redação CashMe

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O Dia Nacional do Atleta é celebrado anualmente em 21 de dezembro. A data tem como objetivo principal, celebrar o esforço dos atletas profissionais brasileiros, além de incentivar a prática de exercícios físicos para a população em geral.

O conceito de “atleta” surgiu há muitos séculos, na antiga Grécia e na Roma, e hoje tem um sentido muito mais amplo. Para além das modalidades profissionais, a prática de atividades passou a ser disseminada por governos globais como uma das principais aliadas da saúde e do bem-estar da população.

Você movimenta o seu corpo diariamente ou é daqueles que pula a academia sempre que pode? Independentemente da sua realidade, o Dia do Atleta é uma boa data para relembrar o quão importante é ter esse hábito em nossas vidas.

Pensando nisso, a CashMe preparou um conteúdo exclusivo para celebrarmos a data da melhor forma: com um incentivo extra para você levantar da cadeira e agir como um atleta. Que tal conhecer um pouco mais sobre a data e dicas para melhorar sua rotina esportiva? Confira a seguir!

Origem da data no Brasil

O Dia do Atleta foi criado pelo governo brasileiro na década de 60, precisamente em agosto de 1961, por meio do Decreto nº 51.165, de autoria do então presidente Jânio Quadros. A data foi instituída como forma de homenagear e reconhecer os atletas brasileiros em competições mundiais.

A década de 60 é considerada a “era de ouro” do esporte nacional, em especial por conta do futebol. Quando o esporte vivia sob o contexto da ditadura militar, não raro era que os atletas fossem envoltos de motivação política e social. 

A milenar história esportiva

A figura do atleta profissional carrega uma história riquíssima de superação ao longo de milhares de anos. Em contextos políticos, sociais e de ascensão em escala global, o esporte sempre foi visto como um artefato para unir povos e propagar saúde. 

Competições como os Jogos Olímpicos carregam consigo um peso que vai muito além da prática de esporte em alto nível. Contextos que marcaram época fazem desse evento o mais importante da história esportiva mundial. 

Assim como novas modalidades surgiram ao longo dos anos, o evento se modernizou para incluir práticas diversas e premiar o esporte coletivo. Os Jogos Olímpicos no Brasil foram sediados pela primeira vez em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. De lá para cá, o legado do esporte passou a ser incentivado por parte de governos locais e nacionais. 

“Atleta” no sentido literal

A palavra vem do grego e é relacionada a um praticante de esportes em geral, que possui força e resistência capazes de desempenhar determinada modalidade em alto nível. Antigamente, atleta era a figura do representante de combate em jogos na Grécia e na Roma Antiga, e atualmente remete a esportistas profissionais.

O atletismo, prática representada pelas modalidades de corrida, salto e arremesso, carregam hoje um sentido amplo para práticas modernas e ajustadas ao contexto de cada prova. Para além das competições oficiais, é considerado atleta toda pessoa que pratica atividades em prol da evolução física.

O esporte competitivo no Brasil

Entre os atletas mais famosos do Brasil, diversas são as figuras marcantes que fizeram história no esporte do país. Na ginástica, nomes como os da brasileira Daiane dos Santos e Daniele Hypólito, por exemplo, marcaram uma modalidade adormecida. 

Em 2021, o fenômeno Rebeca Andrade alavancou o protagonismo brasileiro na ginástica, dando ao país o topo do pódio que já vinha sendo merecido há tantos anos nos Jogos Olímpicos e em competições mundiais.

No tênis, atletas como Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni também têm um lugar de destaque na história do esporte. Enquanto no futebol, a figura de Pelé continua pautando as principais discussões futebolísticas da história. 

Atividade física como aliada da saúde

O Dia do Atleta tem como objetivo homenagear figuras marcantes do esporte nacional, mas não para por aí. A data é um importante elo entre a propagação de hábitos saudáveis para a população, por meio de campanhas nacionais de conscientização sobre os benefícios da atividade física.

Independentemente de idade, gênero ou capacidade física, o esporte é um recurso que pode ser utilizado por qualquer cidadão, garantindo maior qualidade de vida em escala global. Praticar atividades físicas traz benefícios que vão muito além do físico – contribuindo, inclusive, para uma boa saúde mental. Confira os principais benefícios:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Eleva a imunidade natural do corpo;
  • Reduz a pressão arterial e combate a diabetes;
  • Fortalece a musculatura do corpo;
  • Incentiva o emagrecimento saudável e gradual;
  • Reduz o estresse físico e mental;
  • Promove sensações de prazer por meio da liberação de endorfina;
  • Melhora a qualidade do sono.

Dicas para criar uma rotina de atividade física

Você é daqueles que adia a matrícula na academia porque já tentou várias vezes e desistiu? A prática de atividades físicas não precisa estar necessariamente ligada à musculação em ambientes específicos. Se o ambiente da academia não te agrada, há diversas maneiras de movimentar o corpo por meio de alternativas igualmente saudáveis.

Uma simples caminhada pelo bairro, em meio à natureza, é capaz de empurrar o sedentarismo para longe. Correr na rua é uma solução barata e prática para quem não pode gastar com modalidades pagas no momento. E até mesmo dentro de casa é possível fortalecer a musculatura por meio de exercícios de alongamento e força.

Entretanto, antes de planejar uma rotina saudável de exercícios, lembre-se de que uma avaliação física é importante para estabelecer quais atividades você pode fazer de acordo com as suas condições físicas. A partir disso, é possível montar um plano eficaz e personalizado para fortalecer o corpo e a mente.

Comece devagar, sem extrapolar as expectativas. Se você não está acostumado a correr, estabeleça três dias da semana para caminhar 30 minutos. Com o tempo, seu corpo adquirirá resistência e será possível avançar etapas. A sensação de ver o corpo se fortalecendo de forma gradativa é um “boost” a mais na sua serotonina.

  • Faça uma avaliação física;
  • Escolha uma atividade que te traga prazer;
  • Comece com a expectativa baixa;
  • Trate o exercício como um compromisso;
  • Mantenha bons hábitos de alimentação;
  • Durma bem.

Conclusão

Como você pode observar, o Dia do Atleta contribui para um debate amplo acerca da responsabilidade das autoridades na propagação de atividades físicas como instrumento de saúde e bem-estar geral. Além de reconhecer, é claro, figuras importantes que promovem o esporte como profissão na representação do país.

E você, se animou com o conteúdo e já está pensando em calçar os tênis? A CashMe dá o maior apoio nessa missão! Aproveite este texto para começar, hoje mesmo, a incluir hábitos saudáveis na sua rotina. Os benefícios são inúmeros e te acompanharão diariamente.


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Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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