O que são empresas B? Entenda como funciona a certificação

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Atualizado:
05/01/2021

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Publicado:
25/12/2020

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Redação CashMe

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Empresa B são aquelas que possuem certificação emitida pelo B Lab e possuem uma visão de negócios que visa o desenvolvimento socioambiental em paralelo com o lucro gerado pelas vendas. Ou seja, busca melhorar a sociedade como um todo, e não apenas lucrar a qualquer custo.

O número de empresas certificadas está crescendo a cada ano, comprovando assim os benefícios que esse novo modelo de negócios proporciona a todos os envolvidos.

Descubra a seguir quais os valores das empresas B, como tirar o certificado e muito mais!

O que são empresas B?

Empresas B são aquelas que possuem modelos de negócios que visam não apenas o lucro, mas também o desenvolvimento social e ambiental de comunidades, e buscam soluções para problemas climáticos e ambientais. Além disso, possuem a missão de conciliar a prosperidade financeira com a preservação do planeta, gerando benefícios para a população mundial.

As empresas B fazem parte de um movimento global intitulado Sistema B, o qual busca criar um ecossistema de transformação por meio de companhias de inúmeros setores econômicos.

Segundo o site oficial do Sistema B, é um movimento motivado por milhares de pessoas que não querem trabalhar apenas pelo salário, mas sim para criar um mundo melhor para a população em geral.

Ter o selo B significa que a empresa em questão possui algumas características básicas, tais como interdependência, cuidado, inovação, paixão, diversidade, entre outros. Essas características vêm se provando extremamente benéficas às empresas, visto que cada vez mais a sociedade atribui maior valor às companhias que além de gerar lucro, exercem um papel de agentes de transformação socioambiental.

E é exatamente por isso que essas empresas são chamadas de B, visto que essa letra transmite a ideia de benéfico.

Como surgiu o sistema B?

A semente do sistema B surgiu em 2006, quando um trio de empresários norte-americanos reparou que a avaliação de suas empresas não considerava a consciência social e ambiental, apenas o lucro. Com isso, os empresários passaram a se dedicar à criação de um certificado o qual comprovaria o impacto positivo que as empresas exercem no âmbito socioambiental, e com isso permitisse que as mesmas fossem reconhecidas e valorizadas por isso.

É um conceito relativamente novo no Brasil e é liderado nacionalmente pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI), organização sem fins lucrativos que utiliza tecnologia para estimular o empreendedorismo e erradicar a pobreza, em parceria com o Sistema B.

Valores de uma empresa B

Segundo o site do sistema B, as características básicas para uma empresa ser considerada B são:

  • Comprometer-se a criar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente;
  • Aumentar o dever fiduciário de acionistas e gestores incluindo interesses não financeiros;
  • Comprometer-se a operar com altos padrões de gestão e transparência;
  • Formar parte de uma Comunidade.

Além disso, as empresas B devem possuir alguns valores principais, tais como: comprometimento na geração de impacto positivo no âmbito socioambiental, transparência em todas as suas decisões, resolver problemas sociais e ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos, transparência em relatar publicamente seu impacto socioambiental, entre outros.

Por que ser uma empresa B?

Ser considerado uma empresa B traz inúmeras vantagens para as empresas, tais como:

  • Ter a possibilidade de inspirar muitas pessoas a se unir à essa comunidade global;
  • Melhoria contínua de seus processos;
  • Posicionamento na mídia mundial, o qual resulta em maiores números de vendas;
  • A missão do sistema B é protegida legalmente, isso traz seriedade e profissionalismo ao movimento e, consequentemente, às empresas;
  • Transparência nos processos;
  • Possibilidade de gerar parcerias com outras empresas as quais possuem valores parecidos, e com isso proporcionar melhores avaliações frente aos investidores;
  • Atração de talentos excepcionais e que compartilham com os mesmos ideais da marca.

Certificações e requisitos para se tornar uma

Toda empresa classificada como B possui uma certificação reconhecida internacionalmente, a qual é emitida pelo B Lab, entidade sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos.

Para emissão do certificado, as empresas são avaliadas em 5 áreas principais:

É importante ressaltar que as empresas que são certificadas pela B Lab não são perfeitas, entretanto assumem um compromisso de buscar de forma contínua a melhoria de seus processos e diminuir os impactos socioambientais gerados por seus produtos ou serviços.

Para obter o certificado é preciso:

  • Preencher a avaliação de Impacto B;
  • Completar o Questionário de Divulgação;
  • Passar pela fase de Análise de Elegibilidade;
  • Preparar-se para a etapa de Verificação;
  • Passar pela Verificação com o B Lab, a qual possui duração de 2 a 6 meses;
  • Passar pela revisão de antecedentes;
  • Caso seja selecionada, passar pela Revisão Presencial;
  • Divulgar publicamente o Relatório de Impacto B na internet;
  • Modificar estatutos e/ou figuras públicas;
  • Pagar a anuidade da certificação.

A avaliação B deve ser realizada a cada 3 anos para manter a certificação vigente. A recertificação assegura que as empresas já certificadas estão cumprindo com o propósito de melhoria contínua.

Atualmente existem mais de 1200 empresas certificadas, das quais aproximadamente 46 são brasileiras.

Exemplos brasileiros  

O maior exemplo brasileiro é a Natura, uma das maiores empresas nacionais de produtos cosméticos. Possui o selo B Corp desde 2014 e o renovou em maio de 2017. Isso comprova o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável do mundo.

Conclusão

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes em relação aos benefícios os quais as marcas consumidas por eles proporcionam ao meio ambiente e às comunidades em geral. Dessa forma, torna-se inviável e improdutivo companhias preocupadas apenas em lucrar a qualquer custo.

Nesse cenário, ressalta-se a importância de organizações como o B Lab, as quais proporcionam ambientes favoráveis para o desenvolvimento de novos modelos de negócios que buscam entregar produtos e serviços que beneficiem a todos.

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Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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