empréstimo online

Empréstimo online: saiba tudo sobre essa modalidade

21 mar 2023
16min de leitura

O empréstimo online é uma das soluções tecnológicas que facilitam as transações financeiras. Neste conteúdo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

A tecnologia mudou a forma que lidamos com nossas finanças. Desde os bancos digitais até a criação do PIX, as transações online estão se popularizando cada vez mais devido às suas inúmeras vantagens. 

Assim como outras soluções financeiras, o empréstimo online está em constante crescimento. Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de crédito. Por isso, continue conosco. 

O que é um empréstimo online?

O empréstimo online é uma linha de crédito oferecida exclusivamente no meio digital. Logo, a solicitação, o recebimento e a quitação das parcelas são realizadas de forma online sem a necessidade de deslocamento para algum estabelecimento físico. 

Todas as etapas de solicitação do empréstimo online são realizadas nos canais oficiais e nas plataformas das instituições financeiras escolhidas. Além disso, existe a possibilidade do interessado entrar em contato com a empresa e dar prosseguimento às negociações da solicitação do empréstimo junto ao credor por telefone e e-mail, por exemplo. 

Atualmente, o cliente pode solicitar o empréstimo online por:

  • E-mail;
  • Aplicativo;
  • Sites da instituição;
  • Chats;
  • WhatsApp;
  • Telefone.

Crescimento no Brasil

O empréstimo é uma das linhas de créditos com maior crescimento no Brasil. Estima-se que em 2022 o pedido de empréstimo aumentou em 18% no Brasil entre as famílias brasileiras. As facilidades decorrentes dos empréstimos online contribuíram para essa realidade, visto que os trâmites que envolvem o pedido de empréstimo tornaram-se mais acessíveis. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Tipos de empréstimos online

Existem diversos tipos de empréstimos online disponíveis no mercado, cada um deles possui suas características e finalidades. Por isso, cabe ao interessado escolher a melhor opção para os seus objetivos financeiros. A seguir, listamos algumas opções mais comuns:

Empréstimo pessoal 

O empréstimo pessoal é o mais conhecido entre a população. Essa linha de crédito não oferece garantia ao credor, ou seja, para contratá-lo, não é necessário disponibilizar algum bem ou quantia ao credor. 

O empréstimo pessoal pode ser usado para qualquer finalidade, podendo ser para pagar dívidas, fazer uma compra ou cobrir despesas imprevistas. As taxas de juros, por sua vez, podem ser fixas ou variáveis, além de serem maiores em comparação com o empréstimo com garantia. 

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma linha de crédito cuja principal característica reside em disponibilizar algum bem ao credor de modo que ele funcione como uma garantia de que o empréstimo será quitado. 

Caso não ocorra o pagamento, o credor poderá tomá-lo a fim de abater o valor do empréstimo solicitado. Em vista disso, as taxas de juros dessa linha de crédito são mais baixas do que os outros tipos. As modalidades mais comuns dessa linha de crédito são:

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício previdenciário, com taxas de juros mais baixas. 

Essa modalidade de empréstimo costuma ser oferecida para aposentados, funcionários públicos e pensionistas. No entanto, funcionários da iniciativa privada também podem solicitá-lo. 

Empréstimo para negócios

O empréstimo para negócios é destinado a empresas que desejam investir em crescimento, capital de giro, compra de equipamentos e outros fins comerciais. Essa modalidade de crédito é disponibilizada para microempreendedores, pequenas, médias e grandes empresas. 

As taxas de juros do empréstimo para negócios, contudo, costumam variar de acordo com o risco do negócio. Por isso, a instituição financeira realiza uma pesquisa prévia da empresa. Aqui, na Cashme, oferecemos o Empréstimo com garantia de imóvel às empresas que desejam expandir seus negócios. 

Empréstimo estudantil 

O empréstimo estudantil é oferecido aos estudantes que desejam arcar com os gastos de seus estudos. Esse tipo de empréstimo  pode ser usado para cobrir gastos com intercâmbio e educação superior, por exemplo. Suas taxas de juros, por sua vez, podem ser fixas ou variáveis, e o reembolso pode ser adiado até a formatura. 

O empréstimo estudantil mais popular no Brasil é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa do governo federal brasileiro cujo objetivo é democratizar o acesso à educação superior. 

Empréstimo imobiliário

O empréstimo imobiliário, também conhecido como financiamento imobiliário, é destinado àqueles que desejam comprar um imóvel, que podem ser comerciais ou residenciais. As taxas deste tipo de empréstimo são fixas ou variáveis. 

Por se tratar de uma linha de crédito que disponibiliza valores elevados, a instituição financeira estabelece uma série de etapas antes de concedê-lo, algumas delas são:

  • análise de crédito;
  • avaliação do imóvel;
  • formalização do contrato;
  • registro do imóvel;
  • liberação dos recursos.

Empréstimo para veículos

Esse tipo de empréstimo é oferecido às pessoas que querem adquirir um veículo, podendo ser um carro, uma moto, caminhão ou outro veículo. 

Assim como o financiamento imobiliário, a instituição faz uma avaliação prévia do bem e também é necessário registrar o veículo em nome do comprador no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado do comprador. 

Empréstimo online para negativado

Um tipo de empréstimo muito procurado é o empréstimo online para negativado. Essa linha de crédito é disponibilizada para pessoas que possuem restrições no nome como dívidas em atraso ou nome sujo. 

Para a concessão do benefício, a instituição analisa outros critérios, como histórico de pagamento, renda atual, histórico de emprego e outras informações. Por oferecer maiores riscos ao credor, o empréstimo online para negativado conta com taxas de juros mais elevadas do que o empréstimo tradicional. 

Como fazer um empréstimo online seguro?

A tecnologia ampliou as possibilidades de liberação de crédito e, com certeza, facilitou o processo de solicitação do benefício. Contudo, essa disponibilidade de empréstimo também contribuiu para o surgimento de golpes digitais. 

Portanto, antes de solicitar o empréstimo em alguma instituição financeira, é importante fazer uma pesquisa prévia da instituição, entre outras precauções. Listamos algumas dicas para você contratar um empréstimo online seguro a seguir. 

Pesquise a instituição financeira

Atualmente, muitos golpistas entram em contato com interessados em empréstimo se autodenominando como funcionários de grandes instituições.

Por isso, antes de contratar, entre em contato com os canais oficiais da instituição financeira em questão a fim de conferir se a pessoa realmente faz parte do quadro de funcionários e se as condições do crédito são verídicas. 

Isso porque os golpistas costumam oferecer propostas tentadoras aos interessados, como taxas e juros baixos. Para assim, aumentar as chances de contratação. 

O Banco Central disponibiliza um portal onde é possível consultar se a instituição financeira ou banco é confiável. Logo, é importante que você também faça uma busca nesse canal antes de fechar qualquer acordo. 

Leia os termos e condições com atenção

Ao assinar qualquer contrato, leia os termos e condições cuidadosamente. Se puder, contrate um advogado especializado em contratos para auxiliá-lo. Esse profissional possui uma visão crítica e especializada de cada termo. 

Assim fica mais fácil identificar possíveis falhas e incongruências no documento. Caso você não possa contratar esse profissional, faça uma pesquisa aprofundada sobre cada um dos termos, verifique se eles condizem com as determinações oficiais de empréstimos. 

Para isso, você também pode entrar em contato com a instituição oficial e apresentar para eles o documento. Assim, eles podem informar a você se o documento é falso ou não. 

Desconfie de ofertas muito boas para serem verdade

Os golpistas costumam oferecer ofertas muito boas que não condizem com os critérios de concessão da maioria dos empréstimos que encontramos no ambiente digital. 

Por isso, o principal alvo dos criminosos são pessoas negativadas e que buscam empréstimo rápido, uma vez que os negativos possuem dificuldades em adquirir crédito e os que buscam empréstimo urgente aceitam  propostas de forma impulsiva. 

Suspeite de propostas oferecidas em redes sociais e outros canais

As instituições financeiras seguras não entram em contato por redes sociais oferecendo empréstimos. Portanto, duvide de pessoas que utilizam canais para oferecer condições de empréstimo, como:

  • Whatsapp;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • SMS.

Procure referências e opiniões de outros clientes

As avaliações de outros clientes são importantes para avaliar a credibilidade da instituição, bem como a veracidade da proposta disponibilizada. 

Portanto, pesquise opiniões e referências de outros clientes que já contrataram empréstimos online na mesma empresa. Verifique se eles tiveram uma boa experiência e se recomendariam a empresa.

Para isso, você pode recorrer às redes sociais, fóruns, mecanismos de busca, ReclameAqui e outros canais. 

Principais tipos de golpes de empréstimo online

As formas de enganar os interessados em empréstimo online estão cada vez mais sofisticadas. Como vimos, os criminosos, na maioria das vezes, dizem que são funcionários de instituições confiáveis. Além disso, existem outras abordagens enganosas, confira a seguir suas principais características:

Meios de aplicação do golpe

Os criminosos oferecem soluções de empréstimo online pelos seguintes meios:

  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Correspondência. 

Tipos de golpes de empréstimo online

Conforme especialistas, existem dois tipos de golpes de empréstimo online mais comuns, sendo eles: 

  • Depósito antecipado: aqui o estelionatário informa que a liberação do valor do empréstimo ocorre mediante depósito antecipado. Tal prática, por sua vez, não é realizada por nenhum banco ou instituição financeira.
  • Empréstimo falso para obtenção de documentos das vítimas: nossos dados pessoais são valiosos, assim como nossos documentos. Com os documentos em mãos, os criminosos podem solicitar empréstimos em seu nome. Por isso, um dos golpes comuns de empréstimo online consistem em estelionatários oferecendo empréstimos com o principal objetivo de obter documentos pessoais das vítimas e suas assinaturas. 

É possível contratar um empréstimo online urgente?

Sim, é possível contratar um empréstimo online urgente, em que o dinheiro é liberado em pouco tempo após a aprovação da solicitação. Algumas empresas financeiras oferecem empréstimos online com liberação rápida devido a processos automatizados e menos burocráticos.

Para solicitar um empréstimo online urgente, geralmente é necessário preencher um formulário de cadastro com informações pessoais e financeiras, e fornecer documentos comprobatórios, como comprovante de renda e identidade.

No entanto, é importante ter em mente que empréstimos online com liberação rápida podem ter taxas de juros mais elevadas do que empréstimos convencionais. Além disso, é preciso avaliar se o empréstimo é realmente necessário e se é possível arcar com as parcelas dentro do prazo estipulado, para evitar dívidas e inadimplência.

Por isso, antes de solicitar um empréstimo online urgente, é importante pesquisar as opções disponíveis, comparar as taxas de juros e condições, ler atentamente os termos e condições do empréstimo e avaliar se é uma opção viável para a sua situação financeira. Além disso, é importante se certificar de que está lidando com uma empresa de empréstimo confiável, para evitar golpes ou fraudes.

Dicas para solicitar um empréstimo online

Cada instituição financeira tem seu próprio processo de liberação de empréstimo online. Por isso, é fundamental fazer uma comparação de qual se alinha melhor aos seus objetivos. A seguir, vamos explicar como funciona o processo de solicitação de empréstimo online na Cashme, além de dar algumas dicas para contratar um empréstimo de forma consciente. 

Defina os objetivos do empréstimo

Antes de contratar um empréstimo online, é importante definir os objetivos do empréstimo. Isso porque existem diversas linhas de crédito que contemplam as mais diversas finalidades. Ter os objetivos bem delimitados pode ajudá-lo no momento de contratar linhas de crédito mais vantajosas e que se encaixam melhor no seu orçamento. 

Os principais objetivos das pessoas que buscam empréstimos online são:

  • Pagar dívidas;
  • Viajar;
  • Investir no negócio;
  • Renovar condomínio;
  • Comprar um carro;
  • Comprar um imóvel;
  • Investir em educação;
  • Pagar despesas de casamento.

Faça um levantamento das suas finanças e bens

Um empréstimo exige comprometimento no pagamento das parcelas, uma vez que qualquer atraso implica em juros. Por isso, antes de contratar qualquer linha de crédito, é importante fazer um levantamento das suas finanças, no qual você listará suas despesas, receitas e bens.

Escolha o tipo de empréstimo

Como vimos, existem diversas modalidades de empréstimo. Portanto, antes de solicitar seu empréstimo online, é preciso escolher o tipo de empréstimo que se alinha aos seus objetivos. 

Por exemplo, se você está planejando adquirir um imóvel, o financiamento imobiliário é uma opção interessante para este caso. Agora, se os seus planos é fazer uma viagem inesquecível, o empréstimo pessoal ou com garantia de imóvel pode ser a melhor opção. 

Os tipos de empréstimo que a Cashme disponibiliza são:

Faça uma simulação do empréstimo

Com o levantamento das finanças concluído e o tipo de empréstimo definido, é necessário definir qual é o valor da parcela que se encaixa no seu orçamento. Para isso, você pode recorrer ao simulador de empréstimo. Essa ferramenta é disponibilizada por diversos bancos e instituições financeiras. 

Solicite a cotação e aguarde a avaliação 

Após a simulação do empréstimo, solicite uma cotação junto à instituição escolhida. Em seguida, será realizada uma avaliação do seu perfil de crédito. No caso de empréstimos com garantia, são levantadas informações sobre o imóvel.

Esses cuidados são para assegurar a quitação da parcela. Portanto, muitas instituições podem verificar a pontuação do score e se o seu nome está sujo, bem como checar se o bens tem dívidas. 

Separe os documentos necessários 

Com a aprovação do empréstimo, separe os documentos necessários para emissão do contrato. Além dos documentos pessoais, o banco pode solicitar documentos do bem que será disponibilizado como garantia, nos casos de empréstimos com garantia de imóvel. 

Emissão do contrato e assinatura

Após todas as etapas anteriores serem concluídas, o banco ou instituição financeira emitem o contrato para assinatura do cliente. Atualmente, existem formas para não precisar se deslocar a um local físico para assinar o contrato. 

Isso porque, no meio digital, é possível encontrar ferramentas sofisticadas e seguras de assinatura de contratos online. Nesta etapa, é importante ler atentamente todas as cláusulas e tirar todas as dúvidas com o credor.

Recebimento da quantia 

Por fim, o contratante recebe a quantia solicitada em até 10 dias. Aqui ele pode optar por receber em sua conta por intermédio de depósito ou no pix. O pagamento das parcelas da quitação da dívida é efetuado de acordo com o acordado em contrato, dependendo do tipo do empréstimo escolhido. 

5 vantagens de solicitar um empréstimo online

Existem diversas vantagens em solicitar um empréstimo online. Confira 5 benefícios dessa transação:

1. Mais comodidade

Solicitar um empréstimo online oferece muito mais comodidade, uma vez que qualquer pessoa pode contratar no conforto da sua casa.

2. Ausência de limites geográficos

Outra vantagem de pedir um empréstimo no meio digital é a ausência de limites geográficos. Dessa forma, a pessoa pode contratar o empréstimo de qualquer lugar do mundo. 

No entanto, como cada instituição funciona tem seus próprios requisitos de liberação de crédito, é importante consultar o credor caso o interessado resida em outro país, por exemplo.

3. Mais agilidade 

Como todo o processo de aquisição do crédito é feito no ambiente digital, a liberação do empréstimo online é muito mais rápida do que no empréstimo tradicional. 

Já que é possível fechar contratos de empréstimo pela própria plataforma do banco ou instituição. 

4. Praticidade

O empréstimo online oferece uma maior praticidade porque muitas instituições já contam com tecnologias que facilitam os trâmites de negociação. 

Dado que muitos lugares disponibilizam uma plataforma completa e segura para solicitação e administração do empréstimo.

5. Atendimento

Outra vantagem do empréstimo online é a disponibilidade de atendimento em diversos canais. Essa proximidade é ótima para tirar dúvidas e negociar parcelas. 

Conclusão

O empréstimo online é uma linha de crédito exclusivamente digital. Sendo assim, todos os processos que envolvem a contratação e quitação do empréstimo são realizados de forma online sem a necessidade de deslocamento a um lugar físico para realização dos trâmites, sendo contratado pelos canais digitais ou plataformas da instituição financeira escolhida pelo cliente. 

Existem diversos tipos de empréstimo que podem ser solicitados online. Alguns deles são: empréstimo pessoal, empréstimo com garantia de imóvel ou fundo imobiliário. 

A popularização do empréstimo online, por sua vez, contribuiu para o surgimento de golpistas que dizem ser funcionários de grandes instituições financeiras. Esses criminosos oferecem propostas de empréstimo atraentes a fim de enganar suas vítimas.

Portanto, embora o empréstimo online tenha ampliado as possibilidades financeiras, é preciso ficar atento e escolher cuidadosamente, antes de assinar qualquer documento. 

Apesar disso, contratar um empréstimo online confiável em uma instituição segura é uma solução interessante. Isso porque as vantagens dessas transações são inúmeras. 

Na Cashme, oferecemos diversos tipos de empréstimo para os mais variados objetivos. 

Além disso, contamos com um atendimento especializado que busca tirar todas as suas dúvidas. Assim, você faz escolhas mais conscientes e quita seu empréstimo de forma mais tranquila. 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade