Empréstimo para BPC: como funciona, quais as modalidades disponíveis?

17 out 2023
5min de leitura

Quem recebe BPC pode fazer empréstimo? Certamente, essa é uma das principais dúvidas de quem recebe o Benefício da Prestação Continuada do INSS. Existem algumas linhas de crédito disponíveis para BPC, mas é preciso analisá-las para saber se são vantajosas.

Neste post, apresentamos algumas linhas de crédito para BPC oferecidas por diversas instituições financeiras. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

Como funciona o empréstimo BPC?

O empréstimo BPC (Benefício da Prestação Continuada) funciona como um crédito consignado. Como o benefício é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o valor do empréstimo é descontado diretamente do benefício, podendo chegar até 30% do valor. As parcelas podem ser divididas em até 84 vezes.

Qual o banco que faz empréstimo para BPC?

O empréstimo BPC é uma linha de crédito oferecida pelo Banco do Brasil. Nesse caso, o Banco antecipa o recebimento dos valores e depois recebe em modo consignado, com juros.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Outras linhas de crédito para BPC

Conheça outras linhas de crédito para quem recebe o benefício:

Empréstimo consignado para BPC

Conforme a reportagem do jornal Estadão, em 19 de setembro de 2023, as instituições financeiras voltaram a oferecer o empréstimo consignado para quem recebe o BPC. Essa modalidade de crédito havia sido interrompida em março de 2023, e, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a linha de crédito voltou a estar disponível no mercado.

Empréstimo pessoal para BPC

Algumas instituições financeiras oferecem empréstimo pessoal para BPC. Na análise para liberação de crédito, são verificados a renda, score, nome limpo, limite do crédito, entre outros. Porém, a desvantagem para essa linha de crédito é a alta taxa de juros. Por isso, faça simulações em várias instituições e compare para saber qual é a mais vantajosa.

Além disso, sempre solicite o CET (custo efetivo total) do empréstimo. O CET é o valor do empréstimo acrescido de taxa de juros e encargos. Assim, você saberá o valor total do empréstimo.

Home Equity – empréstimo com garantia de imóvel

Uma opção bastante vantajosa para BPC é o Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel). O processo é realizado totalmente online e oferece prazo longo para pagamento, baixa taxa de juros e crédito que pode chegar a até 60% do valor de avaliação do imóvel.

Além disso, essa modalidade não exige uma finalidade específica, então o crédito pode ser utilizado para quitar dívidas, comprar um terreno, equipamentos e mais. Para essa linha de crédito, existe o contrato de alienação fiduciária.

Quem recebe BPC pode financiar imóvel Minha Casa, Minha Vida?

O programa Minha Casa, Minha Vida não considera o BPC como uma comprovação de renda, por isso, esse tipo de financiamento não é uma possibilidade para quem recebe o benefício.

Porém, conforme o estipulado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), não existe nenhum tipo de impedimento para quem recebe BPC ter bens no seu nome, como veículos, imóveis e mais. Desde que não altere a condição de baixa renda.

Quem tem BPC pode ter cartão de crédito?

Sim, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) podem ter cartão de crédito no seu nome, inclusive contas bancárias que não estejam associadas ao recebimento do benefício.

O que é BPC/LOAS?

A sigla BPC é a abreviação de Benefício da Prestação Continuada. É um benefício assistencial pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a pessoas idosas e a pessoas com deficiência. O valor do benefício é de um salário mínimo. O BPC foi criado a partir da Lei 8.742/1993, LOAS, que significa Lei Orgânica da Assistência Social que contempla quem possui os requisitos.

Importante saber que BPC não é uma aposentadoria, por isso as pessoas que recebem o BPC não possuem os mesmos direitos que pensionistas e aposentados do INSS.

Quem tem direito ao BPC?

Possuem direito ao BPC as pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos e que, por algum motivo, não têm direito à previdência social. Para pessoas com deficiência, não é exigida idade mínima, mas é preciso perícia médica, além de estarem fora do mercado de trabalho e não possuírem renda fixa’.

Outros requisitos também são necessários, como:

  • a renda familiar deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo;
  • o beneficiário do BPC precisa estar inscrito no Cadastro Único;
  • não receber outro benefício de Seguridade Social.

No site do Governo, consta a lista completa dos requisitos. Aproveite, e confira como solicitar o benefício BPC/LOAS.

Quantos BPC pode ter na mesma família?

Existe uma exceção para o cálculo da renda familiar, no caso de pessoas idosas. Se já houver uma pessoa idosa que receba o BPC, a outra pessoa idosa pode solicitar o benefício, pois o valor não entra no cálculo de 1/4 da renda familiar.

Se você é uma pessoa com deficiência e houver outra pessoa na sua família que receba o benefício, saiba que esse valor entra no cálculo de 1/4 da renda familiar.

Quem recebe BPC vai ter décimo terceiro?

O BPC não conta com pagamento do 13º salário.

Confira também: Empréstimo para Score Baixo: Saiba como conseguir!

Quem recebe BPC pode trabalhar?

Um dos requisitos para receber o BPC é o fato de não trabalhar, nem ter condições de retornar ao trabalho.

Quem recebe BPC pode trabalhar como aprendiz?

Sim, quem recebe BPC pode trabalhar como aprendiz. Dessa forma, a remuneração do aprendiz será um acréscimo ao valor do benefício. Porém, existe o prazo máximo de 2 anos em que pode ocorrer esse recebimento da remuneração e do benefício ao mesmo tempo. Caso persista, o benefício pode ser suspenso.

Agora que você já sabe o que é empréstimo BPC, continue navegando no nosso blog e veja também “Empréstimo de 150 mil: descubra como solicitar.” Até a próxima!

4.5/5 - (2 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

14 pensamentos sobre “Empréstimo para BPC: como funciona, quais as modalidades disponíveis?

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá Jéssica! Neste artigo explicamos como funciona empréstimo para BCP. Mas aqui na CashMe, realizamos empréstimo sob garantia de imóvel. Onde é possivel conseguir taxas menores e maior prazo para pagamento. Conheça mais sobre home equity

  1. Avatar
    Selma couto de souza diz:

    Eu quero fazer emprestimos com bpc do meu filho eu sou responsável eu que recebo por ele quero saber eu pisso fazer?

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá Selma, tudo bem? Aqui no artigo explicamos tudo sobre empréstimo para BPC! Caso tenha interesse em saber mais sobre outras modalidade de crédito, nós da CashMe damos crédito sob garantia de imóvel. Saiba mais 😄

  2. Avatar
    Érica Felisberto De Mesquita diz:

    Excelente! Estou com opinião de posses e muito lucro para a empresa, sendo assim contratar pessoas inteligentes e como vontade de trabalhar e servir só próximo com educação e seriedade simplicidade amor e carinho pelo que faz

  3. Avatar
    José Osmar da Costa Júnior diz:

    Olá, boa noite. Tenho 3 perguntas para 3 possibilidades.

    P1 – Tenho um irmão com Down que recebe do INSS. Eu posso fazer um empréstimo pra ajudar a ele com tratamento e saúde?

    P2 – O imóvel para a garantia precisa está no meu nome? Ou poderia ser do meu pai emitindo uma procuração para hipotecar e colocá-lo como garantia durante o período de empréstimo?

    P3 – Aceitam terrenos como garantia?

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Terezinha! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade