Empréstimo para construção: saiba como financiar a sua obra

Empréstimo para construção: saiba como financiar a sua obra
ícone de calendario

Atualizado:
31/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
26/01/2022

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O empréstimo para construção é uma alternativa para quem deseja construir e/ou reformar por meio de uma linha de crédito parcelada. Assim como um financiamento imobiliário, ele pode ser quitado com prazos e condições vantajosas a longo prazo. Saiba como funciona e as melhores opções.

O sonho da casa própria está entre os principais desejos dos brasileiros. Mas, para além da compra de um imóvel em si, existe também a opção de construir do zero. O que muitos não sabem é que há soluções para quem deseja construir e/ou reformar por meio de um empréstimo para construção.

Essa modalidade de crédito não é nova no mercado, e vem ganhando espaço em especial para aqueles que já têm um terreno, mas não possuem o montante necessário para tirar a obra do projeto.

O empréstimo para obras é uma ótima opção para quem deseja construir ou reformar. Mas, afinal, como ele funciona e quais são as melhores opções? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre.

Com essa modalidade de empréstimo, é possível comprar um terreno, construir e até reformar por meio de um financiamento. O crédito imobiliário para obras é menos conhecido que a compra de um imóvel em si, mas é uma excelente opção para quem deseja construir uma casa do jeito que sempre desejou.

Como funciona um empréstimo para construção?

O empréstimo ou financiamento para construção funciona da mesma forma que um crédito para compra de imóvel, porém com foco em outra etapa: a obra em si. Dessa forma, é possível conseguir empréstimo que cubra até 80% dos gastos da construção, com condições e prazos vantajosos para o seu bolso.

Dependendo da modalidade escolhida, o empréstimo pode ser quitado com até 30 anos de prazo, com condições e taxas que variam de acordo com o banco escolhido. Assim como os financiamentos imobiliários, os de construção também são regularizados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). 

Entre as vantagens para a aquisição de crédito para a compra de materiais de construção, destaca-se a possibilidade de utilização do saldo do FGTS – desde que você possua pelo menos três anos de carteira assinada –, além de solicitação pelo Minha Casa Minha Vida. Neste caso, é necessário se enquadrar nos requisitos do programa.

Quais os requisitos para solicitar crédito para construir?

Se você já tem um banco de confiança, a melhor forma de contratar um empréstimo para construção é se informar sobre a disponibilidade com o gerente responsável. Afinal, boa parte das instituições financeiras disponibilizam esse tipo de crédito para obras aos seus clientes.

Assim como outras linhas de crédito, o financiamento para obras é aprovado após uma análise de perfil criteriosa do solicitante. Entre os requisitos exigidos para a contratação de um crédito para construção, esses são os mais frequentemente utilizados:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser cidadão brasileiro ou ter visto permanente;
  • Comprovar que há garantias financeiras;
  • Não comprometer mais de 30% da renda familiar com as parcelas;
  • Não ter pendências financeiras;
  • Não ter outro financiamento em aberto sob a mesma titularidade.

Quais as opções de financiamento para construção?

Agora que você já sabe como funciona empréstimo para construção e os requisitos para solicitar, é importante também saber avaliar as opções disponibilizadas no mercado de crédito. São várias as alternativas, mas vamos focar nas principais:

Construcard – Caixa Econômica

A principal modalidade de crédito para obras é a opção disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. O Construcard trata-se de um financiamento para construção desenvolvido com o objetivo de facilitar a compra de materiais de construção em lojas conveniadas ao banco.

Ao ser aprovado para receber o montante, você recebe um cartão de crédito que é emitido pela instituição, para que possa fazer as compras de acordo com a necessidade. Durante os seis primeiros meses de contrato, você pode comprar todos os materiais necessários para realizar a obra, pagando apenas os juros e encargos.

A segunda fase do contrato engloba a parte da amortização do empréstimo, ou seja, as parcelas do financiamento em si. Dependendo das condições combinadas, você tem até 240 meses para quitar a dívida.

BB Crediário – Banco do Brasil

Semelhante ao Construcard, o crédito para reformas do Banco do Brasil é uma opção válida para quem tem conta corrente no banco. Além da cobertura para construção e reforma, o empréstimo inclui ainda montante para compra de eletroeletrônicos, móveis etc.

Nessa modalidade de financiamento para obra, você pode solicitar até R$ 50 mil, com prazos de até 4 anos para pagamento. É possível realizar uma simulação no próprio site da entidade, e os juros podem chegar a 3,7% ao mês.

Crédito Imobiliário Construção – Bradesco

Os bancos privados também têm opções de linhas de crédito para quem deseja construir ou reformar. É o caso do Bradesco, por meio do Programa de Crédito Imobiliário Construção. Com ele, é possível cobrir até 70% do custo de edificação do imóvel, com prazo de pagamento de até 25 anos. 

Mas, atenção: nessa modalidade de empréstimo para construção, o solicitante deve apresentar, como pré-requisito, garantia de que a obra esteja com no mínimo 30% do seu andamento concluído. 

Além dos encargos envolvendo juros e taxas administrativas, há ainda um valor adicional que equivale aos custos de estudo de viabilidade, além da primeira parcela de um seguro habitacional obrigatório. 

Conclusão

O empréstimo para construção é uma ótima opção para quem deseja construir e/ou reformar, mas sem a necessidade de pagamento à vista. Com diversas opções disponíveis no mercado, ele desponta como uma solução até mesmo para imóveis comerciais, a fim de valorizar o empreendimento para uma futura venda.

Além das opções apontadas anteriormente, há ainda linhas de crédito pessoal e online para quem deseja obter um montante para construir ou reformar. O empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, é uma alternativa interessante caso você já tenha uma propriedade, mas deseja finalizá-la ou mesmo reformá-la.

Na dúvida sobre qual empréstimo escolher para o seu projeto? Conte com a CashMe para fazer a melhor escolha! Conheça todos os detalhes sobre o empréstimo com garantia de imóvel e saiba como solicitar o seu.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.