emprestimo no cnpj

Empréstimo no CNPJ: tudo que você precisa saber

21 fev 2023
7min de leitura

O empréstimo no CNPJ é uma modalidade de crédito que oferece inúmeras possibilidades ao empresário. Neste conteúdo, listamos todas as informações necessárias para você entender o que é empréstimo no CNPJ.

Sabemos como é difícil tirar uma empresa do papel no Brasil. Mas como superar os contratempos e expandir o seu negócio? O empréstimo no CNPJ é uma das opções de aporte financeiro para quem está precisando daquela “forcinha” no seu empreendimento.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2020, cerca de 522 mil empresas encerraram suas atividades por conta da pandemia do COVID-19. Por isso, outras diversas recorreram a maneiras de evitar o fechamento de suas portas com os empréstimos, linhas de microcrédito, capital de giro ou até o cheque especial.

É empreendedor e precisa de crédito para a sua empresa?

O que é o empréstimo no CNPJ?

O empréstimo no CNPJ é um crédito concedido para pessoas jurídicas, ou seja, que possuam uma empresa aberta. Para isso, é feita uma análise de informações do CNPJ que, dependendo da instituição financeira que oferece o serviço, pode analisar até as informações da pessoa física (geralmente o representante legal do CNPJ). O dinheiro de um empréstimo é concedido sem que tenha uma finalidade pré-estabelecida para ele, o que difere o serviço do financiamento.

Como funciona o empréstimo no CNPJ?

Para fazer um empréstimo no CNPJ é importante sempre estar ligado nas simulações que os bancos ou instituições financeiras oferecem. Isso porque, dessa maneira fica mais fácil saber onde achar as melhores condições para pedir o aporte. 

Após receber as simulações e escolher a instituição a qual pedirá o empréstimo, o interessado terá que apresentar uma relação de documentos. Estes passarão por uma análise de risco, que decidirá se o aporte será concedido ou não. Por fim, quando aprovado, a empresa terá parcelas a serem pagas que estarão previstas no contrato do empréstimo.

Fique atento, porque muitas vezes a análise da instituição financeira pode demorar dias ou até semanas para ser feita.

A solução é o diferencial de muitas fintechs como a CashMe, que oferece empréstimo com garantia de imóvel em um processo totalmente online. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O empréstimo no CNPJ vale a pena?

Um empréstimo no CNPJ precisa ser muito bem avaliado antes de ser feito. Isso porque, o risco de dar errado pode trazer consequências para o nome do empreendimento, como a negativação por conta de inadimplência. 

A CashMe tem algumas perguntas a serem respondidas interessantes para quem procura esse tipo de crédito:

  • Qual o tamanho da parcela que meu capital de giro ou ganhos futuros pode pagar?
  • Qual é o prazo ideal para que eu consiga pagar essa dívida?
  • Qual é, exatamente, o meu plano para aplicação desse dinheiro?
  • Qual é a quantia exata que atenderá minha necessidade?
  • Existe algum bem como imóveis ou automóveis que eu possa usar como garantia para conseguir negociar taxas de juros menores?
  • Estou por dentro das dívidas e projeções de gastos futuros?

O empréstimo no CNPJ, quando feito para sanar dívidas, pode ser um sinal de que seu negócio está com problemas. 

Isso porque, quem faz esse tipo de escolha está criando dívida em cima de dívida, com juros que aumentam o valor.

Sabendo disso, o empréstimo vale a pena quando há um plano de negócio com metas e previsão de resultados para curto e longo prazo. Porque assim, será possível pagar o quanto antes a dívida que será criada.

Empréstimo para novas empresas

Para empresas iniciantes, o empréstimo no CNPJ pode ser mais difícil de ser obtido. Isso por conta das garantias que serão dadas à instituição que concederá o crédito. Apesar disso, a transação é interessante para as empresas que conseguirem justificá-lo para uso em infraestrutura, equipamentos e outras necessidades para o funcionamento da mesma.

Confira tudo sobre como abrir CNPJ para todos os tipos de negócios

Empréstimo no CNPJ para capital de giro

Toda empresa, quando começa, precisa de capital de giro, que é uma quantia mínima para manter o funcionamento do negócio. 

Por isso, o empréstimo no CNPJ é uma boa opção nesses casos, porque vai fortalecer as necessidades da empresa como: salários, contas, fornecedores e etc. 

Além disso, surge como uma opção o microcrédito, já que a burocracia para obtê-lo é menor, assim como as exigências e o valor.

Empréstimo para expansão o negócio

O empréstimo no CNPJ é uma das opções para quem deseja expandir seus negócios. O seu uso pode ser utilizado para compra de novos equipamentos, novos fornecedores e até reformas em unidades físicas. Porém, para fazer uma transação desse tipo é importante estar em dia com suas obrigações e planejar de forma adequada para não entrar em inadimplência. Novamente, o microcrédito surge como uma boa opção caso o investimento na expansão seja menor.

Empréstimo no CNPJ para MEI

MEI é a sigla para MicroEmpreendedor Individual, que é uma das maneiras de uma pessoa física conseguir abrir uma empresa. Geralmente, essa forma é utilizada para aquelas pessoas que trabalham no formato PJ.

Quem é MEI consegue solicitar um empréstimo no CNPJ. Porém, na maioria dos casos, a instituição financeira pede um comprovante do faturamento. Além disso, nessa transação, dependendo de quem fará a análise do crédito, caso o representante da empresa possua dívidas no CPF, haverá ainda mais dificuldade para conseguir esse aporte.

Quatro passos para conseguir o empréstimo no CNPJ

Contratar um empréstimo no CNPJ pode ser um caminho árduo e precisa de muita certeza na hora de ser feito. Por isso, a CashMe trouxe quatro passos que podem ajudar o empreendedor a conseguir o crédito para a sua empresa. 

1. Estudar o tipo de empréstimo adequado

Cada empresa possui a sua necessidade, por isso é recomendado estudar a melhor modalidade de empréstimo. Um empréstimo no CNPJ para início de uma atividade, para sanar dívidas ou para expansão da empresa possuem pesos diferentes. Sabendo qual a sua necessidade, aumenta a chance de conseguir o crédito com a instituição financeira.

Entre as modalidades, temos o microcrédito, cheque especial, o capital de giro, o empréstimo com garantia e outros. 

2. Atualizar plano de negócios e balanço da empresa

Ter o plano de negócios e o balanço da empresa atualizados podem aumentar suas chances de conseguir crédito com o banco. Isso porque, aumenta a credibilidade com a instituição, que terá mais dados para analisar e saber se o cliente conseguirá pagar pelo empréstimo no CNPJ. É possível obter empréstimo para CNPJ MEI?

A dica de ter o plano de negócios atualizado é para mostrar ao banco que sua empresa tem uma ideia de como trabalhar utilizando o crédito. Dessa forma, o banco terá mais confiança, sabendo que há maior possibilidade de retorno do empréstimo concedido.

3. Escolher o melhor banco para empréstimo para CNPJ

Diversas instituições financeiras e bancos possuem serviços parecidos no que diz respeito à modalidade de empréstimo no CNPJ. Porém, entre uma e outra há variação nas taxas de juros e condições de pagamento.

Sabendo disso, pesquise bastante antes de escolher o banco ou instituição financeira antes de aceitar qualquer proposta de crédito. Aproveite e utilize as simulações, solicite o que haverá de condição e o que será cobrado em contrato para comparar minuciosamente e tomar sua decisão.

4. Avaliar o Custo Efetivo Total do empréstimo

O Custo Efetivo Total (CET) representa o valor que, realmente, será pago ao final das parcelas do empréstimo. Observe bem, pois este valor precisa estar explícito no contrato. O CET inclui tarifas, seguro e outros encargos que podem ser cobrados futuramente. 

Conclusão

O empréstimo no CNPJ pode ser utilizado de diversas formas diferentes e é uma boa opção para o empreendedor que possui um bom planejamento no seu negócio para conseguir realizar e pegar pela transação. 

Entre as formas de ser utilizado, o empréstimo no CNPJ pode funcionar para quem precisa tirar seu projeto do papel, juntar capital de giro ou expandir seu negócio.

Dentro do planejamento, o empreendedor precisa estudar qual é o melhor empréstimo de acordo com a necessidade da sua empresa. Além disso, é preciso fazer simulações em algumas instituições de confiança para saber qual é aquela que possui as melhores condições.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

4 pensamentos sobre “Empréstimo no CNPJ: tudo que você precisa saber

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Leandro! Tudo bem?

      Queremos ajudar você com o empréstimo mais saudável do Brasil!

      Acesse agora mesmo o nosso site, preencha nosso formulário e depois clique em fazer uma simulação . Assim você vai poder dizer para os nossos especialistas qual é o valor que está procurando e como eles podem ajudar, combinado?

      Queremos impulsionar o seu sonho!

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Maria! Tudo bem?
      A CashMe é especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade