saúde financeira para empresa

Saúde financeira da empresa: como avaliar e melhorar

20 ago 2019
9min de leitura

Acompanhar a saúde financeira da empresa é essencial para a sobrevivência do seu negócio no mercado. Avaliar a saúde financeira da empresa é um procedimento essencial para todas as organizações, independente do porte.

Com base nesse processo, você poderá tomar medidas que ajudem a garantir a estabilidade do seu negócio e a prepara-lo para crescer.

Por outro lado, a falta de um exame constante leva os empreendedores a perceberem problemas financeiros tardiamente, o que torna a situação mais difícil de ser revertida. 

Como medir a saúde financeira da empresa

“Por que meu negócio não está funcionando?” “O que estou fazendo errado?” Essas são perguntas que muitos empreendedores fazem quando estão diante de dificuldades.

Examinar os indicadores financeiros é um exercício fundamental para obter a resposta a essas e a outras perguntas.

Conheça cinco KPIs para avaliar a saúde financeira da empresa e prepare-se para eventuais problemas no futuro!

1. Calcule a liquidez

A liquidez é um índice chave para os gestores. De uma maneira simples, esse KPI demonstra se uma empresa tem capacidade de pagar suas dívidas de curto prazo.

Para calculá-lo você deve somar os ativos que podem ser prontamente convertidos em dinheiro e dividir esse montante pelo seu passivo circulante.

Se o resultado obtido for menor que 1, isso significa que sua empresa não possui recursos suficientes para pagar suas dívidas no momento.

Portanto, é preciso desenvolver estratégias para aumentar o caixa e os equivalentes ou trocar uma dívida de curto prazo por outra de longo prazo.

2. Solvência

Intimamente relacionado à liquidez está o conceito de solvência, que revela a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações de dívida continuamente, não apenas no curto prazo.

Os índices de solvência calculam a dívida de longo prazo de uma empresa em relação a seus ativos. Para calcular o índice de solvência é bastante simples, basta aplicar a seguinte fórmula: (LL+Dp)/P, sendo:

LL: Lucro líquido adquirido pela empresa no final do período.
Dp: Depreciação dos bens
P: Passivos: Todas as dívidas que a empresa tem a curto e longo prazo.

Quanto maior for a taxa de solvência, mais altas são as chances de sua empresa cumprir com suas obrigações.

No mundo financeiro, costuma-se dizer que um bom índice de solvência é aquele superior a 0,2 (ou 20%). No entanto, essa taxa “ideal” varia de acordo com o setor de atuação e outras particularidades de cada empresa. 

3. Eficiência operacional

A eficiência operacional de uma empresa é fundamental para seu sucesso financeiro. Essa métrica indica a margem de lucro operacional que você terá após a dedução dos custos variáveis ​​de produção e comercialização dos produtos ou serviços.

Quando a margem de lucro operacional é baixa ou deficitária indica que os custos operacionais não estão compatíveis com o preço de venda.

As causas podem ser má gestão dos custos ou preço de venda inadequado. Dessa forma, o gestor deverá traçar estratégias para melhorar a saúde financeira da empresa.

4. Rentabilidade

A rentabilidade é outro KPI muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa. Ao acompanhá-lo, você saberá se seu negócio está trazendo retornos atrativos ou não.

Para calculá-lo, basta dividir o lucro da empresa alcançado em um determinado período de tempo pelo valor do investimento inicial.

O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período correspondente.

Saber qual a rentabilidade da seu empreendimento é importante para que você veja se seu negócio está “valendo” a pena ou se você poderia ter maiores retornos em algum outro tipo de investimento.

5. Lucratividade

A lucratividade ajuda a avaliar qual porcentagem das vendas está se convertendo em lucro para a empresa.

Dessa forma, é possível efetuar comparações com outras organizações do mesmo setor, a fim de verificar se o seu negócio está sendo eficiente na gestão dos custos e despesas.

Para calcular a lucratividade de um negócio, você precisa dividir o lucro líquido pelo faturamento de determinado período.

É importante ressaltar as diferenças entre rentabilidade e lucratividade, pois, muitas vezes esses indicadores são utilizados erroneamente como sinônimos.

Rentabilidade x Lucratividade

A rentabilidade pode ser definida como a relação obtida entre os resultados do período e os recursos utilizados para obtê-lo. Ou seja, é utilizado para medir o retorno do investimento.

Já a lucratividade é utilizada principalmente para analisar a eficiência do seu controle de custos e despesas, pois mede quanto do seu faturamento será convertido em lucro.

Assim, é possível que um negócio tenha uma boa lucratividade, mas não apresente uma rentabilidade atrativa.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como avaliar a saúde financeira de empresa

1. Crescimento no volume de negócios

O crescimento da receita é um dos parâmetros mais óbvios disponíveis para um analista financeiro.

Esse indicador permite medir a evolução da atividade de uma empresa em volume, para saber se ela conquistou novos mercados ou atingiu as metas de vendas, por exemplo.

No entanto, este indicador por si só não é suficiente para avaliar a saúde financeira.

Isso porque, o aumento dos lucros pode vir com um número considerável de gastos, o que ocasiona mais endividamento.

Assim, outros fatores terão que ser levados em consideração, para determinar se a alta nas vendas é parte da boa gestão.

Para avaliar a saúde financeira da empresa, esse indicativo deve ser avaliado juntamente com o item seguinte.

2. Medir a evolução do resultado

Um lucro crescente e significativo mostra que a empresa está ganhando dinheiro e que o seu gerenciamento é saudável.

Assim, é possível demonstrar que o aumento no volume de negócios está acompanhado por uma capacidade de gerar liquidez adicional. Ou, até mesmo, que a empresa teve bons resultados nos esforços para reduzir despesas.

Este critério é mais relevante do que o crescimento da receita, uma vez que resume todos os itens da demonstração de resultados.

Porém, esse índice deve ser complementado por uma análise da lucratividade, para identificar se as vendas são suficientes.

Essa receita deve ser capaz de pagar as despesas e ainda gerar lucro. Somente assim é possível atestar a saúde financeira da empresa.

Esta é a fórmula utilizada para o cálculo de lucratividade:

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

Dessa forma, você saberá quanto da sua receita bruta será convertido em lucro. Ou seja, quanto maior o percentual, melhor.

3. Rentabilidade é um fator importante na saúde financeira da empresa

Lucratividade e rentabilidade possuem uma relação íntima. Ambas são calculadas com base no lucro líquido.

No entanto, a rentabilidade demonstra a relação entre lucro e investimento. Ou seja, demonstra o retorno que o empresário conseguiu para cada real investido.

Esse índice, deve ser comparado com a de empresas do mesmo setor de atividade. Se o seu índice for menor, pode ser um sinal de que existem pontos a serem melhorados, mesmo que a empresa esteja gerando ganhos.

Você também pode comparar esses índices com opções de investimentos disponíveis no mercado.

Se o retorno da empresa for inferior, então pode ser que seu negócio não seja tão rentável assim, ou que a saúde financeira não esteja muito boa.

O cálculo de rentabilidade é realizado desta maneira:

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100

4. Índice de solvência

Esse fator permite determinar a capacidade de uma empresa pagar suas dívidas. Quanto mais alto for, melhor será a saúde financeira da empresa.

Uma empresa considerada “solvente”, é aquela que possui capacidade de cumprir com todas as suas dívidas e ainda permanecer com reserva de patrimônio.

Por isso, uma relação maior que 1 é o resultado ideal, visto que 1 indica que o lucro da empresa é igual ao valor de contas que ela possui para pagar.

O cálculo de solvência é realizado desta maneira:

Solvência = (lucro líquido do período + depreciação do período) / Passivos

Você deve adicionar a depreciação do período ao valor do lucro porque ela não representa, de fato, uma saída de recursos. Mas sim, uma reserva para aquisição futura dos bens que estão sendo desgastados pelo tempo e uso.

Os passivos representam todas as obrigações da empresa, de curto e longo prazo.

5. A relação entre despesas financeiras e faturamento

Esse procedimento permite considerar o peso do financiamento da dívida, em relação ao volume de negócios realizado.

Uma alta proporção significará que o endividamento afeta demais a atividade da empresa e que será difícil conseguir financiamentos com taxas atrativas.

O cálculo de solvência é realizado desta maneira:

Despesas financeiras / faturamento x 100

6. Nível de endividamento

Compreender o impacto da dívida da sua empresa em relação aos ganhos é outra métrica vital que você deve conhecer.

Nesse caso, uma baixa proporção é mais favorável que uma alta.

Para o cálculo deste item, você deve considerar a dívida total financiada, que equivale ao total das obrigações com fornecedores, bancos, salários a pagar, etc. e o EBITDA.

EBITDA significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e pode ser rapidamente calculado, a partir de sua demonstração do resultado.

O cálculo desse índice é realizado desta maneira:

Nível de endividamento = (Dívida líquida / EBITDA)

A dívida líquida de uma empresa é a dívida bruta (total do passivo), menos as disponibilidades e aplicações (caixa e equivalentes de caixa).

Antecipe-se aos problemas

Esses foram alguns fatores que podem ser utilizados para avaliar a saúde financeira da empresa.

Existem diversos outros, tais como a análise do fluxo de caixa, capital de giro, etc. Você deve aplicar aqueles que mais fazem sentido para o seu negócio.

O importante é que você avalie constantemente a saúde financeira da sua empresa, para que não seja pego de surpresa.

Conclusão

Agora que você já conhece alguns índices importantes para avaliar a saúde financeira de sua empresa, então é hora de levantar as informações necessárias para calculá-los e examinar como está o desempenho de seu negócio.

A avaliação de todos os itens em conjunto, ajuda a evitar a “miopia” empresarial. Ao levar em conta somente o número de vendas, pode não ter uma noção clara se o negócio está indo bem ou não.

Avaliar a saúde financeira é essencial para garantir a continuidade do seu negócio, além de auxiliar na identificação de diversos problemas, como  uma má gestão de custos.

Gostou desse artigo? Então compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais! Interessado em empréstimos com imóvel em garantia? Então a CashMe pode te ajudar.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade