Juros abusivos

O que é e como identificar Juros Abusivos?

30 nov 2020
4min de leitura

Juros abusivos são taxas cobradas em empréstimos as quais estão acima da média executada pelo mercado. Essa prática está presente em diversos nichos e setores, e pode significar um aumento considerável nas parcelas mensais do seu financiamento.

Saber como identificar a existência ou não de juros abusivos é essencial para preservar sua saúde financeira. Por isso,  é preciso estar informado sobre o básico do mercado financeiro e questionar todos os aspectos que representam qualquer tipo de dúvida a você.

Aprenda neste conteúdo tudo que você precisa saber para não contratar juros abusivos!

Conheça o Empréstimo com Garantia: crédito com a menor taxa

O que são juros abusivos

A cobrança de juros executada pela instituição financeira em cima do valor emprestado é absolutamente normal e é considerada legal, uma vez que emprestar dinheiro antecede um risco. 

A questão imoral dessa situação é quando a porcentagem de juros cobrado extra ao  valor original é muito acima da média do mercado ou significantemente maior que a taxa estabelecida pelo Banco Central. Ou seja, os juros são considerados abusivos quando a taxa cobrada é superior ao risco de calote intrínseco presente no empréstimo.

Juros abusivos podem ser percebidos em qualquer tipo de contrato, por isso é preciso muita atenção no momento da assinatura do mesmo.

Caso você perceba práticas abusivas em seus contratos, entre em contato com a instituição financeira contratada e solicite uma revisão. É seu direito!

Como identificar os juros abusivos

O primeiro passo para identificar a possibilidade de juros abusivos é acessar o site do Banco Central do Brasil e verificar as taxas de juros consideradas legais. Nesse site, é possível acessar a média dos juros aplicadas por cada linha de crédito. Caso as taxas especificadas no seu empréstimo estiverem maiores que esses valores, você está pagando juros abusivos.

O Banco Central possui uma ferramenta intitulada calculadora do cidadão, a qual é possível calcular os juros considerados saudáveis e compará-lo com as taxas especificadas em seu contrato de empréstimo.

Além disso, outra verificação válida é calcular as taxas especificadas no seu contrato, pois há a possibilidade de você ter contratado uma taxa específica e estar efetivamente pagando outra.

É importante também ressaltar que a contratação de um empréstimo é uma responsabilidade muito grande, visto que pode comprometer uma parte considerável da sua renda mensal. 

Dessa forma, é preciso ficar muito atento às cláusulas do contrato e negociar os valores dos juros, caso as taxas descritas estiverem acima dos valores cobrados pela média do mercado. E se mesmo depois de ter lido todo o contrato minuciosamente, você ainda tiver dúvidas, contrate um profissional para ajudá-lo.

Lembrando que a contratação de uma instituição financeira de sua confiança e que possua credibilidade diminui drasticamente as chances de admissão de juros abusivos!

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como recorrer aos juros abusivos

Caso os juros contratados para o seu empréstimo estiverem acima da média do mercado, é seu direito entrar na justiça com uma ação revisional e solicitar uma revisão nos termos contratuais, e  se o resultado comprovar a existência de práticas abusivas, os juros deverão ser baixados para igualar-se aos valores determinados pelo Banco Central e os valores cobrados erroneamente deverão ser ressarcidos.

Lembrando que o acompanhamento de um advogado competente durante esse processo faz toda a diferença para um resultado satisfatório.

Além disso, é possível também solicitar a portabilidade do empréstimo e levá-lo para outra instituição financeira que possui taxas mais benéficas. 

 4 dicas para evitar a contratação de juros absurdos

Saiba os principais aspectos que você deve prestar muita atenção para não contratar juros abusivos:

Cálculo prévio dos juros

Simule as taxas oferecidas em calculadoras de instituições financeiras ou do Banco Central pela calculadora do cidadão. O resultado dessas simulações deve ser comparado com as taxas julgadas legais pelo Banco Central. Feita essa comparação, você decide se vale a pena ou não contratá-las.  

Compare e pesquise diversas opções

Contratar um financiamento geralmente envolve valores altos, por isso é preciso comparar opções de várias instituições financeiras para contratar o empréstimo que melhor se encaixa nas suas condições financeiras.

 Leia o contrato e tire todas as suas dúvidas

Geralmente, os contratos de empréstimos são extremamente técnicos e possuem termos muito específicos do mercado financeiro. Caso você não entenda algo, pergunte ou contrate um especialista para te auxiliar no processo. Não assine nenhum contrato que você tenha alguma dúvida!

Não se esqueça de ler todas as cláusulas e não deixe passar nenhum “seguro” ou “tarifa de cadastro”, pois podem representam taxas não solicitadas ou necessárias.

Informe-se

Leia e pesquise o básico sobre empréstimos e termos financeiros, pois o conhecimento é a principal solução para evitar a contratação de juros abusivos.

Conclusão

Infelizmente, a contratação de empréstimos com juros abusivos ainda é uma realidade na vida de muitos brasileiros. As consequências dessa prática na vida financeiras das pessoas são inúmeras e poderiam ser evitadas com pesquisas e simulações de empréstimo.

Caso você esteja no vermelho, e esteja buscando por empréstimo para negativado, saiba que esse empréstimo existe e com as menores taxas de juros.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade