7 livros de empreendedorismo que você precisa ler

7 livros de empreendedorismo que você precisa ler
ícone de calendario

Atualizado:
20/08/2021

ícone de calendario

Publicado:
20/08/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Livros de empreendedorismo constantemente figuram entre as publicações mais lidas de listas como New York Times Best Sellers. Mindset e liderança são temas importantes para o empreendedor. Neste artigo, selecionamos sete livros que podem te ajudar nessas áreas. 

Conhecimento também é um investimento. Como pessoa física ou jurídica, é importante dedicar tempo e dinheiro para se desenvolver. Para empreender ou potencializar o seu negócio, você vai precisar sim de investimento financeiro, mas também do seu conhecimento sobre áreas como liderança, finanças, marketing e mais. 

Quais os livros de empreendedorismo mais lidos atualmente?

Se você ainda não pode investir em cursos pagos, livros de empreendedorismo já são um grande começo. Eles inclusive costumam figurar entre as primeiras publicações de rankings de livros mais vendidos e lidos. Quem nunca ouviu falar da obra Como fazer amigos e influenciar pessoas? Ela é conhecida por ser um livro indicado para quem quer aprender sobre comunicação, persuasão e relações interpessoais. 

Aqui não trataremos dele. Ao invés disso, trouxemos um mix dos rankings de livros mais vendidos em categorias que podem ser úteis à vida do empreendedor. Selecionamos publicações de listas como New York Times Best Sellers na categoria de negócios e de sites como Amazon

Quais livros ler para empreendedorismo?

Deixamos de lado as obras que abordam a parte econômica, mas você pode conferir neste outro artigo os melhores livros de finanças. Por aqui dividimos os 7 livros de empreendedorismo que você precisa ler em três categorias: mindset, liderança e histórias de vida. Eles não são livros que vão te explicar didaticamente como abrir um CNPJ. Entretanto, ter um pouco de conhecimento nessas áreas pode facilitar sua vida ao se deparar com os desafios do empreendedorismo. 

Livros de empreendedorismo sobre mindset

A primeira das áreas é um termo em inglês e que ficou muito popular entre empreendedores: mindset. Ele fala muito sobre mentalidade e como adaptar padrões de pensamento para que seus hábitos trabalhem a favor e não contra seus objetivos de vida. Esses livros costumam propor novas abordagens e formas de agir em uma situação. 

1. Hábitos atômicos

Escrito por James Clear, ele foi o número um na lista de mais vendidos na categoria de negócios do The New York Times. Com o subtítulo “Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus”, o livro propõe um método para que você se aprimore diariamente. Ele toma como premissa da continuidade dos maus hábitos o fato de escolhermos sistemas ruins e não nossa suposta incapacidade de mudar.

Para explicar sua teoria, o autor usa exemplos de pessoas bem sucedidas, incluindo líderes de empresas. Sua sinopse diz que o livro remodela a forma de pensarmos em avanço e sucesso, ponto importante para empreendedores que precisam reconhecer pequenas conquistas diárias para não desistir de conquistas maiores que ainda não chegaram. 

2. Essencialismo

Este não entra exatamente na categoria de livros de empreendedorismo, mas é ideal para você que acha que está sempre fazendo muito, mas se concentrando pouco no que realmente importa. Essencialismo fala muito sobre conseguir dizer não para pedidos de ajuda e projetos que chegam até você quando essas ofertas não vão contribuir para o que você realmente quer fazer. 

A sinopse disponível no site da Amazon traz a frase uma resenha de Jess Weiner, presidente-executivo do LinkedIn: “Greg McKeown nos lembra que a clareza de foco e a capacidade de dizer ‘não’ são aspectos desvalorizados, porém fundamentais para os negócios nos dias de hoje.” 

Para além de gestão do tempo e produtividade, o livro escrito por Greg McKeown fala sobre conseguir identificar o que é essencial para você antes que outras pessoas ou afazeres ocupem sua agenda. Sabendo qual é a sua meta, você pode eliminar distrações que supostamente deixam seu dia produtivo. O que você está produzindo te leva ao seu objetivo final de empreender? 

3. Rápido e devagar

Uma das publicações mais clássicas trazidas aqui em nossa lista de livros de empreendedorismo, Rápido e devagar foi escrito por Daniel Kahneman. Ele também fala sobre dois estilos de mindset: um mais intuitivo e outro mais lógico. O livro traz visões bem práticas sobre como tomamos decisões, um ponto fundamental e recorrente na vida de um empreendedor – seja nas decisões dele ou dos seu público-alvo. 

Kahneman também é autor de Ruído: Uma falha no julgamento humano, um dos livro mais vendidos atualmente segundo o The New York Times. Essa publicação também fala sobre tomadas de decisão, mas analisa quais interferências externas atrapalham e influenciam nosso julgamento e desempenho. 

Livros de empreendedorismo sobre liderança

A liderança é outra área que vai exigir muito de um empreendedor. Afinal, é ele quem estará à frente de sua equipe. Saber como motivar, direcionar, ser franco e usar o potencial das pessoas é fundamental, pois você terá que delegar tarefas para poder se concentrar em outras demandas do seu negócio.

3. A coragem para liderar

Famosa por seu TED Talk e documentário sobre vulnerabilidade, Brené Brown também publicou um livro sobre a coragem de assumir um papel de liderança. Na obra ela explica que para desempenhar essa função não é preciso ter um cargo ou status. Apesar de não ser direcionado a negócios, ele está frequentemente em listas de livros de empreendedorismo. 

O livro parte da ideia de que para liderar com sucesso, antes, é preciso assumir que um líder não tem sempre as respostas corretas, não foge de conversar desconfortáveis, não tem medo de compartilhar poder e outros pontos que mostram que liderar também é aceitar a vulnerabilidade de uma posição sempre associada à força. 

4. Responsabilidade extrema

Escrito Jocko Willink e Leif Babin, esse livro fala sobre liderança abordando “como Navy Seals lideram e vencem”. Seu título original traz um termo em inglês que, assim como mindset, também é bem recorrente no vocabulário do empreendedor: ownership. Aqui, em tradução literal, podemos entendê-lo como o “sentimento de dono”. 

Os autores trabalharam como oficiais da Marinha estadunidense e contam como as táticas de liderança das operações militares podem levar ao sucesso de uma missão. Atualmente, eles oferecem consultorias sobre liderança para empresas com base nos princípios aprendidos durante o tempo na Marinha. 

Livros de empreendedorismo sobre histórias de vida

Seja antes ou depois de realizar seu sonho de empreender, você precisará se inspirar em pessoas que já chegaram ou estão a caminho de conquistar o mesmo objetivo que o seu. Alguns livros de empreendedorismo trazem histórias inspiradoras sobre a criação de negócios que hoje são mundialmente famosos. 

5. Fora de série

Este livro traz histórias de pessoas que atingiram níveis inimagináveis de sucesso e, por isso, que são chamadas de “fora de série”. Seu subtítulo “outliers” pode ser entendido como algo que foge da curva. Alguns empreendedores, ao longo da vida, constroem empresas, propõem modelos de negócios ou criam produtos que são fora da curva.

As histórias contadas por Malcolm Gladwell, autor do livro, mostram que, na verdade, a trajetória dessas pessoas têm alguns pontos em comum: legados culturais. O livro destaca o papel dos antepassados, oportunidades aproveitadas e das pessoas que esses outliers tiveram ao seu lado. 

6. Steve Jobs

A biografia escrita por Walter Isaacson (também autor de uma biografia sobre Albert Einstein aborda muito da vida empreendedora de Steve Jobs. As passagens abordam temas como marketing, criatividade, pioneirismo, relação entre pessoas e falhas que um empreendedor pode e provavelmente vai cometer. 

Desde atos visionários até hábitos questionáveis, o livro traz muitos exemplos e lições úteis para quem está começando ou já entrou no mundo dos negócios. Um bônus interessante é o filme Steve Jobs inspirado na biografia escrita por Isaacson, que também foi um dos roteiristas da produção. 

Conclusão

Aqui trouxemos sete livros de empreendedorismo que podem te ajudar nessa jornada cheia de desafios que é criar e sustentar um negócio. Existem muitos (muitos!) outros conteúdos que servem como apoio ou inspiração para empreendedores. O importante é que você dedique um tempo para investir no seu conhecimento, assim como você investe em seu negócio.

Os livros de empreendedorismo podem aumentar seu combustível intelectual. E a CashMe pode aumentar seu combustível financeiro! Conheça nosso empréstimo para empresas e veja como seu imóvel próprio pode te ajudar a conseguir um alto valor de crédito. Faça uma simulação!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.