marketing de indicação

Marketing de indicação: entenda sua Importância

30 dez 2019
11min de leitura

O mercado possui oportunidades para diversos tipos de negócios. E estas podem ser ainda mais ampliadas quando falamos da utilização do marketing de indicação em nossa empresa.

Afinal, está é uma prática comumente utilizada por entidades, desde as mais tradicionais até as mais modernas. Principalmente pelo fato do poder que este tem sobre suas vidas.

Por este motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, por que a aplicação do marketing de indicação deve ser uma prioridade para a sua empresa.

Aproveite e boa leitura!

Marketing de Indicação é essencial

Marketing de indicação, também conhecido como Referral é um dos mais utilizados dentro do mercado comercial. Ainda que, nos dias atuais, estes são amplos, o mesmo é praticado há anos, uma vez que, dentro deste, está incluído o Marketing Boca a Boca.

Entretanto, os diversos métodos de engajamento realizados nos dias atuais podem ser facilmente aplicados dentro do Marketing de Indicação. Afinal, em sumo, o objetivo sempre será instruir seus clientes para que estes recomendem os seus produtos e serviços.

É preciso entender a importância deste fator para seus negócios, uma vez que, quando queremos realizar a implantação do Marketing de Indicação em nossa empresa, este será o foco principal.

Quando um interessado passa a indicar a sua entidade para outras pessoas, estas não são apenas oportunidades de vendas. Uma pessoa engajada em nosso negócio é capaz de agregar em muito mais do que isto.

A divulgação feita utilizando deste tipo de propaganda tem muito mais probabilidades de se consolidar em uma venda do que qualquer outro meio existente disponível para utilizarmos.

Isto ocorre pelo simples fato de que as pessoas depositam muito mais credibilidade nas palavras de outras que estão a divulgar as suas próprias experiências. Principalmente quando é de pessoas que conhecemos.

Logo, um Marketing de Indicação, independente do seu setor, será sempre essencial para um negócio crescer. Fazer com que os outros sejam capazes de, eficazmente, introduzir e recomendar o seu produto ou serviço é um diferencial e tanto.

Qual o valor de uma indicação para o seu negócio

Este será capaz de angariar diversos resultados convincentes para dentro da sua corporação, visto que este, sozinho, consegue garantir uma grande quantidade de vendas e fidelização de pessoas.

Mas não apenas estes serão os valores oferecidos por tal abordagem. Ao utilizar do Marketing de Indicação, será possível se obter também:

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Leads mais bem qualificados

Investir em leads é fundamental em nossos dias atuais. Principalmente quando falamos daqueles que possuem o e-commerce como sua prática primária de venda para o mercado comercial.

E, quando falamos de leads, bem lembramos dos muito discutidos marketing digital, marketing de conteúdo e o SEO, que são ferramentas importantíssimas para a prospecção, nutrição, engajamento e, por fim, compra destes.

Também sabemos que estes têm uma maior probabilidade de indicar o nosso produto ou serviço quando este é bem nutrido durante todo o funil de vendas, saindo do mesmo com o item em mãos junto a uma grande quantidade de conhecimento.

E é por tais motivos que estes, a qual já fizeram a compra, irão garantir outros visitantes ainda mais qualificados para tal processo. Isto de maneira natural e prática, repassando as informações que o novo interessado pode conferir dentro da própria página.

Indicações

Isto está longe de ser um fato aleatório. Durante o processo de indicação, o comprador, ao informar sobre as características e qualidades dos produtos que adquiriu, já irá qualificar previamente o novo cliente.

Logo, quando este lhe procura, o mesmo já possui de diversas informações, incluindo, uma experiência compartilhada, sobre aquilo que é oferecido pela sua marca, permitindo que este passe pelo funil de maneira mais rápida e intensa, realizando uma compra em muito menos tempo do que o primeiro sujeito.

Sendo assim, todo o trabalho que seria executado pela sua equipe comercial será encurtado na fase de iniciação do processo de compra, o que resulta em economia de tempo e de recursos.

Maior credibilidade

Graças a vantagem acima, é possível se obter uma maior credibilidade de mercado ao utilizarmos de tal abordagem. Afinal, é muito mais fácil alguém confiar em alguém que conhece do que em uma propaganda.

Quando uma marca é indicada por pessoas, esta passa a ser mais respeitada. Afinal, isto não passa apenas credibilidade, como da sensação para outros que não fazem ideia do que é ofertado por sua empresa um maior sentimento de cumplicidade e respeito com o comprador.

Ao sermos recomendados por aqueles que são nosso clientes, principalmente ao utilizarmos o marketing de conteúdo a nosso favor, o interessado que irá nos procurar já possui uma imagem de nós.

Além de facilitar na criação do relacionamento, isto também ajuda a deixar este mais estreito. Afinal, o visitante já sabe o que possuímos e nos procura por entender o que pode esperar de nossos serviços.

Expectativas

Uma vez que colocamos tal vantagem em larga escala, percebemos que a os créditos referentes a entidade passam  a ser maiores. Ou seja, quando alguém novo vem a procura de produtos ou serviços por que vendemos, estas já imaginam o que podem conseguir, fazendo-as nos respeitar e criar expectativas.

Expectativas estas que precisam ser atendidas se queremos tornar este tipo de estratégia cada vez mais eficaz. O que faz o investimento em melhorias ser mandatório dentro deste método.

Mesmo que seja capaz de oferecer um atendimento igualmente excelente a todos, é preciso procurar cada vez mais melhorias. Quando falamos de expectativas, colocamos não apenas o nome da empresa, mas também do cliente que recomendou esta para o novo visitante.

Portanto, ainda que o seu marketing de indicação esteja surtindo efeito, procure por fazer melhorias constantes dentro do próprio. E a cada uma que fizer, informe, tanto aos novos quanto aos antigos clientes, as novas possibilidades existentes dentro da sua empresa.

Um alcance maior

Quando trabalhamos utilizando deste, espontaneamente o alcance e amplitude da organização será gerado, se expandindo de maneira natural. É preciso estar preparado para tal.

Afinal, como poderia da internet, é comum que todos divulguem suas opiniões dentro da mesmo, possibilitando uma propaganda via boca a boca muito mais fácil, via redes sociais.

E não somente dentro destas. É comum que diversas pessoas busquem por informações sobre a marca dentro do Reclame Aqui, para avaliar qual a importância que esta dá a opinião de seus compradores, além de entender como estes são tratados por tal.

Toda esta visibilidade é incrível, mas também precisa de cuidados. Afinal, ainda que estejamos sendo vistos e apreciados, uma única reclamação, ao depender de como é feita, pode colocar tudo a perder.

Sempre lembre-se da importância de cada um que entra em contato com sua corporação, e que estes têm de ser tratados como únicos. Não importa se é o seu primeiro, centésimo, milésimo ou qualquer número que este indivíduo seja, ele precisa ser tratado como único.

Garanta possuir de total infraestrutura para melhor atender a este que o procura. Se a sua loja é física, esta deve ser espaçosa e confortável. Se é um e-commerce, tenha atendentes o suficiente para evitar filas de esperas.

A sua loja possui de grande visualização? É preciso dispor, também, de recursos para atender a qualquer um, em qualquer momento.

Como posso colocar o marketing de indicação em prática?

Existem alguns passos a se tomar para que possa colocar tal método em prática dentro da sua entidade. Cada um deles irá impactar diretamente como o cliente fala da sua empresa, ao começar por:

Ofereça incentivos

Uma prática extremamente utilizada por diversas empresa, principalmente daquelas que tem seu foco totalmente voltado para a internet, é pedir para seus clientes que estes recomendem seus serviços.

Mas claro que isto não se trata de um acordo unilateral. Quando uma marca faz tal pedido, é comum que estas ofereçam benefícios em troca de tal realização, de quaisquer tipos que seja.

Um exemplo fácil de perceber a força desta ação pode ser visto dentro da empresa iFood, que oferece a seu cliente cupons de desconto para a compra de cada pessoa que este indicar.

Alguns produtos disponíveis no mercado, para promover tal prática, fazem uma promoção onde o comprador que realizar uma indicação efetiva irá receber uma outra quantidade, em geral, menor do que a adquirida ao se comprar, do mesmo produto.

Assim, a pessoa se sente comprometida e engajada com a marca, tendo a sensação de que esta a recompensa por divulgá-la, a ponto de lhe dar benefícios exclusivos ao tomar tal atitude.

Influenciadores são ótimas escolhas

Não estamos mais a uma década atrás, onde os comerciais eram capazes de vender quase tudo. Afinal, as pessoas daquele tempo tinham o desejo de possuir coisas semelhantes que celebridades possuíam.

Hoje, contamos com os influenciadores digitais. Quando comparamos estes com atores e atrizes, ou qualquer outro rosto que venha a aparecer na televisão, é possível confundir e achar que ambos têm a mesma função.

Entretanto, não é bem assim que funciona. Quando contratamos estes, precisamos, primeiramente, entender que o mesmo deve ter contato com o público que procuramos atingir.

Além disso, o trabalho destes não é apenas divulgar, mas também avaliar e contar a sua experiência com a marca, detalhando como foi cada ponto em que o próprio produto se destaca.

Logo, estes acabam por possuir de uma maior credibilidade com as pessoas, o que aumenta a credibilidade com estas, fazendo com que as mesma procurem este produto ou serviço em busca de testar.

Claro que ainda existe o sentimento de que “ele tem, então eu também quero ter”. Mas vai muito mais além disso, visto que, por mais que estes passem uma maior confiança do que um simples comercial, é sempre preciso estar atento que muitos ainda irão em busca de informações em outros sites.

Uma outra vantagem de ter um influenciador afiliado a sua marca é que este atinge grande parte das redes sociais, lhe poupando alguns recursos que precisariam ser investidos nestas áreas.

Treine sua equipe

Investimento interno é necessário, seja o cenário que for. Mas, quando falamos das indicações, nossos colaboradores precisam estar totalmente aptos a fornecerem todas as informações necessárias.

Não apenas para aquele novo lead que vir entrar em contato com a sua entidade, como também para o antigo e fiel cliente, que constantemente indica a marca e traz tantas vendas para a empresa.

Cada colaborador dentro da organização precisa estar ciente da importância de toda a ação que estes tomam, necessitando de um bom treinamento para que sejam capaz de garantir um melhor atendimento.

Isto vai além de apenas saber identificar aquele que entre em contato e saber usar o sistema. Enquanto que, para um novo visitante, o atendimento antes da venda é primordial, para aquele que já pertence a casa, o pós-venda é uma necessidade.

Tirar dúvidas, registrar sugestões, identificar problemas, entre outros, são todas funções daquele que está atendendo a pessoa que entrou em contato com a empresa. E estas exigem uma grande quantidade de atenção por parte do mesmo.

Comunique-se

Esta talvez seja a que pareça mais óbvia entre as maneiras de se aplicar tal método. Mas acredite, a mesma não é feita de maneira satisfatória por uma grande parte de organizações dentro do mercado comercial.

É de extrema importância saber se comunicar com o cliente, e deixar claro cada ponto para que o mesmo seja capaz de realizar indicações com qualidade e eficácia. Além de entender, é claro, o que o mesmo pode ganhar com tal ação.

Nenhuma estratégia utilizando marketing de indicação será eficaz se o seu público não a entende, ou sequer sabe que tal programa existe. Por isso, é preciso clareza tanto na divulgação quanto nas informações sobre o mesmo.

É muito comum que pessoas que comprar algo de alguma corporação sequer entendem o que a mesma tem a oferecer. Cenário este que, ao se trabalhar para modificar, virá a tornar estes ainda mais engajados a marca.

Marketing de indicação é essencial para uma maior rentabilidade

Como podemos ver, ao aplicar tal método dentro de seu negócio, é possível obter diversas vantagens, sendo as citadas nos artigos, as principais. Com este, suas vendas irão se expandir cada vez mais, tornando sua empresa uma referência dentro da área.

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