empréstimo para investir

Vale a pena contratar empréstimo para investir?

20 out 2021
5min de leitura

Cuidar da vida financeira, fazer investimentos para ter uma reserva de emergência e não se preocupar com dinheiro no futuro é parte dos objetivos de muitas pessoas. Mas, muitas pessoas encontram uma barreira para começar: para investir, é necessário já estar com a vida financeira organizada e ter renda disponível para aplicação. Por isso, surge a dúvida: vale a pena contratar empréstimo para investir?

Como grande parte das questões relacionadas às finanças, a resposta é: depende. É preciso ter toda a atenção e cuidado, já que investimentos envolvem riscos. Por isso, é necessário avaliar os tipos de investimentos disponíveis, bem como os tipos de empréstimos para descobrir a melhor opção para sua realidade.

Vai investir e precisa de dinheiro? Opções de crédito que você precisa nunca foi tão fácil, rápido e barato! Conheça agora o home equity da CashMe.

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

No texto de hoje, vamos tratar sobre cada um desses aspectos e te ajudar a ter critérios para tomar a melhor decisão. Por isso, já pegue seu caderninho de anotações e escreva todos os pontos importantes para começar seu planejamento. Boa leitura!

Tipos de investimentos disponíveis

Renda fixa

Investir em renda fixa é o caminho mais seguro para quem está começando. Esse tipo de investimento possui retornos garantidos e, muitas vezes, é possível começar com valores baixos. Porém, seu retorno não costuma ser tão alto. Por isso, pode acabar não compensando pedir um empréstimo para fazer esse tipo de aplicação. 

Confira quais foram as taxas de rentabilidade das principais aplicações de renda fixa:

Tipo de aplicaçãoRendimento em setembro de 2021
Tesouro diretoDe -0,35% a 3,43% 
CDBa partir de 12%
LCIa partir de 100%
LCAa partir de 10%

Renda variável

Investir em renda variável pode trazer ganhos maiores, porém os riscos também são mais altos. Seus resultados são imprevisíveis e podem oscilar de acordo com a situação econômica do país. Confira os tipos de aplicações considerados como renda variável:

  • Ações na Bolsa de Valores;
  • Debêntures;
  • Fundos multimercado;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs);
  • ETF (Fundos de Índice);
  • Commodities (como petróleo e ouro);
  • Criptomoedas;
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Para ter sucesso nessas aplicações, é necessário muito estudo e conhecimento do mercado financeiro.

Principais tipos de empréstimos disponíveis

Empréstimo pessoal

Esta é uma das modalidades mais populares do mercado, já que diversas instituições financeiras oferecem esse tipo de crédito e é fácil contratá-lo. Cada instituição possui suas próprias regras e taxas de juros, e normalmente não é preciso ser correntista da instituição para consegui-lo. Os juros do empréstimo pessoal apresentam variação entre 1,10% e 23,33% ao mês em setembro de 2021.

Empréstimo consignado

Nesta modalidade, os juros costumam ser reduzidos, já que as parcelas são descontadas direto no benefício do INSS ou na folha de pagamento do solicitante. Em setembro de 2021, as taxas de juros são as seguintes: servidores públicos – 0,98% a 4,35% ao mês; funcionários de empresas privadas – 1,11% a 4,24% ; beneficiários do INSS – 1,19% a 1,83%.

Empréstimo com garantia de bens

Esta modalidade oferece condições ainda melhores. Funciona assim: o consumidor oferece um bem, que pode ser um imóvel ou um veículo, por exemplo, como garantia de pagamento e a instituição financeira reduz as taxas por ter uma segurança de que o valor emprestado será pago. Na CashMe, por exemplo, você encontra taxas de juros para o empréstimo com garantia de imóvel a partir de 0,98% a.m. + IPCA, e conta com parcelas de 168 meses pelo Tabela Price ou 240 meses pela Tabela SAC.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vale a pena contratar empréstimo para investir?

É preciso levar em conta alguns aspectos para tomar a melhor decisão quando cogitar contratar empréstimo para investir:

Taxa de juros do empréstimo

As taxas de juros dos empréstimos variam muito. Apenas nos exemplos que trouxemos neste texto, é possível encontrar taxas abaixo de 1% e acima de 23%. Por isso, é necessário avaliar se a rentabilidade de seu investimento vai ser suficiente para cobrir a taxa de juros do crédito emprestado.

Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo

As tarifas e os impostos são somados à taxa de juros para formar o CET do empréstimo. Quanto maior for seu prazo de pagamento, maior será o CET. Por isso, procure conhecer o  CET antes de tomar sua decisão.

Conhecimento do mercado financeiro

Para fazer uma aplicação com mais segurança, é necessário estudar o mercado financeiro para conhecer os melhores ativos para seu caso. O primeiro passo é conhecer seu perfil de investidor e descobrir como montar uma carteira diversificada com investimentos em renda fixa e em renda variável para proteger suas finanças. 

Retorno do investimento

Também é necessário levar em consideração o risco do investimento, que inclui dois principais fatores: a liquidez, ou o tempo necessário para ter certo retorno, e o risco de mercado, já que o valor das ações ou de um imóvel, por exemplo, pode cair. 

Quem investe na Bolsa, por exemplo, corre o risco de resgatar um valor menor do que o aplicado. Ou seja, há um grande risco de ter prejuízo e não conseguir pagar o valor do empréstimo. 

Prazo de resgate do investimento

Além disso, é necessário avaliar os prazos, já que se o investimento não tiver liquidez diária, você só terá o dinheiro para pagar as parcelas do empréstimo quando fizer o resgate. 

Conclusão

Investimentos envolvem riscos. Por isso, é necessário avaliar diversos fatores quando a questão é contratar empréstimo para investir, como por exemplo: as taxas de juros do empréstimo, o retorno do investimento, o prazo de resgate e diversos outros fatores.

Se você não possui dinheiro guardado para fazer um investimento, o ideal é que você se organize primeiro, quitando suas dívidas e criando uma reserva de emergência ao mesmo tempo em que você estuda sobre o mercado e planeja investimentos futuros que estejam adequados ao seu perfil de investidor. 

Seja para quitar suas dívidas ou para começar a fazer investimentos, na CashMe você encontra empréstimos com as melhores condições: além dos juros abaixo de 1%, você ainda conta com 6 meses para a primeira parcela e até 168 meses para pagar pela Tabela PRICE e 240 meses pela Tabela SAC. Além disso, você pode fazer tudo totalmente online, sem precisar sair de casa. Faça sua simulação de empréstimo agora mesmo!

Para você, vale a pena contratar empréstimo para investir? Deixe sua opinião nos comentários!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “Vale a pena contratar empréstimo para investir?

  1. Avatar
    Alexandre magno Leal da Silva diz:

    Olá! Meu nome é Alexandre leal. Tenho um terreno em área urbana de 1.600 metros quadrados, já registrado em cartório. Ele está todo murado e é avaliado em 350.000,00. Estou precisando de 210.000,00.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade