PIS 2021: Calendário de pagamento do novo lote liberado

ícone de calendario

Atualizado:
24/02/2021

ícone de calendario

Publicado:
08/02/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


Começou em 19/01/21 o pagamento do novo lote do abono do PIS 2021. Os funcionários do setor privado nascidos de janeiro a junho receberão os valores aos quais têm direito por lei. O valor pago em 2021 já está atualizado conforme valores atuais do salário mínimo.

Fique atento aos requisitos para receber o Abono, e se você se encaixar no perfil, não deixe de sacar o seu benefício.

Leia o conteúdo a seguir e descubra se você possui direito a esse benefício, qual valor você deve receber e quando.

O que é PIS?

PIS significa Programa de Integração Social e oferece ao empregador da iniciativa privada acesso a benefícios determinados por lei, além de auxiliar e fomentar o desenvolvimento das empresas do setor privado. É um programa garantido pela Lei Complementar n° 7/1970 e o pagamento é responsabilidade da Caixa.

O setor público também tem um programa próprio, o qual é intitulado PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo e o pagamento é realizado pelo Banco do Brasil.

O que é o abono salarial do PIS?

O abono Salarial foi instituído pela Lei n° 7.998/90 e é um benefício pago aos trabalhadores contribuintes do PIS ou Pasep. Os valores base são limitados pelo Salário Mínimo e as datas que os valores são pagos geralmente ocorrem de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, caso o mesmo seja contratado no setor privado.

Quem tem direito?

Para receber o benefício do abono salarial, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS;
  • Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Constar na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – os valores corretos recebidos no ano-base.

Além disso, é preciso ser funcionário do setor privado. Para o setor público, é utilizado o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Calendário PIS 2021

Os trabalhadores do setor privado recebem o pagamento do PIS de acordo com a data de seus respectivos nascimentos. Os nascidos entre julho e dezembro já tiveram seus valores liberados, e os nascidos nos demais meses receberão de acordo com a tabela apresentada a seguir:

FONTE: CAIXA

O abono Salarial está disponível para saque até 30 de junho de 2021.

Como calcular o valor do PIS?

O valor a receber é calculado de forma proporcional aos meses trabalhados no ano base, sendo o salário mínimo a base e o teto dos valores recebidos. Para exemplificar: se você trabalhou apenas 1 mês com carteira assinada no ano em questão, você receberá R$ 92,00, ou seja, 1/12 do valor total. No entanto, caso tenha trabalhado durante 12 meses, receberá então R$ 1100,00.

A tabela a seguir mostra todos os valores recebidos de acordo com os meses trabalhados.

FONTE: CAIXA

Como receber o valor a que tenho direito?

Para os funcionários que já possuem conta aberta na Caixa, os valores serão disponibilizados automaticamente. No entanto, para os trabalhadores que não possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão em conta poupança social digital, a qual é aberta automaticamente.

O dinheiro pode ser movimentado pelo App Caixa Tem e para sacá-lo, será necessário gerar um código de segurança por meio do mesmo aplicativo.

Para os casos que não se encaixam nos citados acima, o funcionário deverá realizar o saque com o Cartão Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Caso não tenha Cartão Cidadão, o saque é disponibilizado em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento oficial com foto. 

Canais de atendimento

Caso você esteja com alguma dúvida sobre o seu PIS, é possível consultar PIS o site da Caixa, baixar o app Caixa Trabalhador ou ligar para 0800 726 0207.

Conclusão

É muito importante estarmos atentos a todos os benefícios que temos direito por lei, para que possamos cobrá-los se não estivermos recebendo-os. Por isso, fique por dentro dos prazos e valores do seu abono salarial, e caso conheça alguém que tem direito a recebê-lo, mas ainda não sabe, compartilhe nosso conteúdo!

O valor liberado do PIS pode atender algumas de suas necessidades. Porém, se você precisa de uma quantia mais alta, seu imóvel pode te ajudar a conseguir. Conheça o empréstimo online da CashMe.


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR