Sigac/Sigepe: saiba como funciona

Sigac/Sigepe: saiba como funciona
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Atualizado:
07/01/2022

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Publicado:
07/01/2022

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Redação CashMe

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O Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC) é uma plataforma gerenciada pelo Ministério da Economia que dá acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE). No Sigac/Sigepe, servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas conseguem usufruir de diversos serviços gratuitos, como dados financeiros, contracheques, férias, consignações, entre outros.

Para entender mais como funciona o Sigac/Sigepe, continue lendo o artigo a seguir!

O que é o Sigac/Sigepe?

Gerenciada pelo Ministério da Economia, o Sigepe é um sistema em que servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas conseguem ter acesso a diversas operações, como obter informe de rendimentos para Imposto de Renda, consultar contracheques, verificar a prévia do contracheque, gerar autorização de consignatária, verificar férias, indenizações, saúde do servidor, atualizar dados cadastrais, etc.

O Sigepe foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e foi criado para substituir em 2017 o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), um sistema que fazia a gestão da folha de pagamento dos servidores públicos, de mais de 200 órgãos federais.

Por questão de segurança, o usuário deve ser autenticado na plataforma para acessar o Sigepe. Nesse caso, se dá por meio do Sigac

Como acessar o Sigac/Sigepe no Portal do Servidor?

Para ter acesso ao Sigac/Sigepe, entre no Portal do Servidor e clique na opção “Servidor e Pensionista”.

Portal do Servidor para ter acesso ao Sigac/Sigepe
(Fonte: Governo Federal)

Em seguida, insira o CPF (apenas números) e senha e clique em “Acessar” para ir ao Sigepe ou acesse com o Certificado Digital. Não existem cadastros diferentes, a senha para acessar o Sigac e Sigepe são as mesmas.

Informar CPF e Senha para acessar o Sigac ou Sigepe
(Fonte: Governo Federal)

Feito o login, você será direcionado a página do Sigepe, e poderá usufruir dos serviços oferecidos.

Tela inicial após login da Sigepe
(Fonte: Governo Federal)

O Sigepe vai acabar?

Atualmente, os serviços oferecidos para os servidores públicos, aposentados e pensionistas são realizados em diversos canais, como atendimento presencial, telefone, Sigepe Web, Sigepe Mobile, e-mail, entre outros. Com o objetivo de unificar os canais de atendimento, o Governo lançou o aplicativo SouGov.br.

Então, gradativamente, o Sigepe Web será substituído. O Sigepe Mobile já deixou de receber atualizações e foi desativado.

Plataforma SouGov

O SouGov é o novo aplicativo gratuito do funcionalismo público e foi lançado em maio de 2021. A iniciativa faz parte da transformação digital desenvolvida pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para promover acesso mais simples e ágil para as solicitações dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal.

O objetivo é oferecer os mais diversos serviços para, concentrados em um só canal de atendimento. A plataforma já conta com 40 serviços disponíveis, e até fevereiro de 2023, contará com mais de 70 funcionalidades. A versão mobile já está ativa, disponível nas versões Android e iOS, e já conta com mais de 800 mil usuários cadastrados.

Dentre os serviços disponíveis na plataforma para servidores ativos, podemos citar:

  • Contracheque;
  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º salário;
  • Encaminhamento de atestado médico;
  • Autorização de acesso à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Cadastro/alteração de dados bancários;
  • Carteira funcional;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Consulta a afastamentos;
  • Consulta a férias;
  • Consulta de dependentes;
  • Consulta a inconsistências cadastrais;
  • Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
  • Central de mensagens (para comunicados do órgão central de gestão de pessoas da Administração Pública Federal).

Para servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, os serviços são: 

  • Autorização de acesso à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Cadastro/alteração de dados bancários;
  • Central de mensagens (para comunicados do órgão central de gestão de pessoas da Administração Pública Federal);
  • Comprovante de rendimentos;
  • Consulta a inconsistências cadastrais;
  • Contracheque;
  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º salário;
  • Dados pessoais;
  • Declaração de aposentadoria;
  • Declaração de Fundamento Legal;
  • Ficha Financeira Anual;
  • Localização de unidade de gestão de pessoas;
  • Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização).

Para solicitações, é possível acessar: 

  • Ajuda de custo;
  • Auxílio-alimentação e refeição;
  • Auxílio-funeral;
  • Auxílio-transporte;
  • Averbação do Tempo de Contribuição;
  • Certificado Digital;
  • Licenças gestante, adotante e paternidade.

É possível conferir todos os serviços disponíveis no Portal do Servidor.

Conclusão

O Sigac é o sistema que garante a autenticidade e segurança para dar acesso ao Sigepe, uma plataforma que oferece diversos serviços aos servidores públicos ativos e inativos, além de pensionistas.

No entanto, para centralizar os direitos e benefícios dos servidores em um só local de atendimento, foi lançada em maio de 2021 a plataforma SouGov. A intenção é que os serviços dos mais diversos sistemas existentes – incluindo o Sigepe – sejam incorporados ao SouGov.br gradativamente. 

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Escrito por Redação CashMe

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