27 de novembro é o dia do técnico de segurança do trabalho

27 de novembro é o dia do técnico de segurança do trabalho
ícone de calendario

Atualizado:
24/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
16/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro. Esses profissionais são os responsáveis por garantir que as empresas tomem todas as medidas para evitar acidentes e garantir que os trabalhadores mantenham uma vida saudável diante do cumprimento das atividades ocupacionais que desempenham.

Esse é um profissional muito importante para as empresas, já que garante a segurança no ambiente de trabalho ao implantar ações que reduzam ou eliminem os riscos de que acidentes aconteçam.

A profissão surgiu na primeira metade do século XX, após a industrialização brasileira. Até sua regulamentação, em 1985, era desenvolvida, em sua maioria, por profissionais de saúde. No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre a profissão e a origem do Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. Confira!

Como surgiu o dia do técnico de segurança do trabalho?

Em 27 de novembro de 1985, foi promulgada a lei nº 7.410, que regulamentou as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Por essa razão, a data foi escolhida para homenagear esses profissionais, que têm a responsabilidade de garantir a proteção e a segurança dos seus colegas de trabalho.

Entretanto, muito antes da promulgação da lei, profissionais da área da saúde já desempenhavam as atividades de Engenheiro de Segurança do Trabalho e de Técnico de Segurança do Trabalho.

Qual é a função do técnico de segurança do trabalho?

O profissional que atua como técnico de segurança do trabalho fica responsável por desenvolver e cuidar das estratégias e procedimentos que visam a segurança em ambientes organizacionais.

Esses profissionais atuam fortemente na prevenção de acidentes e têm ganhado destaque nas organizações. Para atuar nessa área, é preciso fazer um curso Técnico em Segurança no Trabalho, que dura cerca de dois anos.

Essa formação traz aos estudantes conhecimentos sobre as Normas Regulamentadoras (NRs), ergonomia, gerenciamento de riscos e outras áreas necessárias para sua formação. O dia a dia do técnico inclui funções como a avaliação de riscos de acidentes em determinados ambientes, implementação de ações para a segurança dos colaboradores e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais 

O profissional deve desenvolver parecer técnico para informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos de sua função, além de orientá-los sobre as medidas necessárias para acabar com esses riscos. Programas de prevenção, capacitação e treinamentos também fazem parte de sua função.

As atividades e processos que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, que incluem as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras. Elas tiveram sua primeira versão publicada em 1978 e estabeleceram a obrigatoriedade de programas e serviços voltados à segurança e à saúde no ambiente de trabalho. 

Qual é o perfil de um técnico em segurança do trabalho?

Além de conhecimentos profundos sobre as NRs, um bom técnico em segurança do trabalho precisa ser crítico, analítico e estar preparado para resolver problemas no dia a dia. Esses conhecimentos o ajudarão a desenvolver relatórios de riscos, analisar itens que não estão de acordo com as NRs, propor soluções e evitar multas e acidentes. Confira algumas dicas de como ser um técnico em segurança do trabalho com excelência:

Conheça bem a empresa em que você trabalha

Para fazer uma análise assertiva da estrutura física da empresa com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho, é fundamental que você a conheça bem. Também é importante conhecer os maquinários e substâncias com os quais a empresa trabalha para poder orientar o manuseio e o armazenamento desses itens.

Tenha um contato próximo com os colaboradores

Os funcionários da empresa são quem está mais exposto aos riscos de acidentes ou doenças no ambiente de trabalho. Por isso, é essencial que o técnico tenha contato com eles para ouvir seus relatos e queixas a respeito de riscos que o técnico pode não ter notado ou que começaram a ocorrer recentemente. Seja próximo, trate os colaboradores com respeito e deixe-os contribuir para sua função.

Saiba organizar seu tempo

O técnico de segurança do trabalho pode ser o único profissional que cuida dessa área ou ter uma equipe reduzida na empresa, por isso, é essencial fazer uma boa gestão de seu tempo e dos processos e tarefas do dia a dia.

Domine a língua portuguesa e a informática

A rotina de trabalho de um técnico de segurança do trabalho inclui a elaboração de relatórios e apresentações. Por isso, é essencial ter bons conhecimentos das ferramentas de informática, como Excel ou Powerpoint e caprichar na língua portuguesa para que seus relatórios não tenham erros gramaticais.

Atualize-se sempre

As NRs e as melhores práticas para manter a segurança no ambiente de trabalho são sempre atualizadas. Por isso, é essencial que o técnico se mantenha atualizado por meio de leituras e cursos de especialização.

Conclusão

O técnico de segurança do trabalho é essencial para que a segurança seja mantida dentro de uma empresa. Seu dever é identificar riscos e propor medidas para evitar acidentes e assegurar os cuidados com a saúde e o bem estar dos colaboradores e da própria organização.

Por isso, no dia 27 de novembro, tanto o profissional técnico de segurança do trabalho quanto o engenheiro de segurança do trabalho são homenageados. Você conhecia a função do técnico de segurança do trabalho? Conte para nós nos comentários o que você pensa sobre a importância desse profissional.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.