como comprar um apartamento

Como comprar um apartamento: Guia completo para conquistar seu primeiro imóvel

26 nov 2022
20min de leitura

Saber como comprar um apartamento é um dos maiores desejos de quem quer ter um imóvel próprio e fugir do aluguel. É possível adquirir um imóvel próprio por meio de financiamentos imobiliários, solicitação de empréstimo para compra de imóvel, home equity, financiamento imobiliário, permuta de imóveis, entre outros modos de conseguir realizar o desejo de ter uma casa própria.

É fato: terá um momento na vida em que qualquer pessoa comece a se interessar pela compra de um imóvel. Seja para aqueles que saem da casa dos pais para morar sozinho, que se casaram e pensam em ter um novo lar para construir uma família e, até mesmo, quem já viveu anos de aluguel e dessa vez quer ter uma vida mais estável.

Atualmente, a verticalização das cidades está ficando cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Provavelmente, você já passou por diversos locais e percebeu que estão sendo construídos mais prédios do que casas, principalmente nos principais centros comerciais do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse tipo de negócio vem sendo aplicado pelas grandes empresas de construção, pois há um maior interesse das pessoas por morar em grandes prédios. O crescimento populacional e a falta de território dificultando a expansão horizontal, ou seja, construir mais casas; fez com que a construção de edifícios fosse melhor para o planejamento urbano.

Sendo assim, poder comprar uma casa ou um apartamento se tornou um propósito de vida para muitas pessoas que desejam fugir do famoso aluguel, ter a oportunidade de comprar um imóvel e poder continuar morando em cidades grandes. 

Para isso, a CashMe criou este guia completo para você que quer comprar um apartamento, que vão desde dicas até todos os trâmites burocráticos e mudança para sua nova casa. Por meio deste texto você saberá que comprar uma casa própria não é tão difícil quanto parece. 

Continue a leitura.

O que é necessário saber antes de comprar um apartamento

Comprar um apartamento pela primeira vez pode ser bastante empolgante e, ao mesmo tempo, um momento de muita tensão. Existem muitas expectativas que mexem com emoções e desejos de quem sempre teve vontade de ter o próprio apartamento.

No entanto, o desejo de ter um imóvel próprio não está na lista de prioridades para alguns jovens da geração Z, segundo o portal Consumidor Moderno. Isso acontece devido um movimento, em que esta geração busca mais pelo ato de “usar” e não “ter”. É comum que alguns pais presenteiam os filhos com um apartamento e no futuro, são os filhos que presenteiam os pais com um imóvel próprio.

Especular o desejo de não ter o próprio imóvel muda de facilmente quando visto pelo ponto de vista de quem mora em locais distantes dos centros comerciais e de aluguel. Em reportagem, publicada no Tab UOL, ter a casa própria é ainda o maior desejo de quem vive na periferia. 

Sendo assim, existe uma tarefa importante em saber como comprar um apartamento, pois ter o lar próprio é sinônimo de qualidade de vida. Para você saber o que deve ser feito antes de comprar o seu imóvel, confira a seguir algumas dicas que o ajudarão a fazer um bom negócio.

Planejamento

Ter um bom planejamento é fundamental para qualquer grande tomada de decisão, além de uma dose de prudência quando o tema é a compra de um apartamento.

O planejamento ajudará você a conseguir realizar a aquisição do imóvel sem dores de cabeça ou surpresas. É preciso considerar a sua situação financeira, quais meios você pode recorrer para adquirir o imóvel, se ele já precisa estar pronto ou na planta, entre outros.

Diversas ofertas podem surgir muito antes de ter um planejamento estruturado. Mesmo que no caminho do tão desejado imóvel apareça o apartamento dos seus sonhos, é preciso ter cuidado nas decisões, como: 

  • Saber as condições não só do imóvel, como do condomínio;
  • A vizinhança; 
  • O regulamento interno;
  • Por quais etapas burocráticas você irá se submeter;
  • Se os valores estão dentro das suas condições financeiras.

Considerando que a organização financeira é a primeira parte dessa etapa que merece atenção, vamos falar com mais detalhes sobre ela agora.

Organização Financeira

Quando pensamos em como comprar um apartamento, o primeiro e talvez mais importante passo é considerar a renda para comprar um imóvel. Sendo assim, antes de tudo comece a fazer um planejamento financeiro.

Pense no planejamento financeiro como um mapa que irá guiar você até o destino. Além disso, ele garante que você terá disciplina financeira, assegurando que você consiga pagar as parcelas do seu apartamento sem apertos. 

O primeiro passo é estimar quanto você precisa juntar para comprar um apartamento. Para isso, você precisará abrir em um caderno ou planilha de Excel, e criar uma planilha de gastos para checar o extrato das contas bancárias, adicionar suas despesas fixas e variáveis e o quanto sobra do salário no mês.

Uma vez anotado, fica muito mais fácil decidir se você consegue comprar um apartamento financiado ou à vista, sabendo o quanto poderá economizar mensalmente. 

Caso você possua saldo do FGTS, considere incluir na sua reserva monetária, pois o seu fundo de garantia também pode ser usado para compra de imóvel. No entanto, você precisa ter cumprido alguns requisitos para utilizar o saldo:

  • Trabalhado de carteira assinada por pelo menos 3 anos (contínuos ou não);
  • Não ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não ser proprietário de outro imóvel no mesmo município onde pretende comprar;
  • Trabalhar ou morar no município onde pretende comprar o imóvel.

Dicas para economizar mais

  • Reveja sua planilha de gastos e considere o que é essencial para viver e quais cortes são mais supérfluos; 
  • Os gastos com telefonia e TV por assinatura podem ser negociados com a sua operadora para conseguir um valor menor ou, se desejar, considere cancelar o serviço.
  • Se você tiver muitos serviços de streaming, cogite ficar com aquele que você utiliza mais e cancele os outros. É uma opção que vai ajudar a garantir mais economia nos cartões de crédito.
  • Reduza o uso do cartão de crédito e pague os débitos em dia. Também é indicado que você faça compras à vista, fugindo do parcelamento.
  • Se não for possível reduzir o uso do cartão de crédito, procure usá-lo com prudência e o máximo de controle possível, evitando cair no rotativo.
  • Considere usar menos o carro para evitar gastos. O automóvel contribui para mais despesas, como seguro, IPVA e manutenção. Busque por outras alternativas de transporte.
  • Caso você venda o carro, pode utilizar o valor do dinheiro para somar no valor de entrada da compra do apartamento. 

Volume de ofertas

Atualmente, é bastante comum se deparar com novas construções de edifícios residenciais sendo projetados nas cidades e com pré-venda anunciada. Encontrar ofertas de apartamentos à venda se tornou ainda mais fácil, tanto em buscas rápidas por sites imobiliários e portais especializados, quanto por divulgação de panfletos.

Alguns imóveis durante a etapa de construção permitem visitas de interessados. Algumas são já em apartamentos decorados. Ao conhecer o apartamento decorado é possível ter informações sobre a estrutura do imóvel e um exemplo de como ficará após pronto.

Neste momento, com tantas ofertas à disposição, você pode começar a fazer uma pesquisa pelos apartamentos disponíveis na localização em que você gostaria de morar.

Essa pesquisa contribui para o seu planejamento financeiro, pois você pode incluir o valor do imóvel nas regiões de sua preferência e considerar   as características que deseja do apartamento, como:

  • Área total;
  • Vaga de garagem;
  • Número de quartos;
  • Valores do condomínio e IPTU;
  • Valores de consumo (água e gás);

Conhecer os valores da região em que se deseja morar pode ajudar você a traçar metas e estratégias de compra e facilitar o planejamento financeiro para você conseguir viver sem apuros.

Qual o tipo ideal de apartamento para comprar

Definir o apartamento que você pretende morar é bastante importante. Afinal, estamos considerando que este será o seu lar por muitos anos e, para não se arrepender no futuro, é preciso tomar boas decisões no presente.

Neste momento, você já considerou a estrutura que deseja para comprar um apartamento que atenda suas necessidades. Porém, é preciso buscar nos arredores se tem algo que possa desabonar o local ou não. Basicamente você pode ponderar:

  • Localização: em que região o apartamento está localizado? O que possui nos arredores do bairro? Há estabelecimentos, como farmácias, bancos e/ou supermercados próximos?
  • Lazer: quais atividades de lazer são fornecidas pelo condomínio? Possui academia? Área para pets? Playground ou brinquedoteca? Piscina? Entre outras áreas.
  • Posição do apartamento: conheça a posição em que as janelas do apartamento estão. Por exemplo: se a janela do quarto der acesso para uma avenida movimentada, é possível a poluição sonora afete mais o seu momento de descanso. 
  • Segurança do local: não somente a segurança do bairro é essencial, mas também a do condomínio. Caso esteja fazendo uma compra de apartamento usado ou recém-construído, procure saber se existem casos de violência no bairro ou se já houve algum, no próprio condomínio.

É melhor comprar apartamento na planta ou pronto?

O que você acredita compensar mais: comprar um apartamento já pronto ou na planta, em que você acompanha a construção e aguarda o projeto ser finalizado.

Ambos os negócios têm suas vantagens e desvantagens e não há uma resposta correta sobre qual o melhor negócio. Aqui, o perfil do cliente vai contar bastante, principalmente se ele já deseja um apartamento pronto para morar de imediato ou se possui tempo o bastante para aguardar a construção finalizar.

Contudo, alguns detalhes podem colaborar para sua escolha de qual apartamento ser comprado. Confira!

Documentação

O momento de apresentar a documentação e lidar com os trâmites burocráticos são os mais desagradáveis. O maior benefício de quem adquire um apartamento na planta é ter menos processos burocráticos. Isso porque a assinatura abrange somente a promessa de compra e venda, e não de um contrato definitivo.

Outra vantagem na compra do imóvel na planta é de não precisar envolver terceiros, como ocorre na compra de um apartamento usado. Logo, a transação é somente entre a construtora e o interessado.

Já para um imóvel usado você precisará inicialmente lidar com toda a papelada, que envolve a escritura da casa, apresentação de toda a documentação pessoal e profissional, matrícula atualizada e planta.

Os documentos exigidos para compra do apartamento são:

  • Comprovante de identidade ou carteira de motorista;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Atestado de casamento (se tiver);
  • Extrato do FGTS;
  • Comprovante de endereço;

Documentação recebida após a compra do imóvel

Após a posse do imóvel, o comprador receberá alguns documentos. O objetivo desta ação é verificar a transação de compra e mostrar que você é o novo proprietário de um determinado ativo. 

Neste momento, é comum se perguntar: afinal, quais são os documentos entregues após a compra de um imóvel? Vamos destacar cada um deles de acordo com o conteúdo.

Escritura

A escritura de um imóvel é um documento que confirma por meio de ato jurídico e mediante a duas pessoas que o imóvel está assegurado pelo proprietário. É um documento fundamental para transações de compra e venda de imóveis.

Vale destacar que para receber a escritura do imóvel, existem duas cobranças feitas ao comprador: o serviço feito pelo próprio Cartório e o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Matrícula

A Certidão de Matrícula de Imóvel ou Matrícula do Imóvel Atualizada é um documento que apresenta todos os dados referentes ao imóvel. Dentre eles estão:

  • Dimensões;
  • Datas de registros;
  • Inventários;
  • Informações pessoais do proprietário;
  • Alterações do imóvel.

A matrícula tem por finalidade certificar a propriedade, comprovando que um indivíduo é o proprietário do imóvel e, também, evitar que a pessoa compre um apartamento ou casa, em condições não favoráveis ou apresentando algum tipo de pendência. 

Planta baixa

A planta baixa é um documento elaborado pelo arquiteto com a intenção de fazer a representação da planta do apartamento ou da casa. O desenho ajuda a verificar toda a organização dos cômodos e como estão interligados, além de apresentar detalhes como janelas, portas e paredes.

A planta baixa pode ser utilizada com o objetivo de representar o apartamento, uma casa, um andar, um edifício ou um cômodo individual. O documento é um espelho que ajuda o comprador a ter uma visão geral das características físicas e de espaço.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Por que o valor do apartamento na planta é mais barato

Para quem já pensou em como comprar um apartamento, provavelmente já ouviu histórias de quem fez uma negociação de compra de imóvel na planta ser muito mais barato. E é verdade. Como o apartamento ainda não está construído, o valor de entrada é em torno de 30% do valor total, podendo ser parcelado diretamente com a construtora.

A vantagem é que o valor de entrada pode ser negociado de diversas formas, com uma entrada e o restante parcelado. Um percentual mínimo de cada parcela ou com parcelas mensais, entre outros. 

No entanto, a entrega das chaves ao proprietário é feita após o valor de entrada ser quitado e, posteriormente, financiado o valor restante do imóvel. 

Já para um apartamento finalizado, estas facilidades não existem. Logo, é exigido o pagamento total da entrada, que deve ser de 10 a 30% do valor total do imóvel. 

Garantia de prontidão

Um imóvel na planta tem sempre o risco de não ficar pronto ou a entrega atrasar. Infelizmente, esta é uma desvantagem que deixa muitos interessados bastante frustrados, pois não há uma garantia total de que a unidade da planta ficará definitivamente construída, visto que problemas podem surgir.

Sendo assim, antes de comprar o apartamento na planta, é necessário checar a situação da construtora, solicitar documentos que comprovem a entrega do imóvel, o prazo de entrega da obra e conhecer a saúde financeira da construtora.

Para isso você pode iniciar com pesquisas no site do Procon, Reclame Aqui, matérias de imprensa negativas sobre a empresa, entre outros.

Já o imóvel pronto não tem essa preocupação. Afinal, a construção já está feita e oferece maior segurança ao comprador, além de exigir apenas que lide com os documentos, principalmente o cartório. Outra vantagem no imóvel pronto é que ele já está disponível para o interessado morar.

Instalações e customização

Para quem quer comprar um apartamento do zero e montar do jeito que quiser, um imóvel na planta possibilita customizar o seu interior da forma que desejar. Isso porque, dependendo da construtora, é possível alterar a disposição de paredes, diminuindo ou aumentando alguns cômodos. 

A planta já vem com o desenho projetado pelo arquiteto, mas, dependendo da ocasião, seu desejo pode ser realizado no momento da contratação e possível de ser executado. Importante saber que na maioria dos casos de uma compra de apartamento feita na planta, o seu interior não fica totalmente pronto após a entrega das chaves.

Os detalhes de decoração, acabamento, porcelanato e tomadas ficam sob responsabilidade do proprietário, de modo que ele faça o acabamento da forma que desejar.

E mais: o proprietário não deve esquecer de solicitar o memorial descritivo, ou seja, o manual de instruções do apartamento, que contempla desde a estrutura do terreno até o material utilizado na obra. Assim, o comprador tem certeza de que tudo saiu conforme o combinado.

Já o imóvel pronto tem, obviamente, o benefício de estar preparado para receber os moradores. Contudo, isso não exclui a possibilidade de fazer pequenas reformas para a casa e projetos de decoração.

Neste caso, é importante que você preste bastante atenção na visita ao apartamento e confira se já há infiltrações, rachaduras, instalação elétrica e detalhes de acabamento que precisam ser alterados.

Valorização

Sabendo que o imóvel na planta possui mais riscos envolvidos, é normal que a unidade seja vendida por um preço mais acessível ao comprador. No entanto, logo após o apartamento ficar pronto, o valor do imóvel aumenta e retorna ao mercado imobiliário com o valor corrigido. 

Isso sem contar a valorização constante que surgem no entorno do edifício, como escolas, supermercados, bancos, vias de acesso, empresas, comércios em geral, entre outros. Todos esses pontos próximos ajudam a valorizar o imóvel cada vez mais. 

Os apartamentos prontos já possuem uma infraestrutura completa. Dependendo da região que esteja, o valor pode ser muito maior do que os praticados em outras regiões. Neste caso, para quem dispõe de um valor alto para investir no apartamento próprio e não tem tempo para aguardar a construção de um imóvel na planta, pode ver nele a melhor solução.

O que observar ao comprar um apartamento

Já comentamos brevemente sobre algumas características que você precisa observar ao comprar um apartamento, como o local, a segurança e as áreas de lazer. Porém, existem mais coisas que precisam ser vistas por quem deseja saber como comprar um apartamento. 

Além das opções mais comuns mencionadas, você também deve se atentar a outras disponibilidades que o apartamento possui, como:

  • Acessibilidade;
  • Tamanho de janelas.
  • Rua silenciosa.
  • Sol da manhã e sol da tarde;
  • Vista livre;
  • Condições da infraestrutura do apartamento;

Sem contar com os outros itens do imóvel que podem ser incluídos para melhorar a qualidade de vida do consumidor, como:

  • Banheira;
  • Instalação de chuveiro a gás ou chuveiro elétrico;
  • Cortina corta luz;
  • Box de vidro;
  • Fechadura eletrônica;
  • Janela anti-ruído;
  • Piscina privativa;
  • Tomadas de 3 pinos;
  • Varanda  gourmet;
  • Ventilador de teto.

Você também pode observar no prédio quais são as comodidades oferecidas aos moradores, como:

  • Lavanderia;
  • Sauna;
  • Área de jogos;
  • Academia;
  • Churrasqueira;
  • Elevador;
  • Hidromassagem;
  • Playground;
  • Portaria 24h;
  • Salão de festas;
  • Quadra esportiva;

Outro fator que está fazendo com que muitas pessoas tomem preferência por viver em apartamentos está na possibilidade de transformar a casa inteligente, ou seja, tornando-a automatizada de diversos processos, utilizando a Alexa, Google Home ou dispositivos da Apple.

Dicas de como escolher um apartamento para morar sozinho

Para muitos, a ideia de morar sozinho é considerada a idealização de um sonho. Geralmente, os filhos que convivem com os pais decidem sair de casa para se tornarem mais independentes, morar próximo ao trabalho ou ter uma nova experiência morando em outra cidade.

Como primeiro imóvel para escolha de quem quer morar sozinho, geralmente a procura é por apartamentos. 

Para quem pensa em comprar um apartamento para morar sozinho, pode procurar por um imóvel que atenda a critérios que supram as necessidades de compras que seriam essenciais, visto que alguns condomínios mais modernos possuem áreas completas de limpeza, lazer, esportes, entre outros.

Para quem deseja saber como comprar um apartamento para morar sozinho as dicas são:

  1. O tamanho do imóvel que você necessita

De quanto espaço você precisa para se sentir confortável em sua casa? Geralmente quem mora sozinho dificilmente precisa de muito espaço, para sua rotina e seu estilo de vida. Porém, se você é uma pessoa que gosta de receber os amigos com frequência, pode fazer buscas por apartamentos maiores.

A pandemia da Covid-19 foi responsável por fazer surgir a necessidade de adaptar a residência para o trabalho home office. Profissionais que trabalham de casa, geralmente precisam de um espaço dedicado para o trabalho, que fuja de distrações, por isso o tamanho do imóvel também pode impactar nas questões profissionais.

  1. Comodidades do imóvel

Neste quesito, é importante equilibrar as necessidades que você terá com o imóvel, assim como a comodidade disponível. 

Atualmente, os estúdios têm se tornado investimentos mais atrativos para este público, uma vez que o espaço é suficiente para comportar uma pessoa, além de possuir as áreas comuns completas e mais tecnológicas, com churrasqueiras elétricas, sauna, hidromassagem, lavanderia dia e noite, quadra de esportes, entre outros.  

  1. Localização estratégica

Estar em um apartamento com boa localização é um dos maiores requisitos na compra de um imóvel. Seja para quem vai morar em cidades grandes ou pequenas, sozinho ou com uma grande família. Geralmente, um apartamento bem localizado faz a diferença na hora da compra – tanto na valorização do imóvel, quanto na qualidade de vida.

Decidir a localização do imóvel deve estar baseado na rotina e no estilo de vida que o morador tem. 

Por exemplo, se você mora em uma cidade com trânsito intenso e o trabalho fica próximo aos centros comerciais. Talvez seja mais vantajoso morar próximo dele, assim você evita trânsito, pode ter uma qualidade de sono melhor, além de estar próximo de outros pontos de interesse. 

No entanto, é bom ter ciência de que um apartamento nos centros urbanos geralmente têm um maior valor. Isto é importante ser considerado, se, por acaso, você desejar se mudar futuramente.

  1. Decoração do apartamento

Uma das partes mais legais de se comprar um apartamento para morar sozinho é escolher a própria decoração. Assim que você tem o seu próprio apartamento, ele é praticamente uma tela em branco, precisando que o artista crie sua arte. 

Para isso, tente sempre pensar na identidade que se quer dar para o imóvel: será mais rústico, tecnológico, minimalista, etc. Visualize o imóvel e tente imaginar quais móveis combinam com a estrutura e onde podem ficar, quais cores se pode pintar as paredes. 

A decoração exige saber como é a incidência de luz no apartamento, caso bata pouco sol, você pode precisar de spots de luzes para iluminar mais o ambiente. Caso seja o oposto, o investimento poderá ser destinado para cortinas.

Se você não sabe por onde começar a decoração do apartamento, pode buscar por inspirações no Pinterest.

  1. Análise os objetivos e metas de longo prazo

Antes de comprar um apartamento qualquer, é relevante avaliar quais serão os seus planos a longo prazo. Afinal, você pode ter comprado hoje um estúdio para viver sozinho e dentro de alguns anos estar prestes a construir uma família.

Uma das coisas mais importantes é saber o potencial de valorização do imóvel escolhido, para saber, inclusive, por quanto você pode vendê-lo ou até usar como permuta de imóveis.

Conclusão

Comprar um apartamento requer planejamento financeiro, organização financeira e muita pesquisa. 

É preciso estar atento e observar cada detalhe do imóvel, desde sua estrutura externa, assim como internas para saber se o apartamento precisará de uma reforma ou não. 

É importante que você avalie a longo prazo o custo benefício do imóvel. Se você pretende morar sozinho e futuramente aumentar a família, pode ser vantajoso vender a propriedade ou adquirir uma segunda.

Caso você possua um imóvel e queira comprar um segundo apartamento, pode utilizar o seu imóvel como empréstimo com garantia, assim você poderá receber o valor para adquirir mais um apartamento. 

A CashMe é a melhor escolha para quem deseja fazer um empréstimo com garantia de imóvel, uma vez que a taxa de juros e os prazos são os melhores do mercado. Faça uma simulação aqui e confira.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e deixar seu comentário.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade